comunidade lotou o salão da Paróquia Nossa Senhora da Penha
Sessão exibida em: 29 de novembro de 2023
Pela primeira vez, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri, zona norte de São Paulo, recebeu o CineB Solar. Uma plateia de 110 pessoas assistiu ao filme “O Auto da Boa Mentira”.
A equipe do CineB Solar transformou o salão da igreja em uma verdadeira sala de cinema.
O padre Juarez Dalan, que comanda a Paróquia Nossa Senhora da Penha, aprovou o projeto e espera que a equipe do CineB Solar volte mais vezes com novos filmes.
Veja o depoimento do padre Juarez sobre o CineB Solar:
“Eu desejo muito êxito, que esse projeto possa continuar se expandir e possa continuar fazendo muito bem às pessoas oferecendo assim momentos descontração e cultura também. E de encontro de amizade”, disse o Padre Juarez.
Um dos serviços comunitários oferecidos pela paróquia é o MOVA – focado na alfabetização de jovens e adultos – que é uma parceria com a prefeitura.
“O MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) ajuda na alfabetização de adultos que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança. Aqui nós atendemos 110 pessoas dos 18 até os 90 anos”, disse a coordenadora do MOVA Jardim Peri, Maria Aparecida da Silva, conhecida como Cida.
Além do curso de alfabetização, o MOVA tem o “Corpo e Movimento” (Ginástica) realizado duas vezes na semana.
A Paróquia Nossa Senhora da Penha também tem os seus projetos sociais. Realiza a distribuição entre 400 e 600 marmitas (por dia) para moradores em situação de rua e de 500 cestas básicas para a comunidade (por mês).
“A vinda do CineB representa muito para a comunidade. Porque a maioria não tem essa oportunidade de ir ao cinema”, disse Cida.
A educadora social Maria das Graças Campos Oliveira – que compõe o quadro de professoras do MOVA Jardim Pedir – também falou sobre a importância de receber o CineB Solar.
“Para nós e para toda a comunidade é uma alegria muito grande porque são pessoas que não têm acesso ao lazer e à cultura. Então, o fato de estar vindo um cinema, onde eles podem vir, sentar e curtir tudo isso, é muito enriquecedor”, disse Graça, como é conhecida na comunidade.
Em outubro deste ano, o CineB Solar realizou uma sessão no MOVA Nossa Senhora Aparecida que é coordenado por Luiz Fernando Moura. Esse Mova fica também no Jardim Peri em parceria com o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, (https://projetocineb.com.br/?p=20224) .
Ele também compareceu na sessão do MOVA Jardim Peri com um grupo de alunos. “Cada vez mais é importante a gente fornecer cultura nas comunidades. As comunidades aqui no entorno são cerceadas de ter acesso à cultura”, disse Luiz Fernando.
“O Auto da Boa Mentira”
O filme da noite foi “O Auto da Boa Mentira” (do diretor José Eduardo Belmonte) baseado na obra do aclamado escritor Ariano Suassuna sobre a mentira. Em quatro contos do autor, conhecemos um subgerente de RH (Leandro Hassum) que é confundido com um comediante; um jovem que não acredita em nada, mas fica intrigado quando ouve um mistério circense envolvendo sua mãe; um gringo que inventa que foi assaltado para se livrar de ir a uma festa e o preconceito com quem nunca foi à Disney.
Antes do filme começar, teve pipoca do “seu Antônio”. Muita pipoca. O salão da igreja ficou lotado.
A sessão foi aberta pelo coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira junto com o padre Juarez, Cida e Graça.
A organização do evento foi realizada pela Graça que fez o contato com a equipe do CineB Solar e contou com o grupo de professoras do MOVA Jardim Peri e do metalúrgico aposentado Amilton Benizio de Oliveira.
Agradecimentos ao grupo de professoras do MOVA Jardim Peri e do trabalho voluntário do Amilton.
A aluna do MOVA Jardim Peri, Necy Pereira ficou encantada com o projeto de cinema. “Achei ótimo. Uma boa opção de diversão”, disse Necy.
Outra aluna do MOVA, Maria das Dores da Silva também aprovou o projeto. “É uma ótima oportunidade para nós. Muito boa essa iniciativa”, disse a estudante.
Depois da sessão teve sorteio de brindes comandado por Cidálio para quem estava na plateia. Para finalizar, mais uma rodada de pipoca.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 89 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 164 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar