Sessão do CINEB realiza debate em faculdade

Texto e fotos por Carlos Rizzo

Alunos de jornalismo da FIAM-FAAM, unidade Ana Rosa, que estiveram na sessão do CINEB Universidades da última terça-feira, 10/11, participaram de um debate sobre o documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado

Alunos do segundo e quarto semestres do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), unidade Ana Rosa, aproveitaram a sessão do CINEB, da última terça-feira, dia 10 de novembro, para realizar um debate, com os professores da casa, sobre o documentário O Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado.

CINEB é cinema brasileiro de qualidade com pipoca de graça!

O premiado documentário de 2013 da Casa de Cinema de Porto Alegre discute o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica O Mercado de Notícias, do dramaturgo inglês, Ben Jonson, contemporânea de Shakespeare. O filme faz uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior.

Alunos ganharam bloquinho de anotação

 A sessão aconteceu no Auditório da FIAM-FAAM, que conta com mais de 90 lugares. É a segunda vez que o CINEB esteve na unidade Ana Rosa. O projeto também levou cinema gratuito para as unidades Liberdade e Morumbi da faculdade nos anos anteriores.

Cidálio Veira Santos, coordenador do CINEB, ao lado de Vicente Darde, coordenador do curso de Jornalismo da Fiam-Faam

Para Vicente William da Silva Darde, coordenador do curso de jornalismo da faculdade, a parceria com o CINEB é bastante proveitosa para os estudantes: “nosso intuito é mostrar para os alunos a produção brasileira, que é riquíssima, tanto de documentários quanto de ficção”. Vicente elogia o trabalho realizado pelo CINEB, que “leva para todos os cantos de São Paulo o cinema brasileiro, para comunidades carentes que não têm acesso ao cinema por conta dos custos altos”.

Silêncio, a sessão começou!

Os alunos acompanharam a abordagem que o documentário faz sobre as notícias publicadas nos jornais, revistas e TVs do país nos últimos anos, principalmente em relação à influência do posicionamento político-ideológico dos veículos de mídia sobre aquilo que é veiculado. E se divertiram ao conhecer o erro do Jornal Folha de São Paulo, que divulgou, em várias edições, que um quadro de Picasso, Mulher em Branco, pertencente ao Museu Guggenheim, de Nova Iorque, estava na sede do INSS em Brasília.

Ao final da sessão, Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB, convidou os professores Eduardo Correia e Marcos Zibordi para um descontraído bate-papo sobre as questões abordadas no documentário. Os alunos participaram com questionamento, dúvidas e reflexões acerca da profissão e a lógica político-econômica do atual “mercado de notícias”.

Bate-papo sobre jornalismo com os professores Edu Correia (esquerda) e Marcos Zibordi (direita)
Alunos participam do debate com questões e dúvidas

Tauany Pinheiro, aluna do 4º semestre de jornalismo aprovou a iniciativa do CINEB. “Eu fiz uma pesquisa aqui na faculdade para um trabalho e identifiquei que ninguém assiste filme brasileiro. Por isso é importante o que vocês fazem”. Carlos Henrique, também aluno do 4º semestre, vê o CINEB como um projeto que leva cultura para as pessoas. Ele destaca a importância que teve o debate após a sessão, “o que possibilitou tirar dúvidas levantadas pelo documentário”.

Rafael Pontes, aluno de Relações Públicas da Fiam-Faam, integrou equipe do CINEB entre 2011 e 2013 passou pela sessão. Na foto, ao lado de Cidálio e Seu Antonio
Até a próxima sessão!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *