Bairro da Vila Rica, na zona leste de São Paulo, faz parte da história do CineB Solar e ganha sessão com o filme “O Auto da Boa Mentira”

Em 16 anos do projeto, o bairro teve 21 sessões de cinema

Sessão exibida em: 01 de dezembro de 2023

Mais uma vez, o bairro Vila Rica recebeu de braços abertos o CineB Solar. A Sociedade Amigos da Vila Rica, na zona leste de São Paulo, já faz parte da história do projeto. Desta vez foi exibido “O Auto da Boa Mentira”.

Nos 16 anos de existência do CineB Solar foram ao todo 21 sessões de cinema. Com um público estimado em mais de 2300 pessoas que puderam assistir a diversos filmes brasileiros.

A presidenta da Associação de Moradores da Vila Rica e funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Bia Moreno, contou sobre a parceria de mais de uma década com o CineB Solar. “Hoje tivemos muitas pessoas que nunca vieram assistir a um filme aqui. Cada vez que eu faço uma sessão, eu chamo pessoas que não conhecem o projeto, além dos moradores”, disse Bia.

A presidenta da Associação de Moradores da Vila Rica e funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Bia Moreno

Ao longo da trajetória do CineB Solar foram exibidos na comunidade: “Depois Daquele Baile”; “Espelho D’Água”; “Noel, o Poeta da Vila”; “Domésticas”; “O Casamento de Romeu e Julieta”; “Eu Tu Eles”; “Eu e Meu Guarda-Chuva”; “O Contador de História”; “Lula, o Filho do Brasil”; “Vips”; Cine Holliúdy”; “O Menino no Espelho”; “De Onde Eu Te Vejo”; “O Segredo dos Diamantes”; “Elis”; “Coragem – As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”; “Dr. Drama “;”Pixinguinha “;”Bem-Vindo a Quixeramobim”; “Medida Provisória” e curtas nacionais.

Antes do início da sessão, teve a apresentação musical do cantor e compositor Sebah de Assis, que cantou várias músicas do seu repertório. 

A apresentação musical do cantor e compositor Sebah de Assis

Nessa sessão também teve a participação de um grupo da associação Nossa Senhora Aparecida e Vó Sebastiana (ANSAVS), que fica no Parque Santa Madalena, na zona leste. As pessoas vieram especialmente para conhecer o CineB Solar.

Os moradores do Parque Santa Madalena trazidos pela ANSAVS chegaram em grande estilo, na Kombi do Reginaldo, conhecido como o palhaço Paçoquinha para conhecer o projeto. E vieram animados!

Chegada dos moradores do Parque Santa Madaleana na Kombi do palhaço Paçoquinha

Estou visitando aqui. Conheci aqui o projeto do CineB Solar. Admirei muito. Projeto lindíssimo e quero levar para a minha associação. Quero dar a chance das comunidades que estão em torno da associação, disse a presidenta da ANSAVS, Antonia Aparecida de Jesus Rodrigues, conhecida como Toninha.

Toninha contou que a associação atende crianças e famílias vulneráveis. “O perfil da associação é conhecimento e trabalho social em paralelo. Mas o fundamento da associação é levar o conhecimento”, disse Antonia.

A presidenta da ANSAVS, Antonia Aparecida de Jesus Rodrigues, conhecida como Toninha

O coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira falou que no próximo ano levará o projeto à ANSAVS, no Parque Santa Madalena.

A sessão de hoje exibiu o filme “O Auto da Boa Mentira” (do diretor José Eduardo Belmonte): baseado na obra do aclamado escritor Ariano Suassuna. O filme é sobre a mentira. Em quatro contos do autor, nós conhecemos um subgerente de RH (Leandro Hassum) que é confundido com um comediante; um jovem que não acredita em nada, mas fica intrigado quando ouve um mistério circense envolvendo sua mãe: um gringo que inventa que foi assaltado para se livrar de ir a uma festa e o preconceito com quem nunca foi à Disney.

E não podia faltar a pipoca feita pelo “seu Antônio” – o pipoqueiro oficial do CineB Solar. Ao final do evento houve sorteio de brindes promovido por Cidálio.

Quem foi à sessão, conferiu e aprovou!

Mais sobre o CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 89 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 164 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.


Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

4 comments

  1. Associação de Vila Rica sem CineB Solar não teria sentido.
    Os moradores pedem bis sempre.
    Agradeço o Cidalio Vieira e Sindicato dos bancários de São Paulo Osasco e Região.
    Que tenhamos muitas e muitas sessões em 2024!!!!

  2. Eu estive lá nesse dia foi muito bom o cinema é de qualidade, o som a imagem e o espaço , oferece muito conforto e acolhe.
    Filmes são selecionados com muito cuidado e a diversão é garantida para quem não tem acesso à sala de cinema é uma grandiosa oportunidade de diversão e cultura Sine B Solar ė bom demais . Muito obrigada!!! À todos envolvidos nesse projeto.🙌📽️🎬❤️

  3. O CineB Solar teve uma bela cantoria de Sebah de Assis, todos adoraram ouvir suas modas de viola.

  4. Foi a primeira vez que tive contato efetivo com esse maravilhoso projeto de exibição de filmes nacionais na periferia .Sempre ouvia falar e muito bem do CineB Solar.Dessa vez consegui estar presente e adorei os 4 contos adaptados da obra de Ariano . Democratização Cultural na periferia através do Projeto CineB Solar ,e que ele possa ir cada vez mais longe e atingir um numero sempre maior a cada vez.. Parabéns A Associação de Vila Rica ,especialmente a Diretora Bia Moreno e sua equipe ,ao Cidálio Coordenador do CineB Solar e ao Sindicato dos Bancários de São Paulo,Osasco e Região.. Viva o Cinema Brasileiro !!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *