CINEB lota teatro de universidade em Campo Limpo

Texto e fotos por Carlos Rizzo

Cerca de 400 alunos de graduação de diversos cursos da Universidade Anhanguera do Campo Limpo, Zona Sul, acompanharam, na última segunda-feira, 9/11, o CINEB universidades, que apresentou o documentário O Mercado de Notícias de Jorge Furtado

Foi um dos maiores públicos do ano no CINEB. O teatro da Universidade Anhanguera, unidade Campo Limpo, com 382 lugares, recebeu, na última segunda-feira, 9 de novembro, aproximadamente 400 alunos, para uma sessão do CINEB universidades. Em cartaz, o documentário O Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado. Muitos desses estudantes acompanharam em pé, ou sentados ao chão, jornalistas discutirem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica O Mercado de Notícias, do dramaturgo inglês, Ben Jonson, que viveu no século XVI e foi contemporânea de Shakespeare. O premiado documentário faz uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior.

Estudantes de vários cursos de graduação estiveram presentes na sessão

Essa foi a segunda vez que o CINEB fez uma apresentação no campus da universidade, que fica na Zona Sul de São Paulo, divisão com o município de Taboão da Serra. A primeira aconteceu em 2014, e foi organizado pela professora de matemática Elisabete Jamal, que não pode estar presente dessa vez e passou a organização do evento para a coordenadora do curso de Pedagogia, Viviane Miriam Cardoso. A professora convidou alunos dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Letras, Matemática, História, Geografia, Administração e Turismo para a sessão. “Trazemos o CINEB porque achamos importante valorizar a cultura brasileira. Muitos de nossos alunos não tem tempo ou recursos para ir a um cinema. Nós temos um teatro muito bom e quisemos aproveitar essa oportunidade”, explicou.

Teatro estava completamente lotado para acompanhar o documentário de Jorge Furtado

A grande parte dos alunos acompanharam atentos o debate travado no filme sobre os bastidores das notícias veiculadas nos jornais e TVs do país, e se divertiram ao conhecer o erro do Jornal Folha de São Paulo, que divulgou, em várias edições, que um quadro de Picasso, Mulher em Branco, pertencente ao Museu Guggenheim, de Nova Iorque, estava na sede do INSS em Brasília.

Antes do início da sessão, foram distribuídos vários brindes

Suzana Lopes, aluna de pedagogia, foi uma das que aprovou a parceria entre a universidade e o CINEB e comentou sobre o filme: “por trás do cenário, como eles falam no filme, por trás do jornalismo, há muita mentira, muita fantasia. E muita gente acredita. O filme mostra como a notícia é bem fantasiosa”. Para Rosângela Marinho de Jesus, também aluna de pedagogia, “a existência do CINEB é importantíssimo para os bairros para que o povo tenha contato com a cultura e com o cinema brasileiro”.

Cidálio Veira Santos, coordenador do CINEB, ao lado de Viviane na abertura oficial da sessão

Segundo Viviane após a sessão, os alunos terão um trabalho extra: “fazer um relatório sobre o filme, pois estamos numa escola e a atividade não pode se resumir somente a um momento de descontração”, finaliza. Ao final da sessão, foram sorteados brindes entre camisetas do projeto e CDs com os curta metragens brasileiros do selo CINEB do cinema brasileiro.

Muitas camisetas foram sorteadas entre os presentes

 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *