CINEB VOLTA À VL HAMBURGUESA, ONDE REALIZAMOS A NOSSA 1ª SESSÃO DO PROJETO

E como diz aquele velho ditado bíblico, “o bom filho a casa torna”. E volta várias vezes. É assim com CINEB que, seis anos atrás, começou a fazer exibições gratuitas de filmes brasileiros em comunidades de São Paulo, Osasco e região. E a primeira sessão em comunidade que realizamos foi na Vila Hamburguesa, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, local que voltamos na última sexta-feira, 16 de agosto, com o filme À Beira do Caminho, nossa 6ª exibição por lá que foi, como todas as outras, muito calorosa graças ao público da comunidade, amigos e ao pessoal da pastoral da família.

Tudo pronto para receber o público da Vila Hamburguesa

“Eu gosto quando o CINEB vem para cá, pois é uma oportunidade de termos o cinema perto da gente”, contou Andrea Zanetti, que é coordenadora da Pastoral da Família por lá, e acompanhou e ajudou a organizar todas as sessões que fizemos na comunidade. Aliás, as idas do CINEB na paróquia incentivou Andrea a organizar o próprio cineclube: “Depois que vocês vieram para cá, eu tive a ideia de fazer o “cineminha com pipoca”, passando filmes com temática familiar e de amor filial”, disse ela. Que bom, Andrea, que conseguimos plantar a magia do cinema em vocês e mostrar como ele ajuda a cultivar a união de um grupo e promover discussões sobre o que nos cerca.

Sucesso no CINEB, o curta O FILHO DO VIZINHO animou o público antes da exibição de À BEIRA DO CAMINHO

Outra exemplo que estava por lá, e mais um daqueles que nos orgulha em fazer o CINEB, foi encontrar o “Trio los Ponche”, como é chamado o grupo de amigas formado por Maria Teixeira, Rosa Ferreira e Tamiko Biasotti. Elas, que são colegas de coral do Tendal da Lapa, pelo jeito, não se desgrudam. Tamiko esteve na sessão do filme VIPs que promovemos no Tendal e recebeu o convite para esta sessão da Vila Hamburguesa: “Eu estava na sessão do Tendal da Lapa. Quando vi que ia ter hoje aqui, chamei as minhas amigas e viemos, pois eu adoro o cinema brasileiro e, o melhor, que é de graça”, disse a simpática Tamiko. E acho que o trio aprovou o filme mesmo: “Agora eu vou voltar bastante feliz pro Butantã”, disse Rosa após a sessão, que ficou bem emocionada com a história do filme.

As amigas Maria Teixeira, Rosa Ferreira e Tamiko Biasotti são fãs do CINEB

Colegas de ginástica, todas estas meninas da foto abaixo ficaram sabendo da sessão do CINEB graças à uma barraca montada do nosso projeto na festa junina do Pelezão. E elas vieram em grupo mesmo, e todas animadas. Tanto é que pediram: “tira uma foto nossa, tira!”.

Amigas de ginástica do Pelezão estiveram em peso na sessão

Sessão boa é sessão grande, com filme emocionante e gente muito animada. Melhor ainda é quando encontramos pessoas que nunca foram ao cinema na vida e graças ao CINEB puderam viver a experiência do cinema. E desta vez encontramos cinco pessoas que nunca tinham visto um filme na sala escura, com telão e som alto. É exatamente o que diz a diretora da Brazucah Produções, Cynthia Alario: “Um filme só se realiza de verdade quando é visto na tela pelas pessoas”.

Ednaldo Nascinmento, Terezinha Costa, Leonardo Souza, Caio Jardim e Silvangelo Dias nunca tinham ido ao cinema até esta noite

Pela primeira vez no cinema, Terezinha Costa, doméstica de 55 anos, contou o motivo pelo qual nunca tinha ido ao cinema: “Eu  nunca tive a oportunidade de convite para o cinema. Sempre achei que, para ir, precisava ser convidada. Graças ao convite que recebi na escola eu estou aqui”, disse ela, que contou o que achou do filme: “Eu não tenho palavras para descrever o que achei. Só sei que foi maravilhoso”, disse Terezinha, que é aluna do EJA da EMEF Dilermando Dias dos Santos.

Pela 1ª vez no cinema, dona Terezinha aproveitou para levar um dvd do SELO CINEB DO CINEMA BRASILEIRO

Aliás, o pessoal desta escola esteve presente em peso com mais de 40 alunos e professores. Elisaura Spirando, professora de matemática, disse o que a motivou levar os alunos à sessão: “Trouxemos eles aqui para incentivá-los ao cinema, pois não costumam ir. Precisam mudar um pouco a rotina, ter outra interação”, concluiu a professora.

Professores e alunos da EMEF Dilermando Dias dos Santos.

E uma sessão de cinema é muito mais que diversão e pipoca de graça. Foi o que disse Frei Alexandre: “O CINEB sempre que vem, traz cultura para nós. E ela dignifica o homem. Este projeto é de grande importância, pois precisamos mudar a cara do nosso país. E só conseguimos fazer isso conhecendo a nossa cultura, que pode ser através do cinema”, disse o Frei, que completou: “O cinema é o mundo dos sonhos, mas ele também nos traz a realidade”.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB e Frei Alexandre. Cidálio mostrou o cartaz da 1ª sessão do CINEB por lá

Excelente voltar à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Muito bom rever os amigos que sempre nos acompanharam, assim como conhecer novas pessoas, poder levar essa cultura e ainda emocionar muita gente. Melhor que voltar ao local da nossa primeira exibição, é poder ver que ainda fazemos a diferença quando passamos um filme lá, graças ao carinho que sempre recebemos dos amigos da Vila Hamburguesa.

Final de sessão com sorteio de camisetas e brindes

 

CONFIRA TODAS AS FOTOS DESTA SESSÃO 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *