Público recebe CineB Solar e prestigia o “Mussum, o Filmis”
Sessão exibida em 19 de maio.
Fotos e texto: Thaís Nozue
A noite do último domingo (19) foi diferente para a comunidade na Água Funda. Cerca de 180 pessoas estiveram presentes na Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório para assistir ao filme “Mussum, o Filmis”.
Antes do início da sessão, o Grupo Luna de dança realizou duas apresentações que empolgaram o público presente. A professor de dança Analu Camargo contou um pouco sobre o grupo. “Sou professora de dança cigana e dança do ventre. Nós estamos com esse trabalho desde 2016. Então, é um grupo que se formou na Casa de Cultura Chico Science, um espaço público, uma oficina, e hoje nós somos um grupo de dança com várias mulheres que trabalham empoderamento feminino através da dança.”
Angelita Maria Silva é uma das bailarinas do grupo. Silva contou que já conhecia o CineB Solar e estava nervosa com a apresentação naquela noite. “Moro no Parque Bristol, já conheço o CineB, porque eles já foram lá acho que duas vezes no meu bairro. Adorei e meu filho também. Faço parte do grupo de dança Luna desde que nasceu praticamente. Sempre ficamos nervosas, não tem jeito. Estou feliz. Muito feliz. Mas sempre dá um friozinho na barriga, né? Isso que é ótimo.”
A pipoca do “seu” Antônio também fez sucesso na noite. No início e no final da sessão uma grande fila se formou pelas pessoas presentes para experimentar a iguaria.
Durante a abertura da sessão, Luiza Silva dos Reis, uma das grandes mobilizadoras da região, realizou agradecimentos importantes ao padre Jefferson, ao Luiz Cláudio Marcolino, Ivone Silva e todo CineB Solar. “Quero agradecer ao Luiz Claudio Marcolino e à Ivone Silva que batalharam junto com o Cidálio pela ideia e realizaram e que hoje vocês estão podendo desfrutar. A gente tem que ter gratidão pelas pessoas que nos ajudam então hoje especialmente o Padre Jefferson que permitiu, que foi um colaborador, que é um colaborador e que tá aqui batalhando pela nossa paróquia, pela nossa comunidade e que vai fazer a quermesse. Vocês estão vendo aqui as estruturas que já vão começar, né? No último final de semana do mês já começa a quermesse. Então, assim, toda gratidão ao Padre Jefferson, tá? Obrigada muito de coração, Padre Jefferson.”
Ao final do filme, alguns participanter deram oponiões sobre o filme e o projeto. Para dona Wanda Lúcia dos Santos, antiga conhecida do CineB Solar, o filme resgatou muitas memórias. “Já moro há 70 anos aqui na Água Funda, e eu adorei o filme, que eu achei muito instrutivo. Adorei mesmo, viu? Não sabia que a vida do Mussum foi assim. Foi maravilhosa, né? Nos deu muito exemplo. Valeu muito, gostei demais, viu? Muito obrigado, viu, por vocês terem vindo aqui. Adorei o filme. Brigadão, viu? E já sou conhecida desse projeto que é maravilhoso. Já assisti vários filmes.”
As crianças também participaram do debate. Arthur Max da Paz, Luiz Menezes Pacheco de Abreu e Gabriel de Jesus gostaram da sessão e falaram ao microfone.
Para encerrar, o projeto sorteou duas camisetas e houve a tradicional visita ao carro do CineB Solar. Rafaela Gadelha, uma das ganhadoras da camiseta, falou sobre a experiência. “Foi maravilhoso. Eu não conhecia o projeto, né? E achei muito bacana. E que vocês possam atuar mais nessas regiões, né? Eu moro na Vila Moraes, pertinho daqui. Fiquei sabendo pelo meu amigo, que chama Flores, que ele participa bastante aqui da. Ele e a minha irmã participam bastante aqui da igreja Santo Afonso e de vez em quando também eu venho às missas, de domingo. E quando foi hoje, eu fui em outro movimento, aí eles me convidaram pra missa e falaram que ia ter um filme. Mas eu não tive conhecimento antes. Foi de repente. É muito difícil eu ir ao cinema, mas eu achei muito bacana, gostei demais, curti bastante. E sucesso pra vocês! Que vocês possam atuar em várias regiões.”
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal
Veja todas as fotos da sessão