Mais uma exibição de sucesso na quadra poliesportiva do Projeto Social Ilha de Vera Cruz, no bairro de Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Para o CINEB foi uma sessão muito especial pois alunos de cursos de alfabetização de jovens e adultos de diversas escolas da região estiveram presentes.
O filme exibido, Lula – O filho do Brasil, de Fabio Barreto, será trabalhado na sala de aula, de forma que os alunos possam aprender utilizando o cinema.
Para a diretora do Instituto Perseu Abramo, Selma Rocha, a continuidade do estudo de disciplinas escolares no cinema é positivo para o processo educacional. “Experiência própria. Eu e (cineasta) Tatá Amaral éramos secundaristas, após o colégio íamos ver filmes que eram proibidos no Brasil; foi através do cinema que comecei a ter noções políticas”, explica Selma Rocha, que está conhecendo o CINEB mais de perto e pela primeira vez esteve em uma exibição comunitária, já confessando que irá acompanhar outras!
Durante a abertura da exibição, o Deputado Estadual pelo PT e morador de Vila Leopoldina, Luiz Cláudio Marcolino, falou sobre a importância do CINEB na democratização do acesso ao cinema. “Muitas vezes temos a concepção de que alguns lugares não são feitos pra gente; muita gente pensa isso sobre o cinema e esse afastamento não é bom”, diz Luiz Cláudio, que é ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “O cinema é cultura e o CINEB tenta quebrar essa concepção de um cinema de elite”.
“Temos umavisão educacional que valoriza a cultura, por isso a parceria com o CINEB é fundamental”, diz a coordenador do Projeto Social Ilha de Vera Cruz, Jussara Ferreira Paim. “Quando preparamos as aulas dos alunos, já prevemos esse tipo de atividade e propomos tarefas que eles executam, como por exemplo, contar com suas próprias palavras o que entendeu do filme”, explica.
Outro ponto favorável da democratização dos filmes de nosso País é que todo brasileiro entende. Não precisa de legenda. “Além de não ter legendas, o povo se identifica mais com as histórias, pois são bem parecidas com as que vivem”, explica a diretora financeira do Projeto Social Nossa Turma, Luciana Pazzini.
+
Ah! Outro destaque desta exibição foi a participação especial do grupo de dança de rua A.R.T.E.X. Tiago Cavalcanti Ferreira e César Cavalcanti animaram o fim da sessão com uma apresentação. Em seguida, convidaram o público a se juntar para dançar junto!
E no tradicional sorteio de camisetas do CINEB, Judith da Silva Moraes, ganhou o livro que se baseia o filme Lula – O filho do Brasil.
E aqui deixamos nosso agradecimento às entidades que divulgaram esta exibição: Projeto Social Ilha de Vera Cruz, Colégio Santa Cruz, Escola Municial Dilermando Santos Dias, Projeto Social Nossa Turma e Igreja Nossa Senhora de Lourdes.