CineB abre o ano em Embu-Guaçu com exibição de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo

Texto e foto: Eduardo Viné Boldt

Exibição realizada no dia 25 de janeiro de 2025

O CineB iniciou suas atividades em 2025 com uma exibição na cidade de Embu-Guaçu, no bairro Flamingo. A comunidade presente pôde assistir na noite de sábado (25) ao filme “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”, do diretor Maurício Eça. A sala de exibição, montada em um salão disponibilizado para o projeto, comportou mais de 100 moradores, a maioria crianças, que puderam se divertir com o filme.

A sessão estava lotada de moradores locais e de bairros vizinhos

O projeto conseguiu chegar à pacata comunidade depois do empenho de várias pessoas, entre elas Jozimar Ramos. Ele mora na região a mais de 10 anos e preside a associação de moradores do bairro. Com muito empenho e união, os moradores vão mudando a paisagem e abrindo espaço a melhorias para a comunidade. “É uma alegria muito grande proporcionar essa exibição, principalmente para as crianças”, destacou, emocionado, Jozimar. “Com a ajuda dos moradores, a gente conseguiu desenvolver o espaço com uma área de lazer para as crianças”, destaca.

Jozimar se emociona ao falar dos avanços conseguidos pela comunidade

Com a ajuda da comunidade e de empresários locais, a associação conseguiu criar um enorme espaço de lazer para as crianças do bairro. A área permite que os moradores possam praticar atividades esportivas e aproveitar o local como uma área de convivência.

Apesar das melhorias já realizadas, a associação planeja mais ações, como a instalação de uma academia para idosos e um playground para as crianças

Área construida pelos próprios moradores que beneficia as crianças da comunidade

Hamilton Pereira Silva é um dos moradores que viu como o bairro se modificou ao longo dos anos. Ele é um dos moradores mais antigos do bairro, e está há mais de 20 anos na região. “Quando eu cheguei aqui, tinha uns 100 moradores. Hoje temos mais de 60 casas e quase 1000 moradores na vizinhança”, conta Hamilton que também faz parte da Associação de Moradores.

Hamiltom e suas filhas depois da sessão

Hamilton destaca a dificuldade de transporte na região, o que impede o acesso à atividades aos moradores. “A gente mora longe de trajeto de ônibus e longe de cinema. O mais próximo daqui fica a uns 40 quilômetros de distância. Por isso que a gente procura trabalhar e trazer essa diversão aqui para o bairro”, diz o morador.

Dificuldade de transporte impede que moradores acessem espaços culturais

Hamilton foi fundamental para a montagem da estrutura. Por causa do mau tempo, a sessão teve que ser realizada em um ambiente coberto. Hamilton prontamente conseguiu a garagem de seu vizinho, Igor, para que fosse montada a exibição.

Tamires Caroline é assessora parlamentar e representou o deputado Luiz Cláudio Marcolino na comunidade. O deputado foi um dos principais incentivadores do projeto, que este ano completará 18 anos. Tamires trabalhou duro para o planejamento da exibição. Moradora de itapecerica da Serra, ela se uniu a lideranças locais e conseguiu viabilizar o projeto. ”O CineB veio para Itapecerica da Serra um pouco antes da pandemia, e os moradores continuaram pedindo para que o evento voltasse”, destacou a assessora. Tamires ainda ressaltou que o empenho das lideranças locais foi fundamental para o sucesso da sessão. “Lotou! Está bonito de ver, de verdade”, disse a assessora.

Tamires conversando com o público antes da sessão

Ao todo, 16 cidades fazem parte da região conhecida como “macro Osasco”, todas com potencial para receber o CineB. Matheus Cesar de Oliveira foi mais uma liderança que participou desse processo. O jovem lider comunitário é nascido e criado na região do Itararé-Flamingo, e fez questão de estar presente durante a sessão. Theus, como é chamado, falou que a juventude é pouco assistida na cidade, e que exibições como essa ajudam a cobrir uma lacuna deixada pelo poder público.

Matheus Oliveira foi um dos promotores da exibição

“A cidade, por exemplo, lota até ‘Bingos’, e isso mostra a falta de opções de lazer para a população”, destaca.

Beatriz Pinheiro da Silva veio com seus dois filhos, Elena e Benjamim. As crianças estavam tão ansiosas para a exibição que ficaram mandando mensagens para a mãe ao longo da tarde para lembrá-la do compromisso. Beatriz está a 25 anos morando na região e elogiou a iniciativa. “Todo mundo se divertiu aqui, era uma coisa que a gente precisava”, destacou, “O Cinema mais próximo é em Itapecerica da Serra, ou os moradores precisam se deslocar até Campo Limpo para poderem assistir a uma sessão como a de hoje”, explicou a moradora.

Beatriz, Elena e Benjamim aprovaram o projeto

Outra família que veio completa foi a de Raquel Azevedo Franco, nutricionista que mora em um bairro vizinho. Ela trouxe seu marido, o professor Reinaldo, e suas filhas, Eloisa e Elisa. Todos saíram bem contentes da sessão. “A comunidade precisa de cultura, precisa se reunir, se ver de perto, isso é muito bom”, ressaltou.

Beatriz, Reinaldo e suas filhas vieram de bairro vizinho para assistir ao filme

“As pessoas aqui não tem acesso a cultura, e esse projeto proporciona uma oportunidade para os moradores daqui”, exclamou o professor.

Sorteio de brindes para os moradores sempre acontece ao final da sessão

No final da sessão, o tradicional sorteio premiou Maria da Paixão da Silva. Ela veio com seu marido, Adilson de Jesus. Por conta dos compromissos, eles chegaram um pouco atrasados, mas conseguiram assistir a maior parte do filme. Há quase 4 anos morando na região eles reforçaram a importância do projeto, uma vez que a condição afastada do bairro faz com que a população tenha muita dificuldade de acessar uma programação cultural de qualidade.

Adilson e Maria levaram pra casa uma camiseta do projeto CineB

Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medos
Dir. Maurício Eça. Brasil (2023). 88min. Livre

Baseado nos quadrinhos clássicos de Maurício de Sousa, Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo traz os amigos em uma nova aventura, agora na adolescência. Em uma nova escola e agora no ensino médio, o primeiro dia de aula já reservava uma surpresa: os amigos Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Theo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o Museu do Limoeiro será leiloado. A turma decide se unir em uma missão para tentar salvá-lo, e enquanto investigam o que está acontecendo, eles não demoram muito para perceber que podem estar lidando com uma ameaça muito maior do que imaginam. Marcando uma nova fase na vida dos amigos que estão juntos desde a infância, agora eles compartilham os medos e as inseguranças que surgem na adolescência em uma trama que mistura aventura e suspense, mas sem perder o jeitinho de sempre.

Mais sobre o CineB

CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91 mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

Já foram exibidos na tela do CINEB  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagraminstagram.com/projeto_cineb

Tiktok: tiktok.com/@projetocineb

Facebook: www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: www.youtube.com.br/cinebsolar

Fotos da sessão:

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *