Sessão exibida em 17 de dezembro 2025
O CineB participou, pela segunda vez, da EXPOCATADORES, realizando duas sessões especiais de cinema na manhã e na tarde de quarta-feira, 17 de dezembro, no Anhembi, em São Paulo. A participação aconteceu em parceria com a UNICATADORES.


A EXPOCATADORES é a maior feira do segmento de reciclagem do país e, desde 2009, é organizada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e pela União Nacional de Catadoras e Catadores do Brasil (UNICATADORES). O evento reuniu trabalhadores, cooperativas, empresas e instituições que atuam no setor da reciclagem.
Durante o evento, o CineB exibiu dois filmes brasileiros que dialogam diretamente com o universo do trabalho, da dignidade e da luta social: O Homem do Saco, de Felipe Kfouri, e A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert.


Sessões e público
As duas sessões foram um sucesso de público. Pela manhã, a exibição reuniu cerca de 70 pessoas. No período da tarde, o público foi ainda maior, com aproximadamente 100 pessoas, confirmando o interesse e a identificação do público da feira com a proposta do CineB.
Estrutura do cinema
No centro do pavilhão de exposições, foi montado um espaço de cinema especialmente para o evento. A estrutura física, com telão de LED, mesa de som e cadeiras, foi disponibilizada pela organização da feira.
O CineB foi responsável por toda a curadoria e estrutura cultural da atividade, incluindo os materiais de divulgação, os direitos de exibição dos filmes, as capas personalizadas das cadeiras e as caixinhas padronizadas de pipoca. Além das exibições, o projeto promoveu debate com o público e sorteio de camisetas, fortalecendo a interação e o caráter formativo da ação.
Abertura da sessão da tarde
Na abertura da sessão das 14h, estiveram presentes Davi Amorim, Andressa Miranda, da Distribuidora Galeria, e Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB.

Participação especial – filme O Homem do Saco
A sessão da manhã contou com a participação de Sérgio da Silva Bispo, do Kombota Seletivo – Coletivo de Catadores e Catadoras, que integra o elenco do filme O Homem do Saco. Sua presença reforçou a potência do cinema como ferramenta de representatividade e diálogo direto com as experiências retratadas na tela.

Sérgio destacou a organização e a evolução do trabalho coletivo dos catadores:
“Hoje o coletivo dos catadores somos 20 catadores, estamos fazendo toda a gestão do evento. Atendemos mais de 30 pontos da cidade de São Paulo e já não puxamos mais carrinhos, hoje contamos com um veículo.”
Coordenação das sessões

As sessões de cinema realizadas durante a EXPOCATADORES tiveram como responsável Davi Amorim, coordenador de comunicação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que articulou e acompanhou a realização das exibições ao longo do evento.
Segundo Davi Amorim:
“Estamos no segundo ano de parceria com o CineB, trazendo o cinema para catadores e catadoras de várias partes do Brasil. Muitos não têm acesso ao cinema nacional, e estamos proporcionando essa experiência com filmes que dialogam diretamente com o nosso cotidiano, como O Homem do Saco e A Melhor Mãe do Mundo, que já é um sucesso na Netflix. Os catadores estão muito contentes por viver essa experiência durante a EXPOCATADORES.”
Debates e entrevistas com o público
Após as exibições, o CineB promoveu debates e realizou entrevistas com catadores e catadoras de diferentes regiões do país, ampliando o diálogo entre o cinema brasileiro e as experiências reais do setor da reciclagem.
Entrevistas – 10h
Filme: O Homem do Saco

Fernanda Geromini
Rondônia – Cooperativa de Reciclagem do Bem
“Sou de Rondônia, trabalhei 12 anos, tive uma briga muito feia com o prefeito. Ele tratou nós igual cachorro, disse que não tinha verba para nos ajudar. Estou até hoje brigando, só eu de mulher, todo mundo correu e me deixou sozinha.”

Rosan Macau
Borborema – Paraíba – Associação das ASCARB
“Somos da Paraíba e hoje encontramos esse mesmo descaso. Este evento é lindo e maravilhoso, mas muitas coisas não saem do papel. Precisamos melhorar nossa situação, dependemos do governo federal, estadual e municipal e precisamos de mais apoio.”
Entrevistas – 14h
Filme: A Melhor Mãe do Mundo
Mogi Guaçu – Cooperativa 3Rs
“O filme mostra a mulher negra na rua com seus filhos e o amor que ela tem por eles. Ela percebe que voltar para o marido não valia a pena e, assim, salva seus filhos. É uma realidade muito forte.”
Manoel Rodrigues
Bahia – Associação COOCAL
“O filme é muito realista. Na nossa associação, 90% são mulheres e quase todas passam por essas dificuldades. O filme trouxe realidade e alegria. Convidamos o CineB para ir até a Bahia.”
Thaís Nonato
Belo Horizonte – Associação ASMARI
“O filme reforça a importância do cuidado com a mulher brasileira, da segurança e da ampliação de direitos. Precisamos fortalecer especialmente as mulheres catadoras.”
Encerramento
“A participação do CineB na EXPOCATADORES reafirma o compromisso do projeto com a formação de público para o cinema brasileiro e com a valorização de narrativas que dialogam com as lutas sociais, o trabalho coletivo e a realidade das periferias”, afirma Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB.

Presença do Presidente da República
No último dia da EXPOCATADORES, o evento contou com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que tradicionalmente celebra o Natal com o movimento dos catadores e catadoras.

Agradecimento
O CineB agradece especialmente a equipe de produção do projeto, responsável pela realização das sessões, pela articulação com os parceiros e pelo cuidado em cada etapa da ação durante a EXPOCATADORES.

Legenda sugerida: Daniela (videomaker), Indianara (assistente de produção), Cidálio Vieira Santos (coordenador do CineB) e Luan (técnico audiovisual).
Desde 2007, o projeto já atingiu um púbico de 97 mil espectadores em mais de 780 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 300 bairros da cidade de São Paulo e 24 cidades fora de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB 187 longas-metragens e 128 curtas-metragens; além da realização de pré estreias exclusivas.
Veja as fotos do dia:

































































































































































































































