Texto e fotos: Eduardo Viné Boldt
Sessão realizada no dia 29/06/2024
O CineB Solar realizou no sábado (29) uma sessão especial, voltada para as crianças da Vila Roschel, em Parelheiros, Zona Sul da capital paulista. A programação contou com 9 curtas metragens brasileiros com temáticas infantis. Foi a primeira vez que a comunidade recebeu o projeto, promovido pelos moradores e pelo Instituto Valdette de Oliveira, organização social que atua no bairro.
Cassio Santos é morador e um dos organizadores do evento. Ele vive a 36 anos no Vila Roschel e falou sobre a dificuldade de acesso a esse tipo de evento. “Hoje, a Vila Roschel é carente de eventos. O cinema mais próximos é no SP Marketing. Então para os pais levarem as crianças ao cinema é muito dificil”, destacou.
A exibição aconteceria na praça da comunidade. Por causa do mau tempo, a sessão mudou para um galpão emprestado por Denner, outro morador da região. O local comportou mais de 80 espectadores, na sua maioria crianças da comunidade.
Denner Araujo Azevedo é ator e profissional autônomo. Ele foi procurado pelos organizadores para ceder o seu salão para a montagem da estrutura do cinema. “Eu falei: o que vocês precisam? E eles pediram o espaço. O local estava meio bagunçado, mas em pouco tempo a gente conseguiu fazer uma arrumação. Sai pra trabalhar e quando voltei já estava pronto”, disse o morador.
Fernanda Cunha é vice-presidente do Instituto Valdette de Oliveira e também participou da organização da exibição. Ela correu para fazer a mudança da praça para o salão em que foi montado a estrutura. “O Cássio estava pedindo um espaço, caso chuvesse. Como a previsão de tempo alertava para chuva, descidimos fazer nesse local. A gente se organizou com o Denner, começamos a chamar a criançada, e elas vieram. Tomara que seja a primeira de muitas”, ressaltou.
Marcelo de Oliveira Jesus é presidente do instituto. A entidade realiza atividades sociais no bairro, como ações para crianças e idosos da região, mural de empregos e bazar solidários. O instituto foi criado em 2021 e recebe o nome em homenagem a falecida esposas de Marcelo, que morreu de Covid-19 em 2020. ” Participar da organização des te evento, para nós, é uma novidade. Nós nunca tivemos um trabalho desse e a gente viu que dá certo. A comunidade está participando e para a gente foi muito bom fazer parte dessa organização”, destacou.
Dona Severina Josefa de Santana tem 70 anos. Fazia muito tempo que ela não ao cinema. Hoje ela chegou muito rápido ao local de exibição. em menos de um minuto, ela atravessou a rua e já estava sentada da primeira cadeira para assistir as filmes da sessão.
Bianca Motta de Souza foi outra moradora que levou menos de 5 minutos para chegar ao cinema. Moradora da rua visinha ao local de exibição, ela foi acompanhada do marido, seus dois filhos e um enteado. Foi a primeira vez que as crianças tiveram a oportunidade de presenciar uma sessão de cinema, e se divertiram bastante.
Curtas metragens nacionais
O CineB Solar preparou uma programação especial voltada para as crianças. Com 9 obras nacionais, oferece um panorama da produção realizada no país através de curtas metragens que resgatam histórias populares, folclóricas e de brincadeiras infantis. Confira os filmes exibidos na sessão.
“O Mistério do Boi de Mamão” – dir. Luiza Lins – SC – Ficção/2006 – 14min6s
Sinopse: Inspirado no folclore do Boi de Mamão, uma brincadeira popular que acontece no litoral catarinense, o filme conta a história do menino Deni, torcedor do Avaí, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o sumiço do boneco do Boi de Mamão.
“Faísca” – dir. Luca Tarti e Paulo Lima – SP – Animação/2021 – 5 min
Sinopse: Um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela.
“Liga da Mata” – dir. Sergio Kalili – SP – Animação/2021 – 12 min
Sinopse: Passeando pela mata, Fulozinha percebe que o ambiente está esquisito. Com a ajuda do pajé, descobrem que o problema está na extinção das abelhas. Com a liga da mata, encontrarão uma saída para ajudar a humanidade e, de quebra, preservar o meio ambiente.
“Mytikah: o livro dos heróis” – Ep. 09 Clara Camarão – dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão – SP – Animação/2019 – 7 min
Sinopse: Manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e leva os irmãos para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens, e as crianças a ajudam a montar seu próprio exército de mulheres.
“Nana & Nilo na Cidade Verde” – dir. Sandro Lopes – RJ – Animação/2020 – 10min30s
Sinopse: Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecer um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensina a cuidar do meio ambiente por meio das tradições teko porã e ubuntu.
“O Papagaio e a Pipa” – dir. Tiago Mal – SP – Animação/2021 – 6min57s
Sinopse: A história de um menino que constrói seu próprio papagaio e com esforço consegue colocar seu novo amigo no céu. Lá no alto, o desajeitado Papagaio conhece uma Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade, deixando o menino desesperado.
“Os Pelúcias” – dir. Vivian Altman e Sergio Gambier – SP – Animação/Ficção 2020 – 4min59s
Sinopse: Animação pré-escolar, mostra dois personagens (Pelúcio e Pelúcia), bichos de pelúcia “vivos” que vivem em um mundo feito de pano. Seu jogo é se transformar em algo recheado como: animais, plantas, objetos e até mesmo conceitos abstratos como alegria, medo ou vontade. Nessas transformações, eles vivenciam características e problemas sendo cada uma dessas coisas. Os personagens abordam a noção de alteridade e trabalham temas relevantes para o público-alvo.
“Era uma noite de São João” – dir. Bruna Velden – PB – Animação/2022 – 11min16s
Sinopse: Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.
“Tom Tamborim” – dir. Maria Carolina e Igor Souza – BA – Animação/2022 – 9 min33s
Sinopse: Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todospossam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal