Por Paulo Castro
O CINE B marcou presença num dos feriados mais importantes do mundo: neste 1º de Maio tivemos uma tenda exclusiva montada no ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores, a CUT, no Grajaú, zona sul de São Paulo.
Pela 5º ano consecutivo, a CUT realizou este evento na região em homenagem ao dia do trabalhador. Durante todo o dia, a população pode aproveitar serviços de saúde – como aferir a glicose, pressão arterial, orientação sobre prevenção e tratamento de doenças, etc – de estética – como tratar o pé com podólogos e corte de cabelo – tendas com comidas e bebidas variadas, além de lazer e cultura com brinquedos para a criançada, shows e, a novidade deste ano, o cinema brasileiro levado pelo CINE B. (Acesse AQUI a matéria sobre tudo que rolou no evento)
Ao longo da tarde, em dez exibições, o CINE B projetou 12 curtas-metragens, que fazem parte do Selo CINE B do Cinema Brasileiro, para um público de mais de 500 pessoas que lotou a tenda do cinema nacional. Foi uma correria para todos nós: enquanto uma sessão ainda acontecia, uma fila de pessoas para a próxima já se formava em frente ao carrinho de pipoca do Seu Antônio, nosso pipoqueiro oficial.
E quem apareceu para saudar o CINE B durante uma das sessões foram os companheiros do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Esteve lá a presidenta Juvândia Moreira, o deputado estadual e ex-presidente Luiz Cláudio Marcolino, a secretária de finanças, Rita de Cássia Berlofa, e os diretores executivos Daniel Reis, Raquel Kacelnikas e Maria Rosani.
A presidenta Juvândia estava muito empolgada com a sessão lotada pelos moradores do bairro do Grajaú e região e feliz por estar em uma exibição do CINE B: “É muito bom a gente conseguir trazer curtas-metragens brasileiros aqui para vocês da zona sul”. Juvândia destacou a importância daquele ato da CUT e os motivos da luta do feriado de 1º de Maio: “O trabalhador precisa de casa, comida, saúde, trabalho, lazer e cultura. E o CINE B traz cultura e cinema para todos vocês”.
O deputado Luiz Cláudio Marcolino, um dos principais idealizadores do ato na zonal sul, disse: “Todas as atividades de prestação de serviço, lazer e cultura desenvolvidas hoje, de forma gratuita, aqui nas comemorações do dia do trabalhador, tem como função aproximar a cultura e vocês da zona sul”. Rita Berlofa agradeceu a presença de todos e desejou “um feliz dia do trabalhador e da trabalhadora”.
E que dia feliz mesmo. Passaram pelo CINE B,neste feriado, pelo menos 7 pessoas da região que nunca tinham ido ao cinema.
São elas: a doméstica Maria Severia Dias, a dona de casa Eliane Paro, o motorista Rosenaldo Souza, a doméstica Marinalva Maria Santos, as aposentadas Hilda da Silva e Maria Barbosa Nascimento, além da costureira Maria Helena Silva.
Enfim, este 1º de Maio foi um dia muito especial pra nós do CINE B. Estreamos em um grande ato comemorativo público, popular, social e cultural. Levamos o cinema nacional a muitos brasileiros que pouco vem a nossa produção audiovisual, ainda mais curtas-metragens. Lotamos todas as sessões durante a tarde e também sorteamos brindes do CINE B, revistas e dezenas de agendas comemorativas aos 90 anos do Sindicato dos Bancários. Por falar neles, adoramos a presença dos amigos e grandes apoiadores do nosso projeto: a presidenta Juvândia Moreira e o deputado Luiz Cláudio Marcolino.
Obrigado a todos que foram, que prestigiaram o cinema nacional, que se emocionaram e riram com os curtas do Selo CINE B do Cinema Brasileiro, que curtiram a pipoca mais gostosa do pedaço, que comemoraram com a CUT o dia do trabalhador. Obrigado Sindicato dos Bancários e Brazucah Produções por levarem o nosso cinema à população que realmente se identifica com ele.
Um grande abraço a todos e até a próxima. E que seja logo.
Acesse todas as fotos desta sessão no nosso FLICKR
OUTROS CLICKS