Jardim Elisa Maria recebe CineB Solar em noite de filmes infantis

Sessão contou com presença das crianças da comunidade para assisir a curtas infantis nacionais

Texto e fotos: Eduardo Viné Boldt

Sessão realizada no dia 30/06/2024

O frio não atrapalhou a presença das crianças da comunidade, que trouxeram cobertores para a sessão

O projeto CineB Solar esteve na comunidade do Jardim Elisa Maria, na Brasilândia, na noite de domingo (30), para exibição de uma programação especial para as crianças da comunidade. Foram exibidos 9 curtas metragens nacionais infantis, em uma sessão contou com mais de 70 pessoas presentes. O público, em sua maioria, era formado por crianças do bairro e suas mães que aproveitaram a oportunidade, e o frio, para assistirem junto com seus filhos, os curtas exibidos.

Sessão montada para receber a comunidade do Jardim Elisa Maria

Foi a primeira vez que o projeto esteve na região. E isso aconteceu graças aos esforços do coletivo Movimento Materno Zona Norte. O Coletivo foi criado a pouco mais de quatro meses e já promoveu uma série de atividades na região. Naomy Cruz é uma das integrantes do coletivo e falou dos objetivos do grupo. “O coletivo foi criado porque nós percebemos a necessidade, por parte das mães e crianças do bairro, de ter acesso a informações e atividades que em nosso bairro é mais dificil . Atividades como o cinema, ou como no dia das mães, onde a gente promoveu o autocuidado e o atendimento juridico. Nós, mães prereiféricas, temos um recorte diferente na sociedade, e trazer a informação, trazer o que a gente precisa aqui, é necessário”, esclarece.

Naomy Cruz na abertura da exibição

O contato entre o coletivo e o projeto CineB Solar foi feito por Jussara Mendonça. Ela é presidente da ONG Farol da Causa. Jussara auxiliou o coletivo na realização das atividades. “A ideia é construir projetos com a comunidade. A gente viabilizou, junto com o coletivo, uma ação para as mães. Após isso, elas fizeram o pedido de ter o cinema, e foi assim que a gente fez essa ponte”, declarou.

Jussara Mendonça, do Farol da Causa

No dia das mães, o coletivo promoveu uma importante ação na praça do Jardim Elisa Maria. Com o objetivo de auxiliar as mães a terem um “dia de beleza”, foram realizadas várias atividades para as mães e seus filhos. Teve trancistas, manicure, maquiagem, lanche, recreação para as crianças e orientação com relação a direito da mulher, proporcionando um momento de lazer e de conhecimento para as mulheres da comunidade.

As crianças estavam preparadas para a exibição dos curtas

A exibição foi animada, com as crianças brincando e se divertindo com os filmes apresentados.

Vitória de Oliveira soube da sessão através dos cartazes colados pelo bairro. Com a filha no colo, ela celebrou a vinda do projeto para o bairro. “Eu achei muito bom, principalmente para as crianças do bairro que não vão ao cinema. Dá para perceber pela quantidade de crianças presentes aqui”, explicou.

Vitória e sua filha durante a sessão

“É muito bom poder fazer e mostrar para eles o acesso que a gente não teve. Eu não tive isso. A minha mãe não teve isso. Ver os olhinhos deles brilhando, por ter um cinema, por estar com os amiguinhos que bincam na rua”, destaca Naomy.

No final da sessão, com a participação das crianças

No final, com as crianças animadas, o coordenador do projeto, Cidálio Vieira, convidou alguns participantes para responderem a perguntas sobre o filme. A dinâmica acabou em uma forte interação entre as crianças que, na maioria dos casos, teve o seu primeiro acesso ao cinema através do projeto CineB Solar.

Curtas metragens nacionais

Sinopse: O CineB Solar preparou uma programação especial voltada para as crianças. Com 9 obras nacionais, oferece um panorama da produção realizada no país através de curtas metragens que resgatam histórias populares, folclóricas e de brincadeiras infantis. Confira os filmes exibidos na sessão.

“O Mistério do Boi de Mamão” – dir. Luiza Lins – SC – Ficção/2006 – 14min6s

Sinopse: Inspirado no folclore do Boi de Mamão, uma brincadeira popular que acontece no litoral catarinense, o filme conta a história do menino Deni, torcedor do Avaí, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o sumiço do boneco do Boi de Mamão.

“Faísca” – dir. Luca Tarti e Paulo Lima – SP – Animação/2021 – 5 min

Sinopse: Um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela.

“Liga da Mata” – dir. Sergio Kalili – SP – Animação/2021 – 12 min

Sinopse: Passeando pela mata, Fulozinha percebe que o ambiente está esquisito. Com a ajuda do pajé, descobrem que o problema está na extinção das abelhas. Com a liga da mata, encontrarão uma saída para ajudar a humanidade e, de quebra, preservar o meio ambiente.

“Mytikah: o livro dos heróis” – Ep. 09 Clara Camarão – dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão – SP – Animação/2019 – 7 min

Sinopse: Manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e leva os irmãos para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens, e as crianças a ajudam a montar seu próprio exército de mulheres.

“Nana & Nilo na Cidade Verde” – dir. Sandro Lopes – RJ – Animação/2020 – 10min30s

Sinopse: Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecer um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensina a cuidar do meio ambiente por meio das tradições teko porã e ubuntu.

“O Papagaio e a Pipa” – dir. Tiago Mal – SP – Animação/2021 – 6min57s

Sinopse: A história de um menino que constrói seu próprio papagaio e com esforço consegue colocar seu novo amigo no céu. Lá no alto, o desajeitado Papagaio conhece uma Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade, deixando o menino desesperado.

“Os Pelúcias” – dir. Vivian Altman e Sergio Gambier – SP – Animação/Ficção 2020 – 4min59s

Sinopse: Animação pré-escolar, mostra dois personagens (Pelúcio e Pelúcia), bichos de pelúcia “vivos” que vivem em um mundo feito de pano. Seu jogo é se transformar em algo recheado como: animais, plantas, objetos e até mesmo conceitos abstratos como alegria, medo ou vontade. Nessas transformações, eles vivenciam características e problemas sendo cada uma dessas coisas. Os personagens abordam a noção de alteridade e trabalham temas relevantes para o público-alvo.

“Era uma noite de São João” – dir. Bruna Velden – PB – Animação/2022 – 11min16s

Sinopse: Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.

“Tom Tamborim” – dir. Maria Carolina e Igor Souza – BA – Animação/2022 – 9 min33s

Sinopse: Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.

Mais sobre o CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todospossam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *