CINEB CHEGA AO JD HUMAITÁ PELA 1ª VEZ

E olha o CINEB chegando pela primeira vez em mais uma comunidade que nunca tinha visto o  cinema tão de perto. Fomos com nossa estrutura itinerante para o Jardim Humaitá, na zona oeste, para montar uma sala de cinema no salão da Igreja Santana do Jardim Humaitá.

Início da sessão no JD Humaitá

E foi a exibição do filme Á Beira do Caminho que motivou as amigas Maria Barbosa, Nilza Ferreira, Maria Carvalho e Aurora Ribeiro a saírem de casa em um sábado à noite. “Hoje estou quebrando um tabu, pois faz uns 50 anos que não vou ao cinema. Como está na porta de casa, eu não podia perder”, disse dona Nilza, empolgada com a novidade na igreja. Melhor que matar as saudades da sala escura é poder conhecê-la de perto pela primeira vez. A portuguesa Aurora, que vive no Brasil há mais de 55 anos, nunca tinha ido ao cinema antes: “Lá em Portugal eu não tinha ido, e desde que estou aqui no Brasil nunca surgiu a oportunidade, além do meu marido não gostar de sair à noite”, contou a simpática dona Aurora, que completou: “Mas, como eu frequento a igreja e moro aqui pertinho, vim ver como é que é”.

As amigas Maria Barbosa, Nilza Ferreira, Maria Carvalho e Aurora Ribeiro

Para o padre da igreja, Edilberto Costa, o CINEB naquela noite agregou bastante à comunidade ao redor: “Uma sessão como esta, com um filme de qualidade, enriquece a nossa comunidade. Acredito que a igreja não deve apenas se preocupar com a fé das pessoas, mas também com a cultura”, disse o padre Edilberto. Pare ele, “o cinema também ajuda a chamar o jovem para igreja”, pois é uma linguagem mais moderna e próxima deles.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB, com o padre Edilberto Costa

Após o filme, Neuza Araújo,  costureira que estava com o filho Mateus, de 11 anos, falou a impressão que teve: “Achei tudo muito bonito. A paisagem do filme me fez lembrar as minhas origens; me cousou um sentimento muito bom”, contou a baiana Neuza.

Neuza Araújo com o filho Mateus, de 11 anos

Esta sessão na Igreja Santana do Jardim Humaitá foi muito boa, pois chegamos a um lugar que nunca teve cinema, levamos pessoas que há muito tempo não assistia um filme em tela grande e, melhor ainda, proporcionamos à dona Aurora sua primeira sessão de cinema em 85 anos de vida.

Aurora Ribeiro, 85 anos, pela 1ª vez no cinema

Grande abraço a todo mundo que nos recebeu com muita atenção e carinho. Até a próxima, pessoal.

Todas as fotos da sessão estão em www.flickr.com/cinebprojeto.

Tudo sobre as sessões do CINEB em www.projetocineb.com.br

Últimas novidades em www.facebook.com/cinemabrasileiro 

Final da sessão com sorteios do CINEB

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *