Dia 26 de outubro estreia nos cinemas um novo filme que pretende emocionar as plateias. O último trabalho de Breno Silveira (que dirigiu 2 filhos de Francisco e À beira do caminho) também conta uma história musical, só que esta transita numa difícil relação entre pai e filho.
O músico Gonzaguinha, foi adotado pelo Gonzagão, depois que sua mãe morre de tuberculose. Gonzaga cuida do garoto do seu jeito e por diversos motivos, os dois mantêm um distanciamento. Poucos anos antes de falecer, Gonzaga concede uma entrevista ao filho e assim eles fazem as pazes. No filme é esta conversa que apresenta ao espectador o universo que havia por trás dos músicos.
Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Gonzaguinha (1945-1991) e de um amor que venceu todas as difíceis lembranças e defeitos humanos. Um prato cheio para quem gosta de se emocionar num filme.
A sala de teatro do Colégio Santa Cruz (zona oeste de SP) ficou lotado e o público riu bastante, cochichou muita coisa, enfim, uma noite de pré-estreia de muito sucesso!
Para o professor do EJA do Colégio Santa Cruz, Salvador, a identificação de seus alunos com a história foi grande. “Para os alunos imigrantes a história os ajudou a reviver momentos de suas vidas, a relação que cada um teve com o pai, foi isso que mais ouvi dos alunos”, explicou.
“Essa é a realidade de muitas pessoas que moram em São Paulo. Tanto que a frase dita no filme é bem do jeito que eles são: levo o nordeste junto comigo. Meus alunos moram em São Paulo, por anos, mas continuam sempre dizendo a cidade onde nasceram”, disse Professor Salvador.
“É muito legal lembrar da terra da gente e ver que meu pai era desse jeito também, mas acho que por isso hoje estamos aí na luta, trabalhando e também estudando”, contou sanfoneiro Antonio Barboza de Lima, aluno do Nossa Turma, em um projeto de alfabetização de adultos.
Para a diretora executiva da Brazucah Produções, Cynthia Alario, a pré-estreia de Gonzaga – De pai para filho é mais uma forma do CineB popularizar o cinema brasileiro. “Quando pensamos em pré-estreia, sempre imaginamos algo exclusivo, para atores e pessoas envolvidas no filme, por isso queremos ampliar, fazer com que todos vejam”, explica Cynthia.
“Este é um filme que conta a história de dois grandes artistas brasileiros, por isso que para nós do Sindicato é uma honra exibir este filme para vocês”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira.
Confira no cinema Gonzaga – De pai para filho! Vale a pena.