PRÉ-ESTRÉIA EXCLUSIVA NO COLÉGIO SANTA CRUZ

Na quarta-feira, 8 de agosto, foi a vez do Colégio Santa Cruz, zona oeste de São Paulo, receber a pré-estreia exclusiva do filme À Beira do Caminho, de Breno Silveira. A plateia de mais de 400 pessoas era composta por alunos dos Cursos Noturnos, projeto social do colégio que oferece gratuitamente ensino fundamental, médio e técnico a quem não pôde concluir os estudos. E foi uma festa, pois todos foram dispensados da aula para ver o filme do Cine B.

Antes da sessão, alunos recebem pipoca de graça

Orlando Jóia, diretor dos Cursos Noturnos, conta que sempre busca realizar atividades culturais para estes alunos que tem poucas oportunidades em suas comunidades. Para ele, o bom da pré-estreia é que “dá um sabor especial em saber que o filme ainda não chegou aos cinemas”. Orlando destacou a relação da história do filme com a realidade daqueles estudantes: “3/4 dos alunos vieram do nordeste pra São Paulo. Com certeza eles vão se identificar, de alguma maneira, com a história narrada”.

Alunos fazem fila para a pipoca

Com isso, ele também ressalta como o filme nacional dialoga melhor com o público: “Por falar a nossa língua, acontece uma identificação básica com quem assiste; é mais fácil de a gente se ver e se reconhecer na tela”. Para ele, a escola é um canal de distribuição de cultura, por isso acha fundamental exibir filmes lá. Muitos não vão ao cinema, principalmente por ser caro.  Orlando também pensa que o bom do cinema brasileiro é que ele tem “ o jeitão da nossa gente”.

Teatro do Colégio Santa Cruz lotado para a pré-estréia exclusiva

O professor Cláudio Bizzone comentou o sucesso da sessão: “Foi lindo. O silêncio permanente durante a exibição mostrou a entrega dos alunos ao filme”.

O professor Carlos Bizzone destacou a primeira pré-estréia no colégio

A aluna Edna, que estava com as amigas Pâmela e Erivanda, ficou muito emocionada ao final da exibição: “A emoção do filme me fez lembrar o meu passado, mexeu com o meu interior”. E ela ainda completou: “O rei Roberto Carlos é a paixão da minha vida”, se referindo à trilha sonora, toda composta com músicas do Roberto.

As alunas Pâmela, Edna e Erivanda adoraram o filme
As amigas Vanessa e Aline estavam empolgadas com o filme. "Final emocionante", disse Vanessa

Fazia tempo que Seu Carlito não ia ao cinema, pois não gostava muito. Mas após o filme daquela noite, ele confessou: “Agora mudei de ideia, quero ir ao cinema sempre”. Ele adorou o filme porque “dá pra dar risada, refletir sobre a vida e também se emocionar”.

Seu Carlito que, após a sessão, disse querer voltar a frenquentar cinema

Com uma sessão de sucesso assim, ficamos muito animados a voltar. Cidálio Vieira Santos, coordenador do Cine B disse, disse: “É a primeira vez que chegamos ao Colégio Santa Cruz com o Cine B e pretendemos voltar ainda este ano pra cá”.

Ao centro, Carlos Bizzone (professor) e Cidálio Vieira Santos (coordenador Cine B), com as alunas Helena e Fátima

Bom, o mais gostoso desta sessão foi flagrar, por várias vezes, as pessoas cochichando sempre que reconheciam um lugar mostrado na cena. Coisas como: “Olha, ali é o viaduto tal, e lá é próximo de casa”. Isto comprova todas as teorias de que, realmente, quando conseguimos nos identificar com a realidade dos personagens, nosso envolvimento com o filme é muito maior e, claro, bem mais gostoso.

Pela primeira vez no cinema, Cecília Soares (esquerda) com a amiga Maria de Fátima (direita)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *