CINEB no 1º de Maio da CUT

Por Paulo Castro

 O CINE B marcou presença num dos feriados mais importantes do mundo: neste 1º de Maio tivemos uma tenda exclusiva montada no ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores, a CUT, no Grajaú, zona sul de São Paulo.

 

 

Tenda vista do lado de dentro. A lotação de cada sessão era de 70 pessoas

Pela 5º ano consecutivo, a CUT realizou este evento na região em homenagem ao dia do trabalhador. Durante todo o dia, a população pode aproveitar serviços de saúde – como aferir a glicose, pressão arterial, orientação sobre prevenção e tratamento de doenças, etc – de estética – como tratar o pé com podólogos e corte de cabelo – tendas com comidas e bebidas variadas, além de lazer e cultura com brinquedos para a criançada, shows e, a novidade deste ano, o cinema brasileiro levado pelo CINE B. (Acesse AQUI a matéria sobre tudo que rolou no evento)

O público faz fila para cuidar dos pés. Um dos serviços gratuitos oferecidos à população

Ao longo da tarde, em dez exibições, o CINE B projetou 12 curtas-metragens, que fazem parte do Selo CINE B do Cinema Brasileiro, para um público de mais de 500 pessoas que lotou a  tenda do cinema nacional. Foi uma correria para todos nós: enquanto uma sessão ainda acontecia, uma fila de pessoas para a próxima já se formava em frente ao carrinho de pipoca do Seu Antônio, nosso pipoqueiro oficial.

 

Antes de cada exibição, o público ganhou a pipoca deliciosa do seu Antônio.

E quem apareceu para saudar o CINE B durante uma das sessões foram os companheiros do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Esteve lá a presidenta Juvândia Moreira, o deputado estadual e ex-presidente Luiz Cláudio Marcolino, a secretária de finanças, Rita de Cássia Berlofa, e os diretores executivos Daniel Reis, Raquel Kacelnikas e Maria Rosani.

Cidálio Vieira Santos (Coord. do CINE B), Juvândia Moreira (Presidenta. do Sind. dos Bancários), Daniel Reis e Maria Rosani (diretores exec. do Sindicato) e, à esquerda, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino

A presidenta Juvândia estava muito empolgada com a sessão lotada pelos moradores do bairro do Grajaú e região e feliz por estar em uma exibição do CINE B: “É muito bom a gente conseguir trazer curtas-metragens brasileiros aqui para vocês da zona sul”. Juvândia destacou a importância daquele ato da CUT e os motivos da luta do feriado de 1º de Maio: “O trabalhador precisa de casa, comida, saúde, trabalho, lazer e cultura. E o CINE B traz cultura e cinema para todos vocês”.

A presidenta Juvândia com algumas das pessoas que nunca foram ao cinema presentes no ato da CUT

O deputado Luiz Cláudio Marcolino, um dos principais idealizadores do ato na zonal sul, disse: “Todas as atividades de prestação de serviço, lazer e cultura desenvolvidas hoje, de forma gratuita, aqui nas comemorações do dia do trabalhador, tem como função aproximar a cultura e vocês da zona sul”. Rita Berlofa agradeceu a presença de todos e desejou “um feliz dia do trabalhador e da trabalhadora”.

 

Deputado Luiz Cláudio Marcolino ao lado da criançada que marcou presença em peso em todas as sessões por lá.

E que dia feliz mesmo. Passaram pelo CINE B,neste feriado, pelo menos 7 pessoas da região que nunca tinham ido ao cinema.

São elas: a doméstica Maria Severia Dias, a dona de casa Eliane Paro, o motorista Rosenaldo Souza, a doméstica Marinalva Maria Santos, as aposentadas Hilda da Silva e Maria Barbosa Nascimento, além da costureira Maria Helena Silva.

 

Algumas das pessoas que nunca foram ao cinema: Eliana Paro, Marinalva Santos, Maria Barbosa e Maria Severina

Enfim, este 1º de Maio foi um dia muito especial pra nós do CINE B. Estreamos em um grande ato comemorativo público, popular, social e cultural. Levamos o cinema nacional a muitos brasileiros que pouco vem a nossa produção audiovisual, ainda mais curtas-metragens. Lotamos todas as sessões durante a tarde e também sorteamos brindes do CINE B, revistas e dezenas de agendas comemorativas aos 90 anos do Sindicato dos Bancários. Por falar neles, adoramos a presença dos amigos e grandes apoiadores do nosso projeto: a presidenta Juvândia Moreira e o deputado Luiz Cláudio Marcolino.

A pedagoga Eliane Pereira com os filhos. Ela já conhecia o curta VIDA MARIA:"Acho muito bom este curta, ele reflete a questão da oportunidade e da falta dela, e como isso se repete de mãe pra filha".

 

A bancária Rosangela da Silvia gostou bastante do projeto, tanto é que viu 2 sessões: "Achei muito bacana em saber que o Sindicato dos Bancários patrocina um projeto como este".

 

O casal assistente de produção do CINE B, Fábio Gonçalves e Thais Oliveira. "Muito legal poder trabalhar aqui hoje neste ato e ajudar levar este projeto para tantas pessoas", disse Thais.

 

O pessoal da ONG JUNTOS, onde o CINE B sempre gosta de levar cinema.

Obrigado a todos que foram, que prestigiaram o cinema nacional, que se emocionaram e riram com os curtas do Selo CINE B do Cinema Brasileiro, que curtiram a pipoca mais gostosa do pedaço, que comemoraram com a CUT o dia do trabalhador. Obrigado Sindicato dos Bancários e Brazucah Produções por levarem o nosso cinema à população que realmente se identifica com ele.

 

Público fecha a última sessão de curtas do CINE B no ato da CUT

Um grande abraço a todos e até a próxima. E que seja logo.

Acesse todas as fotos desta sessão no nosso FLICKR

OUTROS CLICKS

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *