CineB estreia no Jardim Cidade Pirituba com sessão especial de curtas-metragens

Sessão exibida em 30/01/2026

Fotos e texto: Thaís Nozue

O CineB realizou pela primeira vez uma sessão no Jardim Cidade Pirituba, reunindo cerca de 40 pessoas que lotaram o espaço da Associação União da Vila para uma noite dedicada ao cinema brasileiro em formato de curtas-metragens. A iniciativa levou cultura, lazer e troca de experiências para moradores da região, muitos deles em contato com esse tipo de exibição pela primeira vez.

A programação contou com a exibição dos curtas VelloziaSobre Amizade e BicicletasVozes do MangueO Menino que Engoliu o Choro e Pipa e as Ruínas do Tesouro — obras que abordam temas como infância, amizade, território, escuta e sensibilidade, despertando a atenção do público do início ao fim.

Como já é tradição do projeto, Seu Antônio esteve presente garantindo a pipoca quentinha e deliciosa, que ajudou a criar o clima acolhedor da sessão. Ao final das exibições, as crianças participaram de um quiz com perguntas e respostas sobre os filmes e receberam camisetas do CineB como brinde, além do sorteio de mais uma camiseta, encerrando a noite com muita animação.

A sessão foi articulada pelo gabinete do deputado Luís Cláudio Marcolino, em parceria com Marinalva Brito, fortalecendo o diálogo entre poder público, associações locais e iniciativas culturais. A abertura ficou a cargo de Cidálio Vieira, coordenador do Projeto CineB, da presidente da associação, Toninha, e da parceira da entidade, Roseire Ferreira, que destacaram a importância de levar cultura para dentro da comunidade.

Cidálio Vieira (esq.), Rosemeire Ferreira e Toninha

Para Toninha, presidente da Associação União da Vila e moradora da região há mais de quatro décadas, a chegada do cinema representa um avanço necessário:
“Hoje foi muito importante essa cultura chegar aqui na União. As crianças e os moradores precisam disso. Precisamos investir mais em cultura para as crianças e os jovens, porque a cultura é tudo.”

Toninha, presidente da Associação

Rosemeire Ferreira, que cedeu o espaço para a realização da sessão, também celebrou a iniciativa:
“Foi muito maravilhoso, gostei mesmo. É só marcar que a gente faz de novo.”

Rosemeire Ferreira, colaboradora

Quem também saiu impactada foi Mariana Donizete, que participou da sessão ao lado do filho Brian Dominique:
“Eu amei, simplesmente espetacular. Todos os filmes. Aprendi muito e meu filho aprendeu muito também. Foi sensacional.”

Mariana Donizete e o filho Brian Dominique, moradores do Jardim Cidade Pirituba

A estreia do CineB no Jardim Cidade Pirituba reforça o compromisso do projeto em democratizar o acesso ao cinema nacional, especialmente por meio do curta-metragem, formato potente para ampliar repertórios, provocar reflexões e criar vínculos entre o audiovisual e a comunidade.

CineB: 18 anos democratizando o acesso ao cinema nacional

Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 95.291 MIL  espectadores em mais de 781 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 300 bairros da cidade de São Paulo  e 24 cidades fora de São Paulo. Ao longo destes 18 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  257  entidades e 193 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB  187  longas-metragens e 132 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Em 2020 no momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Siga o CineB:
📷 Instagram: @projeto_cineb
🎵 TikTok: @projetocineb
📘 Facebook: @cinebsolar
▶️ YouTube: CineB Solar

Confira as fotos da sessão:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *