CineB retorna à ARCO Associação Beneficente em sessão para crianças

Mais de 150 pessoas estiveram presentes no dia

Sessão exibida em: 28 de setembro de 2024

Fotos e texto: Thaís Nozue

A noite do último sabado (28) na ARCO Associação Beneficente foi marcada pela presença novamente do CineB. Cumprindo a promessa feita para as crianças na última sessão, o projeto levou a animação infantil “Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro” para a entidade que reuniu mais de 150 pessoas na quadra.

A fila ja era grande quando a pipoca começou a ser estourada. Famílias e crianças esperavam ansiosas pela pipoca do Seu Antonio que logo iniciou a sua distribuição.

Para Rosyleide Ferreira da Silva, gerente de serviço na ARCO, a sessão foi um sucesso, porque acredita na mobilização e engajamento da comunidade. “A primeira sessão do CineB foi boa, eu estava aqui presente, mas a segunda foi excelente. Hoje a gente teve um público com mais de 150 pessoas, foi excepcional, casa lotada. A partir do momento que eles sabem que tem esse movimento aqui, eles buscam muito, né? E aí, no início, a gente fica com aquele receio de não vai encher a casa. Mas, daqui a pouco, faltando ali 10 dias, os ingressos se esgotam e a gente fica desesperada de ter que dizer que não tem mais. Voltem sempre!”

Rosy, gerente de serviço

Emília Câmara Sant’Anna, educadora e foi dirigente sindical, esteve presente nas duas sessões do CineB na entidade. Em 2015, ela desenvolveu um projeto com os catadores de material reciclável da região. “A comunidade é uma comunidade muito carente. Aqui o pessoal não vai no cinema, né? Só nas coisas que a Arco oferece. (…) muitos trabalham das 11 horas da noite até 4, 5 da manhã. (…) O pessoal gostou muito da outra vez que a gente veio. Agora é um filme infantil, mas todo mundo tem filho, neto, bisneto, espero que venha bastante gente.”

Emilia

Emília estava certa; a casa lotou e a ARCO foi transformada em sala de cinema mais uma vez.

Vilma da Silva Queiroz compareceu com o marido e a filha para a sessão e adorou. “É muito bom projeto vocês trazendo pra cá, porque tem muita gente carente que não tem condição de se deslocar pra ir lá pra Santo Amaro (cinema). O projeto vindo até a gente, eu mesmo sou uma dessas, que eu amo, é a segunda vez que vem e eu tô aqui, meu marido e minha filha. Muito bom e só traz coisas boas pra gente. E que continua, que não desiste. A gente ta amando.”

Vilma e família

Democratizar o acesso à cultura é a base do projeto CineB e isso se reflete no depoimento das famílias que participam ou participaram de sessões ao longo dos 18 anos.

Maria Aparecida Silva levou o filho Brian de um ano para a sessão e contou o que achou. “Eu achei muito interessante, porque a maioria das pessoas não tem condições de pagar um cinema e aqui a gente tem esse privilégio de estar vindo, prestigiando esse lindo projeto, já é a segunda vez que eu venho, e sempre que vir, eu estarei aqui.”

Maria Aparecida e o filho Brian

Mayara Aparecida de Carvalho estava com a familia na sessão. Todos participam ou já participaram das atividades da ARCO o que mostra, mais uma vez, a importância do vínculo e mobilização da comunidade para uma sessão de sucesso. “Meus filhos estudam aqui na ARCO, a minha filha estuda aqui na ARCO e o outro na creche e eu trouxe a minha irmã, meu sobrinho e os meus filhos, né? E eu gostei do projeto, é bom para as crianças daqui, né? Não tem oportunidade, não tem dinheiro às vezes para ir no cinema e aqui já é uma oportunidade para eles, uma chance. Não só para eles, para a gente também, né? Eu gostei. Já é a segunda vez que eu vim, né? E eu gostei. Quando tiver sempre, eu venho com meus filhos, convido. Bom pras crianças, né? Entrete, né? Um divertimento, né? Uma coisa diferente aqui. Porque aqui precisa dessas coisas assim. Ainda mais pras crianças. O lugar é bom pra eles, né? Pra não ficar na rua fazendo outro tipo de coisa.”

Mayara e família

Mais uma família em peso presente na sessão foi a da Ana Paula Souza Marinho dos Santos. Além do filme, a pipoca também fez sucesso. “Eu achei o cinema incrível, né? Uma bela oportunidade para o nosso bairro. E nós fazemos parte também aqui da ARCO, as nossas crianças. Hoje eu trouxe minha filha e vim com a minha família para a gente estar assistindo o cinema hoje do CineB. Adoramos o filme e a pipoca também! Estava tudo maravilhoso. Muito obrigada por tudo e volte sempre mais uma vez.”

Ana Paula e a família

A Erika Aparecida Ferreira de Souza foi com os filhos para sessão. Todos participam ou já participarm das atividades da ARCO. “Eu faço parte da ARCO, meus filhos são da ARCO, eu sou ex-aluna da ARCO e eu acho o projeto muito bom, porque tem muitas crianças aqui que nunca foram no cinema e tem bastante família de baixa renda. Gostei do filme e ainda fui sorteada!”

Erika e família

Erika se referia aos sorteios que sempre acontecem no final das sessões. Além dela, outras pessoas também foram sorteadas e ganharam brindes.

Houve também, ao final do filme, a participação das crianças no Cine Debate. Elas fizeram fila para contar sobre o que mais gostaram da animaçao e do projeto presente na ARCO.

Agradecimento especial para Madalena Sodré, diretora-geral da ARCO.

Mais sobre o CineB


CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do CINEB  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja a galeria de fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *