EMEF Duque de Caxias recebe CineB Solar para sessão especial de “Saudosa Maloca”

Presença do diretor do filme, Pedro Serrano, contribuiu para engrandecer a noite

Sessão exibida em: 27 de junho de 2024

Fotos e texto: Thaís Nozue

Cerca de 130 alunos do EJA da EMEF Duque de Caxias e familiares compareceram na sessão de “Saudosa Maloca” exibida no último dia 27 de junho. A quadra da escola foi transformada em uma verdadeira sala de cinema, com telão, cadeiras e a famosa pipoca do “Seu”Antonio.

EMEF Duque de Caxias

A escola fica localizada no Centro da cidade de São Paulo e atende no curso da EJA em média de 150 estudantes. Esse público apresenta imensa diversidade: etária (de 15 a 75 anos); de gênero (homossexuais/transsexuais); de nacionalidade (imigrantes de 15 países diferentes). Além disso, é um público de grande vulnerabilidade social.
A EMEF atende também estudantes LA (liberdade assistida), moradores em situação de rua e de Albergues, participantes do Projeto Transcidadania, entre outros. São histórias muito contundentes, de resistência, de injustiças, de retomadas, de busca pela dignidade. Essas pessoas, esquecidas pela sociedade, têm todo o respeito da escola.


Esta exibição na escola faz parte de um projeto que estamos desenvolvendo, este ano, com o EJA chamado “Projeto Ampliando a Cultura”. São formadas algumas parcerias e oferecidas aos estudantes possibilidades de conhecer outras artes culturais. A Duque de Caxias acredita na importância da educação integral e muitos dos estudantes não têm acesso a estes conteúdos. Neste ano, os alunos já foram ao teatro, ao Cine Bike, a um workshop e agora receberam o cinema na escola, com o CineB Solar.

Professores e professoras da EMEF Duque de Caxias

TV CulturaPrograma Boas Práticas Escolares

Prestigiando o projeto CineB Solar na EMEF Duque de Caxias, esteve presente a equipe de reportagem “Boas Práticas Escolares”, da TV Cultura, que realizou entrevistas e filmagem na escola.

“Boas Práticas Escolares” é um programa produzido pela TV Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo. O programa traz matérias sobre ações que geram impacto positivo na vida dos alunos, seja por meio do esporte, sustentabilidade, dança, literatura e muitos outros segmentos. Confira aqui a matéria completa.

Coordenador do CineB Solar Cidálio Vieira

Saudosa Maloca

Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca, do diretor Pedro Serrano, apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”. Fonte Adoro cinema

Cine Debate

No final da sessão e com a presença do diretor Pedro Serrano, alunos e professores puderam fazer perguntas sobre o processo criativo, curiosidades e relevância de “Saudosa Maloca” para a cultura do país, sobretudo para São Paulo e o centro da cidade.

Serrano relata sobre a importância da imigração na construção da cidade e fez um convite para que os mais jovens conheçam a obra de Adoniran Barbora. “O país encontrou imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como os espanhóis, os italianos principalmente, e os portugueses, enfim. Estamos falando dos anos 50. Então Adoniran acabou virando esse grande cronista que se confunde com a cidade. Os sambas dele, pra quem não conhece tão bem, que muita gente das novas gerações já não conhece, eu aconselho que entre no Spotify, ouça, ou qualquer plataforma, YouTube, um pouco mais da obra dele, desse samba.”

Pedro Serrano

O aluno Francisco de Freitas Lima que esteve presente na sessão do Cine Bike na quadra do Sindicato dos Bancários, gostou muito do CineB Solar em sua escola e se identificou com a mensagem do filme. “Eu participei desse cinema aqui, eu já participei aqui lá. E eu gostei muito, eu acho muito bom. E sempre gosto de aparecer essas coisas, eu não gosto de faltar. Eu acho bonito, muito importante.”

Francisco de Freitas Lima

A aluna Perseveranda Moller, imigrante boliviana, está na EJA há um ano e meio também se identificou muito com a história de Adoniran, embora não o conhecesse. “Não conheciq nenhum ator do filme e nem o personagem. Mas eu me identifiquei muito com eles, aqueles que dão força, aqueles que lutam, né? Até cair na rua. Mesma coisa eu, né? Hoje, por exemplo, eu tô na mesma situação, né? Então eu me identifiquei muito. Muito obrigada pela escola por trazer o filme. Isso dá mais força para a gente.”

Perseveranda Moller

Professora dos anos iniciais na EMEF, Bruna de Barros também contribuiu para o debate com perguntas e se emocionou com a delicadeza do filme e com o projeto CineB Solar. “Hoje eu ia participar de uma reunião, de uma comissão e aí os meus colegas falaram, vamos comer pipoca. E aí eu acabei voltando da reunião e acabei ganhando esse presente de assistir um filme super delicado num projeto super interessante que traz uma experiência de imersão dentro de um ambiente aberto. A gente precisa aprender mesmo a se comportar nesse lugar e estava super interessante a interação com as crianças. O filme delicadíssimo, o roteiro todo bordado mesmo, né? Uma amarração muito poética que o Pedro deu. E essa experiência do cinema aberto, assim, ela é muito, muito gostosa, de verdade. Obrigada.”

Professora Bruna de Barros

A coordenadora pedagógica da EMEF Duque de Caxias, Regina Coelho do Couto, também estava emocionada no final da sessão e falou mais sobre os projetos que tem sido desenvolvido ao longo do semestre e da parceria com o CineB Solar. “Eu sou professora há 40 anos e esse projeto que a gente está desenvolvendo esse ano com os alunos da EJA aqui na escola é um projeto que visa trazer para uma comunidade vulnerável e bem diversificada em idade, em gênero, em nacionalidades, um pouco da cultura, que eles não têm acesso por causa da questão da vulnerabilidade. O projeto do cinema nós iniciamos esse ano, indo a uma apresentação do Cine Bike e estamos finalizando esse semestre com uma apresentação do CineB Solar na escola. Tivemos a presença do diretor do filme ‘Saudosa Maloca’, que veio fazer uma roda de conversa com os alunos. E, mais uma vez, os alunos sempre nos surpreendem com a participação, com o entendimento, com a vontade de conhecer mais e mais do que a gente procura apresentar para eles. Eu acho que esse é o objetivo da educação dentro dos conteúdos que a gente desenvolve, os conteúdos da vida. E isso o cinema traz pra gente, o cinema nacional, trazendo as personagens da nossa história, as personagens com os problemas antigos que ainda são atuais. Isso é muito importante, porque dá mais uma abertura pra gente desenvolver outros conteúdos em sala de aula, em outros trabalhos.”

A coordenadora pedagógica Regina Coelho Couto

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.


Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todospossam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes


Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA-SE no nosso canal!

Veja mais fotos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *