Texto e fotos por Vinicius de Souza
Cerca de 140 pessoas participaram da primeira sessão do Projeto CINEB na quadra esportiva da EMEF Jardim Monte Belo, na região noroeste de São Paulo no último sábado 25 de abril. Entre os presentes estavam estudantes da escola, tanto crianças como alunos do EJA, moradores do bairro e até visitantes de lugares mais distantes que souberam da sessão pela internet, Facebook e pela matéria publicada a edição de março/abril do Jornal Cultural Perus/Anhanguera.
Também prestigiaram a sessão lideranças populares como Mônica Costa Silva, da Associação de Defesa da Cidadania; Angela Maria Pereira, vice-presidenta do Instituto Atiara; Rosemere Chaves, presidenta da Associação Sonhos Dourados; José Edimar de Carvalho, coordenador de cultura da Sub-Prefeitura de Perus; e José Laurindo de Oliveira, advogado dos movimentos populares. O evento contou ainda com um dos principais incentivadores do Projeto CINEB, o ex-deputado estadual e atual diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. “E tivemos, como poucas vezes na história do projeto, a presença e apoio fundamental da diretora da escola, professora Angela Bogik, que nos ajudou durante toda a preparação e apresentação”, ressalta Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB.
O CINEB tenta sempre inovar em suas sessões. Nessa, as principais novidades foram a estreia de um painel luminoso, exatamente como nos cinemas comerciais, com os títulos dos filmes a serem exibidos, e uma apresentação musical antes da sessão. A atração ficou por conta da dupla José Edimar de Carvalho, mais conhecido como “Pipoca”, e Luís Carlos Cassimiro. Segundo eles, nunca foram tão aplaudidos.
Por falar em pipoca, essa não podia faltar de jeito nenhum. O sr. Antonio, como sempre, levou seu carrinho e fez a alegria da criançada antes e depois das sessões, não deixando ninguém na vontade.
Outra constante nas sessões do Projeto CINEB é a presença de adultos e crianças que nunca tiveram uma experiência antes no cinema. Essa foi a chance, por exemplo, para Hellen Ribeiro, Erisvaldo Correa, , Grimaldo Roberto, Gorete Silvestre, Juliana Silvestre e as crianças Eliane Pereira e Rafael Santos assistirem pela primeira vez filmes brasileiros de qualidade na tela grande. O programa no Jardim Monte Belo contou com os cinco curta-metragens vencedores do Concurso CINEB da Periferia, retratando a vida de gente como a gente.
Para encerrar a sessão, muitos brindes também foram distribuídos entre para a plateia. Crianças e adultos receberam cubos mágicos, camisetas do Projeto CINEB e ainda produtos cosméticos e de higiene pessoal cedidos para nossa parceira Surya Brasil.