CineB transforma a Comunidade da Igrejinha em sala de cinema e lota sessão de curtas infantis

Mais de 120 pessoas prestigiaram o projeto CineB no Jardim São Savério

Sessão exibida em 29 de agosto de 2024

Texto e fotos: Thaís Nozue

A quadra da Comunidade da Igreja, no Jardim São Savério, na região Sul de São Paulo, distrito do Cursino, recebeu o projeto CineB no último dia 29. Mais de uma centena de crianças e famílias estiveram presentes na sessão que exibiu oito curtas infantis.

A Associação de Moradores da Comunidade realizou um empenhado trabalho de mobilização junto com o CineB e, juntos, tranformaram a quadra da comunidade numa grande sala de cinema.

Indianara Cristina Baldini, líder comunitária do Jardim São Savério, atuou no CCA local e conhece de perto a realidade da comunidade. Baldini foi quem articulou a ida do projeto CineB até a Comunidade da Igrejinha. “Eu gosto de dizer que eu sou cria daqui, dessa periferia, e atuei aqui dentro do CCA por 10 anos. Hoje, estou atuando com os líderes comunitários, em prol da comunidade, que é uma comunidade muito carente. E quando eu conheci o CineB, foi em uma sessão no bairro da Água Funda. Eu fiquei muito encantada! E na hora eu pensei: ‘a gente tem que mobilizar pra vir pro Jardim São Savério, porque é uma comunidade carente, onde as famílias não têm acesso à cultura'”.

A líder comunitária não poupou elogios ao projeto. Ela contou como foi a articulação e o quanto estava grata por ter conseguido realizar a sessão. “O CineB vai além de ser um cinema. Ele também traz essa identidade do nosso Brasil, trazendo os filmes brasileiros, trazendo essa cultura, trazendo filmes de empoderamento, de reflexão. Então, eu consegui essa articulação através do Cidálio e da Ana Lu. Conversei aqui com o pessoal que está iniciando um projeto social dentro da Igrejinha, que é para as crianças. Eu vi um trabalho deles nas férias, onde as crianças não tinham para onde ir, então eles utilizaram aqui a própria quadra que tem dentro da comunidade para fazer atividades recreativas sem recursos nenhum. Então, eu quis proporcionar essa ajuda para eles. Não conseguimos em julho, mas hoje chegou o grande dia. Estamos aqui dia 29 de agosto, realizando um sonho para nós, para essas famílias, crianças e eu espero muito que depois desse dia a gente consiga sim parceria com o CineB, com os bancários e com quem mais puder contribuir conosco para a gente também divulgar esse trabalho e proporcionar para muito mais outras, não as crianças só, mas também para as famílias que não tiveram esse acesso na sua infância. E é isso, eu agradeço muito vocês.”

Indianara Cristina Baldini

Anderson de Jesus, conhecido como Nego Tiri, é uma das lideranças da Comunidade da Igrejinha e contou um pouco sobre como é a rotina das pessoas naquele local, sobre a crianças que vivem lá, do sonho de ter um projeto social e da importância da vinda do CineB para a comunidade. “Aqui é uma comunidade que tá com reintegração de posse desde 2015. Então, a gente dorme e acorda com o fantasma de no outro dia acordar sem saber se tem uma casa pra morar. Então, esse projeto veio através de uma grande liderança da nossa comunidade, que é a Indianara. Ela era a diretora do CCA, onde a maioria dessas crianças aqui ficavam. E a gente estava fazendo um projeto, teve as férias e as nossas crianças não tinham onde ficar, ficavam na rua. Aí minha esposa falou ‘vamos fazer um projeto de férias para as crianças dentro dessa quadra?’. Isso a Indianara viu, aí ela teve o conhecimento do CineB. E assim, ela falou ‘pô Tiri, vamos levar, você acha que vai virar, vai ter público aqui,?’ E foi através dela que conheci o Cidálio, esse anjo maravilhoso aí. E hoje eu sou um cara muito feliz e realizado, porque assim, você vê as crianças, muitas dessas crianças aqui, estavam pegando ali pipoca que caiu no chão, porque muitas não tem nada até pra comer, na realidade. A gente tá numa luta por uma cozinha comunitária para ajudar essas crianças e esse cinema é inédito aqui, nunca aconteceu isso na nossa comunidade. Agradeço de coração, agradeço ao Cidálio, a Indianara, Ivone (Silva, candidata à vereadora em São Paulo), porque é um projeto maravilhoso que está rodando aí para todas as comunidades e eu fico até emocionado e muito feliz.”

Anderson de Jesus – Nego Tiri

Rosimeire da Silva, a Rose, também uma das líderes comunitárias, estava maravilhada com a chegada do projeto CineB. Ela contou que conheceu o projeto também pela Indianara e comprou que era mesmo tudo o que imaginava. “É desse jeito que eu tô vendo, é maravilhoso. As crianças têm certeza que estão amando. A gente fez uma divulgação enorme e graças à Deus deu resultado. Eu achei maravilhoso, eu nunca vi isso na minha vida! Eu tô muito feliz, muito feliz mesmo! Espero que nunca acabe esse projeto, que outras pessoas de outras comunidades conheçam.”

Rosimeire da Silva – Rose

Muitas pessoas levaram a família toda para a sessão. Foi o caso da dona Lucila Maria de Oliveira que estava com as netas Nicole Vitória do Nascimento, Sofia Helena Nascimento, Ana Clara Fernandes de Oliveira e a Ana Fernandes de Oliveira. Elas contaram como foi essa experiência. “Levar no shopping não dá, é muito caro e longe. A gente gostou bastante dos filminhos e da pipoca também. Espero que venham de novo.”

Para algumas pessoas ir ao cinema é inviável por diversas razões e o projeto CineB possibilita essa aproximação muitas vezes inédita. Foi o caso da Adevânia Santos de Oliveira e as filhas Maria Heloísa e Maria Helena que nunca haviam ido ao cinema. “Amei bastante. Gostei de tudo, elas mesmo amaram. Nunca fui ao cinema, foi a primeira vez. E a mais velha me cobra sempre, eu só fico só enrolando, vou levar, vou levar e nunca levei. Eu adorei!”

Sorteio e quiz

As crianças passaram boa parte do tempo muito atentas e empenhadas em anotar o nome dos curtas exibidos para poderem participar do quiz ao final da sessão. Os esforços foram recompensados com brindes e dois sorteios de camisetas.

Para encerrar, mais uma rodada de pipoca que fizeram a alegria de todos no início e no final do projeto na comunidade.

Agradecimento especial aos voluntários pela mobilização, montagem e desmontagem da sessão.

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja a galeria de fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *