Escola Estadual Luiz Gonzaga recebe CineB Solar pela primeira vez

Mais de 180 alunos prestigiaram o filme “Mussum, o Filmis” na noite da última quarta-feira (15)

Sessão exibida em 15 de maio de 2024.

Texto e fotos: Thaís Nozue

A agitação dentro de qualquer escola é habitual para qualquer pessoa que frequenta o ambiente escolar. Mas desta vez foi diferente na Escola Estadual Luiz Gonazaga, localizada no Jardim São Luiz, zona sul da cidade de São Paulo. O grande pátio foi transformado em sala de cinema pelo CineB Solar que esteve presente pela primera vez na escola. Mais de 180 pessoas, entre alunos, professores e funcionários assistiram ao filme “Mussum, o Filmis” com direito a muita pipoca, debate e sorteios de brindes.

Não era de hoje que o professor de Biologia e coordenador de gestão pedagógica por área, Ricardo Soares, reivindicava a presença da equipe do CineB Solar no local. ” Eu conheci o projeto através da minha esposa e o que eu acho interessante do CineB Solar é o sistema via energia solar que é um tema que a gente trabalhar principalmente nos primeiros anos. Essa energia é uma das limpas, se não a mais limpa que existe e é o futuro. Eu tentei trazer o cinema há dois anos atras e agora a Rafa (vice diretora) conseguiu e eu estou muito feliz.”, disse o professor.

O corpo docente do integral esteve em peso na sessão. A vice diretora escola Rafaela Costa Rosa contou sobre os trabalhos realizados na escola e a importância da cultura e do cinema brasileiro para a comunidade escolar.

“Eu iniciei a gestão aqui como vice-diretora esse ano, 19 de fevereiro de 2024, mas eu tinha três anos de coordenação pedagógica. Conheci o CineBem através de uma coordenadora pedagógica também, do Leopoldo, e tentei levar o projeto até a escola que eu trabalhava, mas por conta do horário não era possível. E aí, a partir do momento que eu tive a oportunidade de trabalhar numa escola com período noturno, aí eu trouxe o projeto, que eu acho que é importante, da Exerptura Brasileira para os estudantes. A gente é uma escola de ensino integral, então nós temos algumas disciplinas, como o projeto de vida, que trabalha bastante a questão do filme em questão que foi trazido hoje, o Monsur. E a gente tem que trabalhar em educação interdimensional, educação de valores, de respeito, para que eles se tornem cidadãos autônomos, solidários e competentes, que é o cerne do programa de ensino integral.”

Vice diretora Rafaela

Rafaela contou que a partir da sessão serão desenvolvidos trabalhos pedagógicos com os alunos. “Além disso, aprender a conviver, os particulares da educação, aprender a ser, a se conhecer, e após o filme, Nós iremos fazer uma atividade com uma metodologia ativa de rotação por estação, e eles vão discutir alguns trechos, algumas reportagens sobre o filme, e depois eles vão trabalhar também em oralidade, que é discutir e mostrar para os outros colegas o que eles acharam que eles sentiram. E vão também trabalhar o visual, que é fazer folders com trechos, com fotos do artista, de acordo com a frase, com o trecho de reflexão que cai para cada grupo.”

O coordenador Cidálio Vieira e os professora da EE Luiz Gonzaga

Cine Debate

Sempre que o CineB Solar visita escolas e universidades, é realizado ao final das sessões o Cine Debate. A proposta é engajar o público em discussões saudáveis acerca do filme. Paraticiparam do debate alunos e professores, abordando pautas relativas ao filme como sociais, raciais eprojeto de vida, além de assuntos como energia solar e recursos naturais temas estes que são atuais e transversais às disciplinas e projetos presentes na escola.

Sorteios

Ao final da sessão, quatro camisetas foram sorteadas e alguns alunos foram contemplados. Os participantes do debates ganharam copos personalizados com o logo do projeto.

Visita ao novo carro do CineB Solar

A convite do projeto, os professores conheceram o carro do CineB Solar. A sessão de quarta-feira (15) foi a segunda realizada com novo veículo.

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Atualização em 04 de junho de 2024:

Trabalhos produzidos pelos alunos depois da exibição do filme “Mussum, o Filmis”, na escola Luiz Gonzaga.

Veja mais fotos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *