Pela 18ª vez na comunidade, o CineB lota a Sociedade Amigos da Vila Rica – desta vez com seu primeiro filme infantil no bairro, reunindo crianças de escolas locais e famílias para uma noite de cinema, pipoca e debate.

Sessão exibida em 31/10/25. Fotos e texto: Thaís Nozue
No dia 31 de outubro, em clima de Dia das Bruxas, o CineB retornou à Sociedade Amigos da Vila Rica, zona leste de São Paulo, para mais uma sessão gratuita de cinema brasileiro. A parceria entre o projeto e o território já soma 18 exibições ao longo dos anos — mas, pela primeira vez, o local recebeu um filme infantil, transformando o espaço em uma sala de cinema repleta de crianças, educadores, familiares e frequentadores da associação.







Antes da exibição, foi transmitido um vídeo especial com mensagens do diretor do filme, Nelson Botter, e da roteirista Keka Reis, que enviaram um recado carinhoso às crianças da Vila Rica. A pipoca do Seu Antônio garantiu o aconchego da plateia, que acompanhou a sessão com atenção e entusiasmo.
Sobre o filme: O Pergaminho Vermelho
A animação acompanha Nina, uma menina de 13 anos que é transportada ao mundo fantástico de Telurian, habitado por seres curiosos e desafiadores. Para voltar para casa, ela precisa entender seus conflitos internos e descobrir os poderes escondidos em um artefato antigo.
O longa discute identidade, coragem, memória e autoestima, de forma sensível e acessível ao público infantil.

Após o filme, houve um breve debate com as crianças — que responderam perguntas no telão —, seguido de mais pipoca e distribuição de bexigas personalizadas de Halloween.









Depoimentos da comunidade
Ana Carolina, moradora e mãe:
“Foi muito interessante, eu gostei demais. Foi minha primeira experiência aqui e eu vim com a minha filha de três anos, Ana Luiza. Fiquei sabendo pela CEI Olhar para o Futuro.”

Geice Kelly, moradora e conselheira local:
“Acho o projeto incrível. É muito importante integrar não só as crianças da escola, mas também as do bairro. Uma iniciativa maravilhosa, que precisa continuar.”

Bia Moreno, presidente da Sociedade Amigos da Vila Rica:
“Esta foi a 18ª sessão do CineB aqui, mas a primeira com um filme infantil — e isso é muito especial. Muitas crianças nunca foram ao cinema. Quanto mais cultura na periferia, mais tiramos os meninos da rua. Foi emocionante ver como prestaram atenção.”

Alice dos Anjos, voluntária e articuladora do bairro:
“Foi muito bom ver uma sessão voltada só para crianças. Elas participaram, responderam às perguntas… e isso depois de tantos anos de parceria. A comunidade estava esperando por isso.”

Agradecimento especial para as crianças que compareceram e colaboraram para organização da sessão.
CineB: 18 anos democratizando o acesso ao cinema nacional
Desde 2007, o CineB já atingiu 95 mil espectadores em 766 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo, percorrendo cerca de 300 bairros da capital e 24 cidades fora do estado.
O projeto também criou o Selo CineB do Cinema Brasileiro, com 4 DVDs reunindo 18 curtas; e o Prêmio CineB do Cinema Brasileiro, que já homenageou 257 entidades e 186 diretores.
Até hoje, foram exibidos 181 longas-metragens e 128 curtas-metragens, incluindo pré-estreias exclusivas. Durante a pandemia, o CineB se reinventou com as ações CineB Online, CineB na Janela e CineB Autorama, levando o cinema até as casas e janelas da população isolada.
📷 Instagram: @projeto_cineb
🎵 TikTok: @projetocineb
📘 Facebook: @cinebsolar
▶️ YouTube: CineB Solar
Veja as fotos da noite:





























































































































