Dia 6 de julho de 2007, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, aconteceu a primeira exibição do CINEB para 300 pessoas com o filme O tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira.
Desde então, esta parceria entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Brazucah Produções , que percorre os bairros e comunidades de São Paulo, Osasco e região para democratizar o acesso ao cinema e divulgar os filmes brasileiros já realizou 222 sessões (de curtas e longas metragens) para mais de 27.500 espectadores. Foram escolas, igrejas, quadras poliesportivas, debaixo de ponte, em praças e parques de São Paulo e região.
Através do CINEB, muitas pessoas pela primeira vez tiveram a experiência de assistir a um filme no cinema. Além disso o projeto tem orgulho de difundir essa diversão coletiva, na qual unimos os moradores dos bairros. Esperamos ainda levar essa alegria para outras comunidades!
Já exibimos Lula – O filho do Brasil, Domésticas, Eu e meu guarda-chuva, O contador de histórias, O casamento de Romeu e Julieta, Antônia, A máquina, Meu nome não é Johnny, entre outros títulos de sucesso.
O CINEB também realizou diversas pré-estreias de filmes brasileiros como Raul Seixas – O início, o fim e o meio, Divã, Era uma vez…, e por aí vai!
O bom resultado desses 5 anos se deu graças ao apoio dos meios de comunicação, principalmente os jornais de bairro que sempre auxiliam na divulgação deste projeto!
E claro, o agradecimento mais que especial vai à toda equipe do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que desde 2007 promove este evento numa atitude de um sindicato cidadão, que preocupa-se não só com a classe que defende, mas também busca melhorar a qualidade de vida de toda população!
Sem eles, o CINEB não teria a estrutura itinerante que leva a cada comunidade cadeiras, projetor, telão, caixas de som, saquinhos de pipoca personalizados do projeto, o pipoqueiro oficial Sr. Antônio Nascimento, cartazes, banners e panfletos que são entregues aos líderes comunitários para que estes façam a divulgação da sessão. No final de cada CINEB, o público responde a uma pesquisa de opinião e, com ela, concorre no sorteio camisetas do projeto!
Em 2010 e 2011 comemoramos esta data especial na própria sede do Sindicato, com o Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro, o qual presta homenagem tanto aos realizadores das obras cinematográficas exibidas pelo projeto, quando às comunidades que recebem esta cultura nacional. E este ano, terá muito mais!
Aliás, ano passado, o CINEB conquistou mais uma vitória: através das pesquisas de opinião, foram selecionados os 5 curtas metragens que o público mais curtiu desde o início das exibições. E com subsídio do Sindicato dos Bancários foi lançado o Selo CINEB do Cinema Brasileiro. Um DVD com de curtas vendido nas exibições. Todo o dinheiro é revertido aos realizadores destas obras. Com esta atitude, o CINEB reafirma ainda mais seu objetivo de difundir e democratizar o acesso às obras cinematográficas produzidas no Brasil. Sejam elas de curta, ou de longa duração.
Venha participar desta festa! Confira nossa programação pelo Facebook do CINEB e, claro, aqui em nosso blog!
Viva o cinema brasileiro! Viva o Sindicato dos Bancários de SP! Viva a Brazucah! Viva o CINEB! Vida longa à cultura brasileira!