CINEB UNIVERSIDADES NA FIAM/FMU

O CINEB Universidades exibiu, nos dias 06 e 07 de agosto, o documentário Utopia e Barbárie, de Silvio Tendler, na semana de recepção dos calouros de comunicação da FIAM/FMU. O filme traz uma análise do que foi feito do mundo pós-Segunda Guerra Mundial, sob a visão do diretor que vivenciou a explosiva geração de 68.

Este projeto, em parceria com universidades, leva a estudantes filmes nacionais que ajudam a compreender e debater o mundo atual. O mais bacana é que as exibições proporcionam bons debates entre alunos e professores em sala de aula.

Alunos fazem fila para a sessão

Comentando a importância da exibição de Utopia e Barbárie para os alunos recém chegados à universidade, a diretora de comunicação da FIAM, Márcia Furlan Avanza, comenta que o filme faz um bom resumo da história nas últimas décadas e que, para ela, “A base da comunicação é o conhecimento geral”. Ela afirma, ainda, que o conhecimento não está apenas nas salas de aula: “Este belo documentário traz todo um conhecimento de fora da universidade. Ele nos ajuda a mostrar o mundo para os nossos alunos”.

Alunos do campus Liberdade chegam para a sessão
Auditório do campus Morumbi lotado

Márcia aproveitou para lembrar a  outra vez que o CINEB Universidades esteve lá, quando exibiu Simonal – Ninguém sabe o duro que dei: “Quando exibimos o filme sobre o Simonal, os alunos ficaram abismados com a história dele. Ninguém o conhecia”, conta a simpática diretora, que é fã e tem a discografia completa do músico. Ela complementa dizendo que “ o bom do documentário é que ele traz a nossa cultura do passado para os jovens de hoje”. Além do mais, a sessão gratuita é uma boa oportunidade para assistir a um documentário, já que este gênero é pouco procurado nas salas de cinema.

Alunos aprovam a pipoca do Seu Antônio

A caloura de publicidade Maira Meneses, 19 anos, se declara uma apaixonada por cinema nacional: “Eu deixo de assitir filmes internacionais para ver os brasileiros”. Ela conta que este interesse pela nossa produção veio da influência do professor de geografia no colegial: “ele sempre me incentivava a dar valor ao que é nosso, foi aí que eu comecei a conhecer melhor não só os filmes, mas também a música brasileira”. Sobre a sessão, ela gostou de saber da exibição de filmes brasileiros e estava curiosa, já que não é muito acostumada a assistir documentários.

Estudante Maira Meneses, apaixonada por tudo que é brasileiro

E não era só ela. Todas as três sessões estavam lotadas, mais de 400 alunos em cada uma. Uma parceria que deu sucesso e resultados. Para a coordenadora do curso de Rádio e Tv, Letícia Capanema, a  sessão lotada na atividade de calouros é  positiva pois “incentiva a cultura de participar de atividade complementares, além do hábito de assistir a documentários e filmes brasileiros”.

Letícia Capanema dá as boas vindas aos seus alunos
Algumas das sorteadas que faturaram uma camiseta do CINEB

E essa é a finalidade do CINEB Universidades: complementar as atividades acadêmicas, incentivando o debate, a convivência e a troca de conhecimento, além de divulgar a cultura brasileira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *