CINEB ao ar livre no Rio Pequeno

Texto: Carlos Rizzo

A quadra de esportes da ONG Instituto Paredão, no Rio Pequeno, na Zona Oeste, virou um cinema ao ar livre no último sábado, 23 de abril. Mais de 150 moradores puderam acompanhar o filme O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton. O grupo de rap Ideologia Fatal, formado por moradores da região, fizeram uma empolgante apresentação antes da sessão.

A noite agradável e estrelada teve papel importante na estreia da temporada do CINEB nas comunidades de São Paulo, no último sábado, dia 23 de abril. Foi mais um atrativo para os moradores do Jardim Ivana, no Rio Pequeno, Zona Oeste, lotarem a quadra de esportes do Instituto Paredão para acompanhar, pela primeira vez, uma sessão do CINEB.

Público se divertiu com o curta metragem Meu Amigo Nietzsche. Foto: Jailton Garcia.

Na programação, o curta metragem Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva e o longa O Segredo dos Diamantes, de Helvétio Ratton, uma aventura infantojuvenil. Vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2014 pelo júri popular, o filme narra a história de Angelo, um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca do tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia e Carlinhos terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério, que também sabe do tesouro e quer encontrá-lo.

A dupla de rap Ideologia Fatal, com Mano Lyee e Black Nandão empolgou o público. Foto Jailton Garcia.

A ONG Instituto Paredão cedeu a quadra de esportes para que o  CINEB pudesse montar a sessão ao ar livre. Segundo Cristina Pereira, diretora do Instituto e comerciante da região, foi a primeira atividade da ONG, recém-criada. “Nosso objetivo é oferecer novas possibilidades de lazer para os moradores da região, buscando diminuir a vulnerabilidade social, principalmente das crianças”, explica. Luciano Lima, diretor da ONG, conta que o instituto quer fazer a diferença. “A quadra foi cedida pela prefeitura. Agora estamos organizando a comunidade para oferecer atividades de cultura, esporte e lazer”, comenta.

Cristiane Pereira, Jeane Pereira, Luciano Lima e Cristiane Lima, diretores do Instituto Paredão.

Antes do filme, os moradores puderam assistir ao grupo de rap Ideologia Fatal, formado por moradores da região. A dupla Mano Lyee e Black Nandão apresentou músicas que abordam a vida na periferia e a necessidade de refletir sobre a realidade do país e empolgou as mais de 150 pessoas que lotaram o espaço.

Marcelo Gonçalves, diretor do Sindicato dos Bancários, Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB e as diretoras da ONG, Cristiane Pereira e Cristiane Lima.

Para o diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Marcelo Gonçalves, mais uma vez o CINEB cumpre seu papel de levar o cinema brasileiro para quem não têm acesso à cultura e mora distante do centro da cidade. Para ele, o início da temporada está superando as expectativas: “É importante dialogar com a comunidade, levar a mensagem da luta dos trabalhadores e possibilitar o acesso à cultura por meio do cinema brasileiro. E fica mais bonito ao ar livre, como acontece hoje aqui no Rio Pequeno”, avalia.

Jefferson Freire com a esposa Karina e os filhos Cauã, Marjorie, Hellen e Cauã.

Quem acompanhou a sessão aprovou a iniciativa. Dona Maria do Carmo, moradora de Janaúba, no norte de Minas Gerais, aproveitou a estadia na casa da filha para ajudar a cuidar do neto recém-nascido, e foi conferir a sessão. “Minha filha ficou em casa, mas eu adoro um cineminha ao ar livre”conta. Quem também curtiu a sessão de cinema com pipoca foi a família Freire. O casal Jefferson e Karina estavam acompanhados dos filhos Michel, 13 anos, Cauá, 11 anos, Hellen, 8 anos e Marjorie, 4 anos. “É difícil poder ir com toda a família num cinema. Fica muito caro. Aqui está ótimo e estamos perto de casa”comentou Jefferson rodeado pelos filhos. A sessão teve o apoio do idealizador do CINEB e ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Luis Carlos Marcolino,  morador da região Oeste.

CINEB sorteou camisetas para o público presente. Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *