Texto e fotos por Carlos Rizzo
A Fatec de Barueri contou, pela primeira vez, com uma sessão do Cine B. Em cartaz, o filme Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado. Na sequência, alunos e professores debateram o papel da comunicação na sociedade
A semana de recepção dos calouros da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri “Padre Danilo José de Oliveira Ohl” contou com uma novidade pra lá de diferente: uma sessão de cinema organizada pelo Cine B. Em cartaz, o filme Mercado de Notícias, do gaúcho Jorge Furtado, que traz o depoimento de treze jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque. A sessão em Barueri integra o Cine Universidade, proposta do Cine B de levar para estudantes e professores universitários filmes que colaboram com a reflexão sobre a realidade brasileira.
A Fatec Barueri, criada em 2009, é uma faculdade do Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado. Atualmente conta com cerca de 1.300 alunos e oferece os cursos de Comércio Exterior, Gestão Empresarial, Transporte Terrestre, Eventos e Gestão da Tecnologia da Informação.
Foi a primeira vez que o Cine B foi à Fatec Barueri, mas o espaço já contou com sessões da Rede Brazucah nas Escolas, outro projeto de democratização do cinema brasileiro desenvolvido pela Brazucah Produções. Segundo o diretor geral da Fatec Barueri, Evendro Cleber da Silva, a parceria é sempre bem-vinda, pois “leva à academia formação cultural e olhar crítico, sempre com participação, e envolvendo a comunidade assistida”. E elogia a iniciativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região por facilitar o acesso do cinema brasileira à população: “filmes como esse [Mercado de Notícias] tem muito a contribuir para a reflexão sobre o nosso país”.
Após o filme, o professor de Comunicação e Expressão Edison Abreu Rodrigues comandou um debate onde foram tratados os temas abordados no filme e o papel da comunicação na vida dos jovens atualmente. “A sessão seguida do debate foi extremamente rica. Fiquei lisonjeado por participar. Esse tipo de atividade cabe perfeitamente na proposta pedagógica da faculdade, em que o aluno tem que se deparar com o debate. Aliás, isso deveria acontecer desde muito cedo na vida do estudante”, avalia.
Para a bancária Paula Regina Expedito, funcionária do Bradesco em uma agência do Morumbi e aluna do primeiro semestre de Comércio Exterior, o Sindicato está de parabéns. “O filme e o debate, tem tudo a ver com a nossa realidade, achei muito interessante”, elogia.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.