CineB leva cinema brasileiro ao Jardim Pedra Branca e encerra o ano em clima de Natal na Cidade Tiradentes

Sessão exibida em 19 de dezembro de 2025.

Fotos e texto: Thaís Nozue

Na sexta-feira, 19 de dezembro, o CineB realizou mais uma sessão especial na Cidade Tiradentes, desta vez no Jardim Pedra Branca, zona leste de São Paulo. A exibição aconteceu na quadra da EMEF Prof. Clotilde Rosa Elías e reuniu moradores de diferentes idades em uma noite marcada por clima natalino, pipoca quentinha e casa cheia.

A sessão integra uma sequência de articulações realizadas ao longo de 2025 na Cidade Tiradentes, fruto do mesmo trabalho conjunto com lideranças locais e mandatos parceiros. Ao longo do ano, o CineB passou por diferentes pontos do território, fortalecendo uma rede cultural na região. Relembre outras sessões realizadas na cidade:
https://projetocineb.com.br/?p=28654
https://projetocineb.com.br/?p=28779
https://projetocineb.com.br/?p=28892

Na sessão estavam presentes Rosângela Francisca da Silva (Danda), da Associação Benfica, Associação
Ruiva, Associação Olaria, Associação Unidos do Iguatemi, Fátima Benedita Passos – presidente da Associação do Bem, Associação Colônia Japonesa, Dona Iracema – líder comunitária e conselheira da saude.

Representantes das Associações da Cidade Tiradentes

O filme exibido foi Saneamento Básico, O Filme, produção de 2007 dirigida por Jorge Furtado, com Fernanda Torres, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Camila Pitanga no elenco. A obra, exibida no início do CineB em 2008, retorna agora em versão remasterizada em 4K, após ter sido relançada nos cinemas brasileiros em maio de 2025, conectando passado e presente do projeto.

Na trama, moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, precisam construir uma fossa de tratamento de esgoto. Sem verba disponível, descobrem a existência de recursos públicos destinados à produção de um vídeo que precisam ser utilizados rapidamente. Surge então a ideia de realizar a obra enquanto produzem um filme de ficção sobre ela — dando origem a uma comédia crítica e atual sobre políticas públicas, burocracia e criatividade popular.

A escolha do filme dialogou diretamente com a realidade da região, como destacou Vânia Lúcia, da Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Pedra Branca. Atuante em ações sociais que envolvem desde cestas básicas e apoio a clínicas de recuperação até articulações por pavimentação, saneamento e zeladoria, ela ressaltou a importância do cinema chegar ao território:
O cinema fica muito longe daqui, mais de uma hora de condução, e muita gente não tem condições de pagar. Dependendo do filme, a pessoa aprende muita coisa, dá uma limpada na mente e sai diferente da sessão.”

Vânia Lúcia – Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Pedra Branca

O assessor do vereador Alessandro Guedes e morador da Cidade Tiradentes há quase quatro décadas, Elias Vieira da Silva destacou o alcance do projeto e a continuidade das ações no território:
Já é a quarta sessão aqui na Cidade Tiradentes, passando por várias associações. É um projeto voltado para o público adulto e infantojuvenil. O cinema mais próximo fica a 40 minutos, no shopping, e nem todo mundo se sente à vontade de ir até lá. Aqui é o contrário: o CineB vem até a comunidade. Em plena sexta-feira de fim de ano, com todo mundo recebendo o 13º, a quadra ficou cheia. Foi muito prazeroso ver isso acontecer.”

Elias Vieira da Silva – Assessor do vereador Alessandro Guedes

Após a exibição, o debate final revelou o interesse da juventude pelos temas abordados no filme. Amigos Yago Araújo Queiroz e Isaac Correia de Araújo participaram da conversa, relacionando a narrativa à realidade local:
O filme é bem legal e o tema do saneamento básico é muito importante. Ajuda a entender como essas coisas chegam até a escola e como a prefeitura atua. Foi bom aprender mais sobre isso”, comentou Yago.

A noite terminou com sorteio de camisetas do projeto, reforçando o clima de celebração e encerramento do ano. O CineB agradece à Associação Comunitária do Jardim Pedra Branca, à equipe da escola e, principalmente, à comunidade, que mais uma vez compareceu, participou e mostrou que o cinema brasileiro segue vivo quando encontra território, diálogo e público.

Sobre o CineB

Desde 2007, o projeto já atingiu um púbico de 97 mil espectadores em mais de 780 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 300 bairros da cidade de São Paulo e 24 cidades fora de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB 187 longas-metragens e 128 curtas-metragens; além da realização de pré estreias exclusivas.

Veja as fotos da sessão:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *