Na tarde do dia 26/06 o CineB Solar fez uma sessão na Afubesp – Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp; exibindo o filme “IRMÃ DULCE”. A sessão foi promovida pelo Programa Qualidade de Vida em parceria com o CineB.
Crédito das fotos : JUNIOR SILVA
Antes de iniciar a exibição do longa-metragem, o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos, contou brevemente a trajetória do projeto, que foi incorporado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo há 17 anos, para levar gratuitamente a sétima arte, com produções 100% nacionais, para os cantos onde o acesso à cultura é inexistente.
A abertura teve ainda a presença da secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato, Karen Souza, e da presidenta da Afubesp, Maria Rosani, que é entusiasta do projeto. Para ela é muito gratificante ver um adulto, que nunca foi ao cinema, ter a oportunidade de assistir a um filme numa tela enorme. “Enquanto existir o Cine B vamos manter essa parceria”, afirmou.
A iniciativa do Qualidade de Vida de trazer o projeto, mais uma vez, para o auditório da Afubesp foi aprovada pelos participantes. “Adorei a experiência e a oportunidade de participar no Cine B Solar aqui na Afubesp”, relata Jussara Maria Ribeiro, que descobriu recentemente o programa.
Sobre a AFUBESP
A AFUBESP é uma associação que tem 40 anos de história de conquistas, continua firme em sua missão de representar e defender os direitos e os interesses dos aposentados e funcionários da ativa do Grupo Santander
Banespa, Banesprev e Cabesp.
Fundada em 21 de junho de 1983, a entidade foi uma das protagonistas na luta contra a privatização do Banespa. Após o leilão que vendeu o banco paulista ao espanhol Santander, a Afubesp manteve-se na linha de frente das negociações, junto aos sindicatos, com o objetivo de evitar que ocorresse a mesma política de terra arrasada verificada em outras empresas privatizadas. Esta luta permitiu que mais de 12 mil colegas se aposentassem com todos os direitos. Hoje, mais de 90% do quadro de associados é composto por aposentados. E, a maior parte das ações jurídicas é políticas da entidade é voltada para essa parcela da comunidade.
Sobre o CineB Solar :
O CINEBSOLAR é um circuito gratuito de exibição de filmes brasileiros
(longas e curtas) em espaços comunitários e universidades de São Paulo,
Osasco e Região. O projeto realiza sessões de filmes brasileiros, levando a
experiência de uma sessão de cinema para as comunidades e instituições
de ensino das periferias e com difícil acesso aos equipamentos culturais. O
projeto CINEB SOLAR é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São
Paulo, Osasco e região, e produzido pela Brazucah Produções.
O CineB após 17 anos de existência, a partir de 2018 iniciou suas
atividades com uma novidade: as sessões são exibidas utilizando-se de
energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares,
baterias e conversor.
Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90mil espectadores em
mais de 729 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades
de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo
e 23 cidades fora de São Paulo.
Veja mais fotos da sessão