Nova estação móvel estreia com exibição do filme “Nosso sonho” no Jardim São Nicolau

Nova estação móvel estreia com exibição do filme “Nosso sonho” no Jardim São Nicolau

Primeira exibição no bairro contou com a presença de moradores locais e de territórios vizinhos em noite especial

Linda 3.0 fez sua estreia em sessão no Jardim São Nicolau

Sessão realizada no dia 11/05/2024

Texto e fotos: Eduardo Viné Boldt

Mais 70 pessoas compareceram na sessão do CineB Solar montada no meio da Rua 3 do Jardim São Nicolau, localizado em Parelheiros, no extremo Sul da cidade de São Paulo. Os moradores do bairro e das cercanias marcaram presença para assistir ao filme “Nosso Sonha” (dir. Eduardo Albergaria, 2023), a cinebiografia dos MCs Claudinho e Buchecha.

Moradores do bairro e da vizinhança curtiram a exibição do filme “Nosso Sonho”

A sessão teve um caráter especial para os moradores, pois foi a primeira visita do projeto ao bairro, que sofre com a falta de opções de cultura e lazer para os moradores. Mães e filhos puderam assistir juntinhos ao filme, antecipando a comemoração do domingo (12) dia das mães.

Outro ponto alto da noite foi a estreia da Linda 3.0. A estação móvel iniciou seus trabalhos com o CineB Solar e foi apresentada ao público por um de seus idealizadores, o diretor artístico Paulo Perez. A nova unidade móvel tem como proposta trazer para as sessões temas de um futuro sustentável. Ela foi grafitada pelos artistas Deddo Verde (que já assina a arte das unidades anteriores, a Tupã e Mahura), e Denys Evol, que desenvolveu uma identidade visual e artística usando a linguagem do grafite 3D.

A nova unidade móvel fez sucesso com os moradores da região.

Emerson Jesus Rodrigues é líder comunitário e foi um dos responsáveis por levar a sessão até o Jardim São Nicolau. Ele tem 29 anos, todos vividos no bairro, e ficou feliz em ajudar a produzir a primeira sessão na comunidade. Ele disse que a sala mais próxima fica a duas horas de distância, no Shopping Interlagos, o que impede que a maioria dos moradores tenha acesso ao cinema.

Emerson é uma das lideraças da região e ajudou a levar o projeto para o bairro.

Márcia Conceição é outra importante líder da Zona Sul da capital paulista. Ela contou que está preparando mais sessões para a região. “Tem 10 sessões marcadas mais para frente, entre julho e julho. E a gente está muito empolgada. O cinema no bairro é maravilhoso. A Zona Sul é muito grande, comporta muitas sessões, e temos vários pedidos. Hoje são mais de 50 pedidos de bairros diferentes. Mas a gente está atendendo na medida do possível”, explica.

Márcia tem ajudado a levar o projeto para diversos bairros da zona sul da capital paulista.

Uma das sessões já marcadas vai acontecer no Jardim Monte Verde. Quem está organizando é o Juvenaldo Lima de Souza. Ele veio assistir a exibição para se preparar para a produção da sessão que vai acontecer em seu bairro, no dia 22. Juvenaldo falou da importância das artes para a comunidade. “Eu acredito que quanto mais nós trouxermos esse tipo de arte para dentro das comunidades, mais a mentalidade das pessoas muda. Eu acredito muito em pessoas que têm opinião formada. E as artes transformam as pessoas. A arte transforma a vida do cidadão”, diz.

Juvelando (esq.) junto com Cidálio Vieira durante o início dos trabalhos na noite de sábado (11).

Dia das mães

Na véspera do dia das mães a Rua 3 estava lotada de mulheres e seus filhos. A exibição foi uma antecipação das comemorações que aconteceriam no dia seguinte.

Rosilene Paula de Jesus tem 54 anos, dois filhos e dois netos, todos presentes na sessão. Ela estava orgulhosa: foi seu filho, Emerson, foi um dos responsáveis pelo evento. Foi a primeira vez que ela pôde assistir a um filme em uma sessão de cinema. “É até uma vergonha. Com 54 anos foi a primeira vez que eu assisti a um filme no cinema”, exclama. Moradora a 40 anos no bairro, ela disse que é a primeira vez que a comunidade teve a oportunidade de assistir a uma exibição como essa.

Rosilene marcou presença e assistiu a sua primeira sessão de cinema.

Marilene Barbosa Santos e Rúbia Tânia Santos foram juntas à sessão. Mãe e filha puderam curtir o filme com Miguel Gabriel, filho de Rubia, e Maria Luiza, neta de Marilene. As moradoras da Rua 2 enalteceram o projeto e disseram que ficaram comovidas com o filme. Marilene estava a 12 anos sem ir a uma sessão de cinema.

Mãe e filha presentes na exibição.

Rute Souza veio com uma comitiva do bairro vizinho, o Jardim Papai Noel. Foram 7 moradores que se deslocaram até a sessão para aproveitar a oportunidade e ver mais um sucesso do cinema nacional. Eunice Pereira (58) veio com a filha, Dani (31). Dani é autista e conseguiu se divertir assistindo o filme e visitando a nova unidade móvel. Eunice não havia assistido ao filme “Nosso Sonho”, a gostou bastante.”Eu adorei o filme, na próxima vez nos viremos de novo”, concluiu.

Os moradores do Jardim Papai Noel aproveitaram a proximidade e vieram de comitiva para assistir ao filme “Nosso Sonho”

Sobre o filme

“Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção .

Estréia no CineB Solar, o filme do diretor Eduardo Albergaria acompanhou os cantores Claudinho e Bochecha , em seus primeiros anos de vida, em que já eram uma dupla de amigos antes mesmo de “agitar o mundo” com o “Rap do Salgueiro”, trabalho criado para um concurso de música e que os levou ao estrelato.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *