Projeto Vida Nova recebe CineB Solar pela primeira vez e com a exibição do filme “Durval Discos”

Comunidade esteve presente na sessão

Sessão exibida em: 25 de fevereiro de 2023

Texto e fotos: Thaís Nozue

Pela primeira vez, o Projeto Vida Nova, no Jardim Angela, zona sul de São Paulo, recebeu o CineB Solar. Uma plateia de 78 pessoas assistiu ao filme “Durval Discos.

A equipe do CineB Solar transformou a quadra do Projeto em sala de cinema!

Projeto Vida Nova

Fabiana Mendes, presidente do Projeto Vida Nova, recebeu o CineB solar para a sessão inédita:

“Hoje estamos recebendo o CineB, um projeto espetacular, eu amei! Espero que as crianças gostem e que voltem mais vezes.”

Fabiana contou para o CineB Solar sobre as atividades que acontecem no espaço:

“O Projeto Vida Nova trabalha desde crianças até idosos, não tem idade. Acontece aqui festas, oficinas de capoeira, afromix e artes. O projeto recebe doações e atua com trabalho voluntário.”

Fabiana Mendes, presidente do Projeto Vida Nova

William da Silva Oliveira, morador do Parque Bologna há 43 anos é um dos cinco colaboradores do Projeto Vida Nova. Desde os anos 1990, William conta que realiza ações no local e conta um pouco sobre a importância de fomentar a cultura na comunidade:

“O cinema e a cultura aqui são muito bem vindos, porque o cinema mais próximo é no Shopping Campo Limpo, cerca de uma hora até lá, sendo que há custos de locomoção e alimentação e para um pai trabalhador levar sua família é gasto grande se ele recebe um salário mínimo. Estou muito grato pela vinda do CineB Solar. Agradeço também à Ivone Silva, seu assessor Gilmar, ao Cidálio e toda equipe.”

Equipe do Projeto Vida Nova se empenhou para o CineB Solar acontecer

Sobre o filme

Durval (Ary França) e sua mãe Carmita (Etty Fraser) vivem há muitos anos na mesma casa onde funciona a loja Durval Discos, que já foi muito conhecida no passado mas hoje vive uma fase de decadência devido à decisão de Durval em não vender CDs e se manter fiel aos discos de vinil. Para ajudar sua mãe no trabalho de casa Durval decide contratar uma empregada. O baixo salário acaba atraindo Célia (Letícia Sabatella), uma estranha candidata que chega junto com Kiki (Isabela Guasco), uma pequena garota. Após alguns dias de trabalho Célia simplesmente desaparece, deixando Kiki e um bilhete avisando que voltaria para buscá-la dentro de 3 dias. Durval e Carmita ficam surpresos com tal atitude, mas acabam cuidando da garota. Até que, ao assistir o telejornal, mãe e filho ficam cientes da realidade em torno de Célia e Kiki. (Fonte: Adoro Cinema)

Antes da sessão, tiveram as pipocas do “seu” Antonio distribuídas para o público.

A abertura da sessão contou com a participação dos colaboradores do Projeto Vida Nova, além do coordenador do projeto CineB Solar e do assessor da ex presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e candidata à vereadora Ivone Silva, Gilmar.

Sorteios de brindes

Cidálio e Gilmar realizando o sorteio de brindes

Camisetas e copos foram sorteados ao final da sessão, transformando o encerramento da noite em uma grande festa!

Novata em sessões de cinema, Zilda Aparecida Pinheiro disse que amou a oportunidade:

“É a primeira vez e achei muito legal, maravilhoso! Se vocês voltarem, eu venho de novo!”

Além de ter sido sua primeira vez no cinema, Zilda foi uma das sortudas da noite.

Zilda estreante no cinema e uma das sortudas da noite

Mais sobre o CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

3 comments

  1. Foi um prazer receber em nossa comunidade gostamos muito do filme gratidão ao cineb solar

  2. Adorei gostaria muito que vinhece mais vezes au projeto vida nova .

  3. Amei foi top, organização nota 10
    só tenho a agradecer espero que volte mais vezes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *