Programa da Band é comandado pelos apresentadores Zeca Carmago e Glenda Kozlowski
Sessão realizada em: 28 de março de 2024.
Texto e fotos: Thaís Nozue
Mais um vez, o MOVA Nossa Senhora da Penha lotou o salão da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri, zona norte de São Paulo. O CineB Solar transformou o local em uma grande sala de cinema e exibiu o filme “Durval Discos” para o público presente.
Para o padre Juarez Dalan, que comanda a Paróquia Nossa Senhora da Penha, a existência do projeto CineB Solar é fundamental para aproximar a população da cultura: “Estou aqui há 3 anos e meio animando atividades próprias da igreja que é da evangelização e da caridade, do serviço social e da promoção humana, da integração das forças organizadas do bairro. Hoje estamos aqui com o cinema na paróquia, no espaço que é destinado ao MOVA, num bairro extremamente necessitado de atividades sociais, educativas e lúdicas e que estão no extremo norte de São Paulo e que não têm a oportunidade de participar de movimentos e espaços destinados à população que se concentram mais no centro, devido aos custos e mobilidade.”
Antes do início da sessão, a estrela da noite foi a pipoca do “Seu” Antonio que foi distribuída gratuitamente para o público. Uma grande fila se formou para que todos tivessem a oportunidade de comer a iguaria.
A abertura da sessão foi comandada pelo coordenador do CineB Solar Cidálio Vieira, padre Juarez Dalan, a educadora Maria das Graças Campos Oliveira e o assessor da candidata à vereadora Ivone Silva, Gilmar.
Melhor da Noite
Prestigiando o CineB Solar, o programa “Melhor da Noite” acompanhou o making of e toda a sessão. O “Melhor da Noite” é um programa de variedades que passa de segunda a sexta na tela da BAND TV, a partir das 20:30 da noite. O programa é comandado por Zeca Camargo e Glenda Kozlowski, e aborda todo tipo de assunto, jornalismo, entretenimento e muito mais!
Confira abaixo a participação do CineB Solar no programa:
Nesta noite, alguns alunos do MOVA tiveram a oportunidade de assitir pela primeira vez a um filme numa sala de cinema. Estavam felizes e ansiosos e sentaram na primeira fila para não perderem nada.
Juliana Cristina da Rocha, 33 anos, estudante do MOVA, contou o que achou da sua experiência: “Gostei muito de vir aqui na escola para participar do cinema, achei interessante, minha primeira vez no cinema e se acontecer de novo eu quero ser chamada. Eu adorei!”.
Claudevan Henrique da Silva também teve sua primeira experiência no cinema e falou sobre suas impressões: “Primeira vez no cinema aqui, ganhei até presente, nunca tinha visto aqui no Jardim Peri. Eu moro no Peri há mais de 40 anos e frequento a paróquia.”
Sorteios e interação com o público
Ao final da sessão, alguns dos presentes contaram o que acharam do filme e todos participaram do sorteio, valendo copos e camisetas do projeto CineB Solar.
A coordenadora do MOVA, Maria Aparecida da Silva, quer o CineB Solar mais vezes, pois é sempre um sucesso: “O CineB tem que voltar mais vezes. Inclusive, tem pessoas me pedindo seu contato (do coordenador Cidálio) para levar o projeto para outras comunidades. O shopping mais próximo é o de Santana, mas tem que pagar condução, a entrada, a pipoca, mas aqui é tudo grátis”.
Os ganhadores mostraram, animados, os presentes que receberam no sorteio da noite.
Agradecimentos especiais ao grupo de professoras do MOVA Jardim Peri.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal
Confira mais fotos da sessão: