Com apresentação artística cultural e em clima de festa a comunidade comparece em noite quente em São Paulo
Sessão exibida em: 16/03/2024
Texto e fotos: Thaís Nozue
A noite quente do último sábado foi o cenário para a exibição do recém lançado “Nosso Sonho”, filme que conta a trajetória de sucesso da dupla Claudinho e Buchecha. A comunidade do Jardim Santa Fé esteve presente na sessão e prestigiou com muito entusiasmo, cantando as músicas que atravessam gerações.
Uma grande fila se formou do lado de fora do espaço com as pessoas ansiosas pelo início do filme e claro, para receberem suas pipocas.
Associação Beneficente Quinta Normal
A Associação mobilizou a comunidade para que comparecesse ao espaço na noite de sábado. Com quatro anos de existência, ela vem sendo um ponto de apoio, acolhimento e promoção cultural no bairro. Márcio Alves Ascacibas conta um pouco mais: “Nosso interesse é trazer alguns benefícios para a comunidade, como por exemplo, hoje trouxemos o CineB Solar para pessoas que não podem ter acesso ao cinema. E na próxima semana vamos realizar nosso sonho de trazer a Páscoa para cá, fechando a rua, colocando brinquedos e fazendo batalha de rima. Vamos receber ovos de Páscoa e estamos pedindo doações também.”
Aline Pereira Duarte, fundadora da Associação, também conversou com o CineB Solar: “Nossa Associação procura trazer o melhor para nossa comunidade, trazer assistência social, entretenimento e tenta suprir as necessidades da comunidade. O filme de hoje tem a cara da nossa comunidade. Estamos muito agradecidos pela vinda do CineB na nossa Associação e no nosso bairro.”
Fiscal da Associação, Marcelo Avelino Rodrigues contou para o CineB Solar que o espaço também fornece serviços de corte de cabelo, manicure, estética, hip hop e futuramente quer implantar uma cozinha solidária. “Eu conheço o CineB e a vinda de vocês aqui hoje foi linda. Obrigado pela oportunidade.”
A Associação Beneficente Quinta Normal está iniciando um belo trabalho social e o CineB Solar compareceu para somar nesta construção.
Abertura da sessão
A abetura da sessão contou com a presença dos membros da Associação Beneficente Quinta Normal e do coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira.
Após a tradicional fala de abertura, o artista Surto MC realizou uma apresentação artística cultural/freestyle livre sobre o CineB Solar. Confira a seguir:
Com as pipocas em mãos, todos os presentes assistiram atentos e animados ao filme da noite.
Sobre o filme
“Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção .
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
Estréia no CineB Solar, o filme do diretor Eduardo Albergaria acompanhou os cantores Claudinho e Bochecha , em seus primeiros anos de vida, em que já eram uma dupla de amigos antes mesmo de “agitar o mundo” com o “Rap do Salgueiro”, trabalho criado para um concurso de música e que os levou ao estrelato.
O público cantou, se emocionou e se divertiu durante vários momentos da sessão. Passinhos e mãos para cima agitaram a noite.
Ao final, além de receberem mais uma rodade de pipoca, a comunidade foi convidada a participar comentar sobre o filme. Moacir Soares Wanderley contou no microfone seu principal aprendizado:
Pela sua emocionante fala, Moacir ganhou do CineB Solar um copo do projeto.
Para encerrar a noite, foram sorteados camisetas e copos do CineB Solar.
Agradecimento especial ao Quintal do Bob que cedeu o espaço para que o cinema pudesse ser realizado.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal
Confira a galeria de fotos: