CineB Solar retorna ao Jardim Filhos da Terra com o filme “Mussum, o Filmis”

O longa foi uma das maiores estréias do cinema brasileiro em 2023 


Sessão exibida em: 23 de março de 2024

Texto e fotos: Thaís Nozue

A Comunidade Nossa Senhora da Salete recebeu mais uma sessão do CineB Solar na noite do sábado, dia 23. O local foi transformado em uma grande sala de cinema com direito a pipoca grátis.

Na abertura da sessão estiveram presentes os idealizadores do projeto CineB Solar, o deputado Luiz Claudio Marcolino e a ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de Sao Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, alem do coordenador do projeto Cidalio Vieira, a coordenadora comundiade da paroquia Nossa Senhora da Salete Izildinha e a liderança da comunidade Maria Geraldina Lopes Ferreira.

Ivone e Marcolino ressaltaram sobre a importância do CineB Solar para as comunidades, levando cultura e cinema brasileira para locais vulneráveis de Sao Paulo e regiões metropolitanas. 

Ivone Silva e o CineB Solar

O CineB Solar nasceu quando a vice-presidente da CUT SP- Ivone Silva era secretária de finanças do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. E o deputado estadual do PT, Luiz Cláudio Marcolino ocupava a presidência do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Ivone Silva

Mussum, o Filmis

Mussum, o Filmis é uma cinebiografia brasileira dirigida por Silvio Guindane e roteirizada por Paulo Cursino, com base no livro Mussum – uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto. A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum – interpretado, no filme, pelo ator Ailton Graça. Tendo crescido como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões, formado por – além dele – Renato Aragão (Gero Camilo), Dedé Santana (Felipe Rocha) e Zacarias (Gustavo Nader). Também fazem parte do elenco os atores Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias e Cinnara Leal. Fonte: Adoro Cinema

Participação do público e sorteios

Ao final da sessão Izildinha comentou sobre o filme e a relevância do projeto CineB Solar.

“O CineB pra comunidade é muito importante, porque falta cultura para este bairro. E com a vinda do projeto pra cá ajuda as pessoas a terem uma boa formação e a saberem o que é ter oportunidade para conhecer o cinema”, comentou.

Izildinha

Maria Lopes também comentou sobre a sessão.

“Eu participo da comunidade há mais de 30 anos e mais uma vez recebemos o CineB. Foi maravilhoso, espero que voltem sempre, porque a casa é nossa. As pessoas participaram, gostaram bastante. Então, muito obrigada CineB e venham mais vezes!”

Maria Lopes

Para a alegria do público presente houve sorteio de copos e camisetas do projeto CineB Solar.

Ganhadores dos brindes do CineB Solar

Confira abaixo as sessões já realizadas na Comunidade Nossa Senhora da Salete.

Primeira sessão.

Sessão com o filme  Lula – O filho do Brasil.

Sessão com o filme Meu Tio Quase Perfeito 2.

Sessao com o filme Ainbo: A guerreira da Amazônia.

Agradecimento

Agradecimento especial ao jornal Gazeta da Zona Norte pela divulgação da sessão. 

Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Confira todas as fotos da sessão:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *