Exibição do filme Sabotage marca estreia do CINEB na Favela do Canão

A estreia do CINEB na Favela do Canão, no Brooklin, Zona Sul de São Paulo, não poderia ter sido melhor. O projeto transformou a rua Bernardino de Campos em uma verdadeira sala de cinema para exibir o filme “Sabotage: Maestro do Canão”.

A primeira sessão da oitava temporada do CINEB ficou lotada (Foto: Danilo Ramos)

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes e puderam prestigiar o rapper Sabotage (1973-2003), homenageado no filme e responsável por levar o nome e cotidiano da comunidade ao Brasil inteiro através da música. A própria exibição também foi uma homenagem ao rapper, que completaria 42 anos, em 3 de abril.

"Sabotage: O Maestro do Canão" na tela do CINEB (Foto: Danilo Ramos)

“A gente começou este projeto há treze anos fazendo uma entrevista com o Sabotage, aqui mesmo nesta rua. Hoje, poder escolher o Canão como o primeiro lugar de uma mostra itinerante é muito significativo. O CINEB, neste ponto, foi um realizador de sonhos”, disse o diretor do filme Ivan 13P.

O diretor do filme, Ivan, falou sobre a importância do filme na comunidade

Para o produtor Denis Feijão, a importância do projeto se dá na possibilidade que ele proporciona, de fazer com que um personagem da cultura e música popular brasileira, como Sabotage, seja conhecido. “A comunhão do CINEB com os produtores, além de fazer um cinema independente, é de fazer um cinema inclusivo”, disse.

LEGADO FAMILIAR

A estreia do CINEB no Canão também contou com a presença dos filhos do rapper: Wanderson Rocha Mateus dos Santos, conhecido como Sabotinha, e Tamires Rocha Mateus dos Santos. Para ambos, a oportunidade de trazer o filme para a comunidade é gratificante. “O pessoal daqui não teve oportunidade de ir em outro lugar pra assistir o filme, então a gente trouxe pra cá”, disse Sabotinha.

CINEB na Favela do Canão (Foto: Danilo Ramos)

Para Tamires, foi bom ver que a comunidade pôde ver sua própria história na tela do cinema: “Tudo começou aqui. É muito gratificante porque as pessoas que moram aqui fizeram parte da vida dele e hoje elas estão vendo uma coisa que elas fizeram parte também”.

Convidados especiais na sessão de Sabotage: O Maestro do Canão

Os parceiros do rapper na música também participaram da sessão. Entre eles, Sandrão do RZO. “Acho muito importante esta iniciativa do CINEB de estar nas periferias e trazer novas produções do cinema nacional que estão, praticamente, apagadas. Hoje está sendo um momento muito especial, porque é um momento de comemoração, que estamos contemplando uma das pessoas que realmente foi uma lenda da música do Brasil, que é o Sabotage. Tenho certeza que este público bonito que tá aqui hoje vai acontecer em outros lugares e um grande braço pra isso, com certeza, é o CINEB”, disse.

Sandrão do RZO ao lado de Cidálio, coordenador do projeto

Joani, de 29 anos, mora na comunidade desde 1993 e foi com a filha à sessão do CINEB. Ela conhecia Sabotage das festas que ele fazia na comunidade e disse ter adorado ver o filme. “Ele diverte as crianças e elas podem ver a realidade do que era antes. Também mostra que a melhor coisa do mundo é seguir a realidade e não ter vergonha de ser pobre”, disse.

Joani ao lado da filha foi prestigiar o sassão do CINEB

1ª VEZ NO CINEMA

A doméstica Claudete Maria dos Santos, de 43 anos, nunca tinha ido ao cinema e teve a oportunidade de conhecer neste sábado. Ela foi acompanhada da filha, da neta e de José da Silva, de 49 anos, que também nunca tinha ido ao cinema antes. “Eu estou achando muito bom. É a primeira vez que estou tendo a oportunidade de ir ao cinema”, disse José.

Claudete e José foram pela primeira vez ao cinema

SABOTAGE NO CENTRO

Também estiveram presentes na sessão, e merecem agradecimentos, os representantes da Subprefeitura de Santo Amaro, Robson Moreira (que disponibilizou a liberação da rua e banheiros químicos); e da Subprefeitura do Jabaquara, Daniel, que também é morador e ajudou na divulgação da sessão, além de Jota, morador do bairro e que auxiliou na divulgação entre os moradores.

Neste mês, o CINEB realizará mais uma exibição do filme Sabotage: O Maestro do Canão, no dia 30 de abril, na Regional do Sindicato dos Bancários, próximo ao metrô Brigadeiro. Estão todos convidados!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *