Escola na zona sul de São Paulo recebe CineB Solar pela primeira vez

Escola Mariazinha Congilio reuniu 130 alunos e funcionários para assistir “Mussum, o Filimis”

Sessão exibida em 22 de maio de 2024

Fotos e texto: Thaís Nozue

O CineB Solar fez sua primeira sessão na Escola Mariaizinha Congilio, no bairro Jardim Monte Verde, na região do Grajaú, zona sul de São Paulo. As turmas do noturno e os funcionários estiveram presentes no pátio da escola, que foi transformado em uma sala de cinema.

Antes da sessão começar, os alunos desceram e formaram grandes filas para pegarem as pipocas do “seu” Antônio.

Igor Miguel Cândido de Miranda, vice-diretor do Mariazinha Congelho, disse que a escola estava com uma grande expectativa para este dia. “E assim, uma grande expectativa que estávamos neste dia, ainda mais porque a gente faz essa ligação cultural, educação, mas em específico numa área periférica de São Paulo, que é o Grajaú. Quase não tem sala de cinema. Se a gente pegasse e fizesse uma pesquisa, boa parte dos nossos alunos não tiveram acesso ou, se teve acesso, foram poucas vezes. Então, trazer o cinema para a escola é de fundamental importância, até mesmo porque isso cria um olhar para a cultura no Brasil, a cultura no geral, no mundo. Então, é um projeto que está de parabéns e a gente só tem uma expectativa lá em cima.”

Igor Miguel Cândido de Miranda

Givenaldo Lima, liderança do Jardim Monte Verde, foi o principal mobilizador para que a primeira sessão na escola acontecesse. “Quando eu fiquei sabendo do programa, a primeira coisa que eu falei foi pedir pra ela trazer pra cá, pra minha região, porque é uma região carente, é uma comunidade que precisa muito de incentivo à cultura, às artes. E graças a Deus a gente conseguiu trazer o CNB aqui pro Jardim Monte Verde. E tá sendo um sucesso, né? Acredito que a gente entrará mais vezes esse projeto pra cá, né? Fiquei muito feliz pela criação do projeto através da Ivone Silva, do Luiz Cláudio Marcolino, do Cidálio. Então, assim, eu acredito que isso vai, cada dia que passa, vai se fortalecer mais ainda na cidade de São Paulo.”

Givenaldo Lima

Cláudia Rodrigues da Silva, diretora e professora articuladora que atua no programa Escola da Família nos finais de semana conta como conheceu o CineB Solar. “Fiquei sabendo do projeto do Cine B pelo Juvenaldo, que foi meu universitário aqui nos finais de semana do programa Escola da Família, e ele comentou e eu me interessei de trazer o Cine B para os alunos do Noturno.”

Cláudia Rodrigues da Silva

Além de promover cultura e acesso ao cinema, o CineB Solar promove intersecções entre assuntos importantes. “Espero que os professores peçam um trabalho, uma opinião, para não ficar muito livre, solto. Eu acho importante, porque muitos não têm acesso a nada a não ser dentro da escola, com alguma coisa que o professor passa, algum texto ou algum filme resumido, pegando alguns pedaços do filme, eu acho de extrema importância.”

Abertura da sessão

Cine Debate

No término da sessão alguns alunos participaram do Cine Debate. “Boa noite, meu nome é Danilo Carmo Castro, sou do terceiro ano E, e acabei de assistir o filme Mussum. Eu gostei bastante, principalmente pela mensagem do filme, que entende que é mais sobre ter oportunidades na vida e poder ter escolhas sobre o que a gente quer fazer, se a gente puder estudar, se a gente puder dedicar um sonho, fazer o que quiser da vida. Então acho que é isso o importante.”

A aluna Clara Silva Lima também falou um pouco com o projeto. “Boa noite, meu nome é Clara Silva Lima, eu sou do terceiro ano D, e eu acho que esse filme trouxe bastante mensagem importante pra nossa vida, principalmente no quesito de aproveitar o tempo que você tem com a sua família e os conselhos que os mais velhos tem a te oferecer, e também é uma ótima pauta referente a como você pode se aperfeiçoar usando seus sonhos, usando seus objetivos e como isso pode te levar pra frente se você for persistente e consistente.”

Danilo Carmo Castro e Clara Silva Lima, alunos do 3o ano

Pedro Henrique Jesus Matias, do 3o ano D falou sobre o que achou do filme também. “Sou o Pedro Henrique, tenho 17, vou fazer 18 esse mês. Eu sou do terceiro D. E eu achei o filme bacana, divertido, deu pra entreter legal e também traz uma mensagem que eu gostei bastante. Tipo, de que tem gente que antigamente não tinha nem escolha. Que hoje em dia a gente tem escolhas, que a gente pode aprender com erros e acertos. E é bem bonita a mensagem.”

Aluno do 3o D, Francisco Filipe Donato Lobo, falou que não conhecia o projeto e gostou do filme. “Meu nome é Francisco Filipe Donato Lobo, sou do terceiro D, tenho 20 anos e eu gostei muito do filme porque literalmente ele ensinou que não era para desistir dos sonhos e que na vida sempre vai ter as suas escolhas, sendo as bens ou as ruins. É a primeira vez que eu estou conhecendo o projeto. Eu não costumo ir ao cinema. É muito longe e está custando dinheiro também.”

Pedro Henrique Jesus Matias e Francisco Filipe Donato Lobo

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja mais fotos da noite.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *