PARQUE DOROTÉIA – ZONA SUL

Desta vez, o projeto CINEB levou o filme 5X Favela – Agora por nós mesmos, para o Parque Dorotéia, na zona sul de São Paulo, quase divisa com o município de Diadema. A ideia da sessão foi da moradora Adriana Pereira, que conhece o idealizador do projeto, Cidálio Vieira Santos.
Adriana, que também é assessora do deputado Luiz Claudio Marcolino, conta que gosta de organizar eventos em sua comunidade: “Sempre que posso, e consigo, realizo eventos deste tipo aqui, pois não temos muitas opções culturais em nossa região”. Ela disse que o lugar mais próximo que oferece cultura é o CEU Alvarenga, mas que lá, há pelo menos 4 anos, o número destas atividades diminuiu bastante.

Cidálio Vieira Santos (coordenador do CINEB) e Adriana Pereira (assessora do deputado Luiz Cláudio Marcolino)

Para a sessão, ela conseguiu um espaço na Paróquia Santa Teresinha, chamou vizinhos de bairro e comunidades ao redor, e ainda saiu com um carro de som anunciando a sessão: “Quando falamos que teria sessão de cinema com pipoca, e tudo de graça, várias pessoas ficaram desconfiadas”, conclui Adriana, referindo-se à reação das pessoas com o anúncio do Cine B por lá.

Moradores assistem ao 5x Favela

Quem ficou no carro de som, convidando a comunidade para a sessão, foi o líder comunitário Dagmar Clemente, ou apenas Seu Magu, que também ajudou a organizar a sessão. Ele acredita no potencial educativo do cinema, que no caso do filme 5X Favela, pode ajudar os pais a orientar melhor seus filhos: “Assistir ao filme hoje é uma rara opção ao Pancadão”. Ele conta que este Pancadão é uma má influência para as crianças e adolescentes, pois são reuniões nas ruas regadas a muito álcool e drogas.

Jadielma Gomes, com os filhos Kaike e Bruna

Presente na sessão, a cabeleireira Silvana Galdino disse adorar cinema brasileiro: “Olha, eu adoro filme nacional, já vi muitos. Se eu fosse você, O auto da compadecida, O palhaço, O homem que desafiou o diabo. Vejo tudo. Acho que temos que dar valor ao que é nosso”. Silvana estava empolgadíssima com a sessão, e lembrou que chorou quando o Brasil não levou o Oscar de melhor canção original pelo filme Rio: “Fiquei acompanhando pela televisão. Estava muito ansiosa. Quando vi que não ganhamos, chorei”.

Silvana Galdino, a maior fã do cinema nacional presente na sessão

O estudante Thiago Pereira é fã do CINEB e vai às nossas sessões há dois anos: “O melhor do CINEB é a pipoca de graça e a interação que tenho com as pessoas. Já consegui até ir em pré-estreias”. Desta vez, ele levou a amiga Jusciléia Santos, que acha vantagem do cinema brasileiro sobre o estrangeiro porque “ o filme é mais natural, os personagens são mais reais”. E ela ainda indicou o 5X Favela: “Deu pra se emocionar e dar muitas risadas. O filme é pra todos os gostos”.

Os amigos Thiago Pereira e Jusciléia Santos
Ricardo Alves, diretor da escolinha de futebol Santa Amélia, e a namorada Roseleine Sales
Cidálio Vieira Santos, Adriana Pereira e Cláudio Pereira
Fim da sessão com muita pipoca e camisetas sorteadas

É isso mesmo, pessoal. E o CINEB não para. Confira nossa programação nos bairros e nas universidades. E sempre tem novidade. Fique por dentro curtindo a nossa página no facebook.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *