JARDIM IMPERADOR E IV CENTENÁRIO

Veja como foi nossa exibição no Jardim Imperador e IV Centenário! Foi a primeira vez que acontece uma exibição de cinema no bairro. Diversos moradores marcaram presença, inclusive aqueles que nunca tinham ido ao cinema!

CineB na Associação Amigos do Bairro Jardim Imperador e VI Centenário.
CineB na Associação Amigos do Bairro Jardim Imperador e VI Centenário.

A dona Maria do Carmo Gomes, moradora do Jardim Imperador, foi pela primeira vez ao cinema com o CineB. Ficou muito encantada com a história do filme Lula – O filho do Brasil, da Fabio Barreto. “Queria um DVD para o pessoal lá em casa ver como era a luta por nossos direitos naquela época”, comenta sobre o filme.

Já Valdequis Marcos dos Santos conta que não foi ao cinema quando era garoto e depois não teve motivo ou oportunidade para ir.

“Essa sessão valeu muito pra mim, o filme, tudo muito bacana”, diz Valdequis
“Essa sessão valeu muito pra mim, o filme, tudo muito bacana”, diz Valdequis. Na foto ele está ao lado de dona Maria do Carmo e a filha, Maria Luiza Gomes.

Uma região com falta de espaços culturais. O cinema mais próximo fica no Shopping Aricanduva. Transporte + entrada do cinema, pode ser um pouco pesado no bolso. Por isso o CineB foi um convocado pelo Professor de Educação Física, Matias, da E. M. Arquiteto Vila Nova Artigas.

“Poucos têm acesso, ou mesmo oportunidade para conhecer espaços culturais como o cinema; a questão financeira acaba pesando na decisão das pessoas de ir ao cinema”, explica Matias.

Foto de uma das pesquisas do CineB, respondida pelo público.
Foto de uma das pesquisas do CineB, respondida pelo público.
professor Matias
“Já houve um Cineclube na região há algum tempo, chamado Luzes da Periferia, mas não continuou”, conta o professor Matias. Na foto, da Associação Bia Moreno, de Vila Rica e, Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB.

Edson Luiz Torrisi conta que organizou o Cineclube de 1987 a 1992. “Tiveram exibições com 300 pessoas, com filmes como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues”, conta Edson.

“O que complicou continuar com nossas exibições foi a falta de estrutura”, diz Edson.
“O que complicou continuar com nossas exibições foi a falta de estrutura”, conta Edson Torrisi, do antigo Cineclube Luzes da Periferia.

“Distribuímos todos os panfletos que tínhamos, imprimi mais e saímos para a rua; o povo não acreditava que era cinema de graça”, conta a moradora Regina Tandello.

A moradora de Jardim Imperador, Regina, com o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos
A moradora de Jardim Imperador, Regina Tandello, com o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos
A aposentada do Sindicato dos químicos, Amélia Pohlen,a agente de apoio do CEI (Centro de Educação Infantil IV Centenário), Rosely Moreira dos Santos e as educadoras do CEI IV Centenário: a educadora infantil Marcia Lacerda de Andrade, Sonia Maria Maia Cruz, Lucimar Vanderlei Silva, Helena Gomes de Souza.
Prestigiaram a exibição: aposentada do Sindicato dos químicos, Amélia Pohlen, agente de apoio do CEI (Centro de Educação Infantil IV Centenário), Rosely Moreira dos Santos e as educadoras do CEI IV Centenário - Marcia Lacerda de Andrade, Sonia Maria Maia Cruz, Lucimar Vanderlei Silva, Helena Gomes de Souza.
O morador Antonio Mendes Pereira ia ao cinema assistir aos filmes do Mazzaropi. O metalúrgico aposentado conta que assim que viu o CineB numa nta do jornal Agora, correu para prestigiar a sessão!
O morador Antonio Mendes Pereira costumava ir ao cinema assistir os filmes do Mazzaropi. O metalúrgico aposentado conta que assim que viu a nota no jornal Agora sobre o CineB, correu para prestigiar a sessão!
O resultado do clássico sorteio de camisetas do CineB, através das pesquisas de opinião respondidas pelo público.
O resultado do clássico sorteio de camisetas do CineB, através das pesquisas de opinião respondidas pelo público.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *