Sessão exibida em 31 de agosto de 2024
Texto e fotos: Thaís Nozue
A comunidade do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, recebe o projeto CineB no último dia 31. A quadra do Projeto Vida Nova foi transformada em sala de cinema e mais de 70 pessoas compareceram na sessão.
A abertura foi realizada com a presença de presentantes do projeto. Alessandra Fernanda Ramos de Almeida contou um pouco sobre o projeto. “Eu entrego leite todas as quarta-feiras. Tem aula de capoeira, tem afromix e a gente queria ter mais oportunidade de trazer mais coisas pra cá, mas é bem complicado trabalhar com a comunidade, né? E trazer o CineB foi maravilhoso.”
Mãe de um dos alunos do Projeto Vida Nova, Andréia Mendes da Silva, foi voluntária na sessão. “Eu sou mãe de aluno, sou tia também de alunos que fazem parte do projeto daqui da ONG, do Parque Bologna. Eu gostei muito do projeto que veio aqui, o CineB. Não acontece sempre. Então, quando acontece, a gente aproveita, a gente vem curtir, dar apoio para o Cine, porque é muito bom e muito interessante. Eu amei o filme, nunca tinha assistido o 2. Já tinha assistido o 1. Gostei dos dois. Se tivesse um outro, eu assistiria de novo aqui.”
Gabriela Soares de Almeida frequentava o projeto e também foi voluntária na sessão junto com a amiga Joyce Bernardo Santos. Gabriela contou como foi a mobilização. “Eu já frequentava o projeto, eu gostei muito, eu divulguei na escola, em outros lugares. E veio todas as pessoas que eu chamei, eu gostei demais. Todas as crianças amaram as que vieram. Eu ajudei a descer as coisas e também ajudei ali no preenchimento das inscrições. Gostei muito do filme, amei.”
Assim como a Gabriela, Joyce também aprovou o projeto. “Eu adorei o projeto. Como eu fui para a escola e levei os negócios, as pessoas que eram da escola vieram. Eu adorei, foi muito legal. E eu adorei o filme também.”
Ao final da sessão foram sorteadas as camisetas do projeto e teve também a segunda rodada da famosa pipoca do CineB.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR 169 longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal
Confira as fotos da sessão: