CINEB É CULTURA DA RUAA!
“CineB é coisa séria, saia da janela, dê a volta, abre a porta, é a cultura de rua que o sistema se incomoda.”
Com todo respeito, mexo um tiquinho na inteligente letra da música Hip Hop, faixa 18 do álbum Procedimento 3.5, de Ronnald Rap, que fez questão de acompanhar a sessão de hoje do nosso CineB, no GRCBES Brinco da Marquesa, na Vila Brasiliana, zona sul de São Paulo. “Existem poucos eventos assim por aqui”, diz o rapper.
Sua filha, Sara Georgina da Silva Barbosa, de 9 anos, confessou gostar bastante da animação gringa Por água abaixo. A mãe dela e companheira do rapper, Sara Georgina da Silva Barbosa, sorri. Filmes de animação nacional ela ainda não assistiu. Hoje foram os primeiros. Parece um nítido recado aos realizadores do Brasil.
Aproveito para avisar, que no dia 29 de novembro de 2009, o talentoso Ronnald Rap ministrará uma oficina de hip hop. As inscrições precisam ser feitas no local no dia 29. Tem oito horas de carga horária e parece uma ótima oportunidade para você se desenvolver nesta linguagem musical.
O GRCBES Brinco da Marquesa fica na avenida Dom Vilares, altura do numero 300, embaixo do viaduto, na Vila Brasiliana.
Clique aqui se quiser ver o MySpace do rapper.
http://www.myspace.com/ronnaldrap
Ou então clique aqui e veja os clipes no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=OXO83HLaitI
CINEMA EMBAIXO DA PONTE
Hoje, foi a primeira vez que o GRBES Brinco da Marquesa, que tem 21 anos de existência, recebeu o CineB, apoiado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e realizado pela Brazucah Produções. E esta foi a primeira sessão do CineB, embaixo de uma ponte!
Rubinho, diretor de eventos de cultura e recreação do Brinco da Marquesa, estava radiante com o acontecimento. Para ele, a exibição de filmes na comunidade mostra que o esforço empreendido por ele e seus parceiros no local, está valendo a pena. “Queremos trazer a coletividade e o coleguismo aqui na comunidade e nosso projeto tem mostrado resultados significantes”, diz o sorridente Rubinho.
“Para 2010 estamos planejando o Andanças, um projeto de cursos profissionalizantes, aulas para aprender a ler e escrever, cursos de danças afro e samba, queremos melhorar o social de nossa comunidade”, diz Rubinho.
Para ele e a nova diretoria, a vontade é reerguer o Brinco da Marquesa, fazer dele um ponto de referência em cultura, esporte e lazer na região. Ana Lucia de Camargo, assessora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, diz que há oito anos não vê no local um movimento cultural com essa força. “Há alguns anos eles perderam a quadra e isso foi muito ruim para toda a comunidade”, diz Ana Lucia. Por isso, por muito tempo faltou alternativas culturais, artísticas, para o pessoal da Vila Brasiliana.
Mas o atraso parece que será compensado. O presidente do GRBES Brinco da Marquesa, Jorge Murilo, confirma que 2010 é um ano de expectativas para o Grêmio e população local. “Com ajuda da União das Escolas de Samba, teremos atendimento médico e odontológico gratuito, além de cursos e oficinas de esporte e cultura”, diz o amistoso presidente.
“Hoje, tratamos este lugar como uma empresa, por isso criamos uma divisão de pessoas responsáveis pelos eventos e cursos, e outra para cuidar dos assuntos da Escola de Samba. Há pouco tempo muitos moradores daqui tinham preconceito, pediam até para os filhos não virem aqui. Hoje temos aqui presentes muitas dessas pessoas, que trouxeram os filhos para ver cinema”, conta Jorge Murilo.
Segundo Rubinho, em meados de novembro, o site do GRBES Brinco da Marquesa estará acessível aqui na internet. Já aproveita e “favorita” o endereço do site para ficar ligado nas oportunidades que rolam por lá: www.brincodamarquesa.com. Sem br mesmo. “Trabalhamos com gratidão, queremos trazer cultura para cá, inclusive estamos atualmente entre os 100 primeiros para se tornar um dos Pontos de Cultura nacionais, se isso acontecer, será maravilhoso”, diz Rubinho.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto do Governo Federal Cultura Viva, que coordena os Pontos de Cultura. Leve esta idéia para sua comunidade!
CULT
O cinema que chamam de cult realmente precisa ser mais divulgado. As pessoas gostam de filmes inusitados e experimentais na medida certa. Ana Carina dos Santos Camilo levou ao CineB, sua filha Mariana e seu sobrinho Talis. Também trouxe consigo a irmã, Aline dos Santos Camilo. Ambas tem um gosto bastante peculiar por filmes nacionais. Aline gostou de Baixio das Bestas de Cláudio Assis, e Ana Carina adorou o brilhante Cheiro do Ralo de Heitor Dhalia. “Quando tínhamos canal Brasil assistimos bons filmes nacionais, todo dia a gente via um diferente”, diz Ana Carina.
Sua filhinha, Mariana de 5 anos, disse que o preferido foi Garfield. Enquanto seu primo Talis disse que amou Van Helsing. “Foi todo mundo assistir em casa, eu, meu tio, minha tia, minha mãe…”, diz o espevitado garotinho de 4 anos e meio.
VOZ PODEROSA
Pedro F. Silva, no alto de seus dois meses de vida, foi em sua primeira sessão de cinema. Logicamente acompanhado de sua irmã Letícia Silva de 4 anos, e seus pais, João Luis Martins Silva e Suzana F. Silva. O papai e a mamãe aproveitaram um pouco para assistir uns filminhos e comer pipoca. “Com as crianças, ficamos sem tempo para ir ao cinema”, diz Suzana.
Nosso pequenino Pedro assistiu alguns curtas de animação brasileiros muito bons. Tenho comentado pouco dos filmes por aqui, mas hoje quero resenhar apenas algumas linhas sobre o curta Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) de Victor Hugo Borges.
O curta animado apresenta três contos de terror baseados em lendas nacionais. A qualidade da animação é incrível, realmente impactante. Segura muito bem o terror, com a leveza do argumento de uma netinha querendo ouvir os contos assustadores da avó. Aliás, a sensacional Mirian Muniz dubla a avó. Mirian, infelizmente, se foi há alguns anos. A natureza a chamou para outro plano. Em vida ela foi uma importante atriz nacional, trabalhando no cinema e na televisão, mas sempre mais ligada à cena teatral. Sua voz é a prova máxima que um ator é esculpido em busca da perfeição, ao longo dos anos, e conforme ganha experiência, consegue ser claro em sua interpretação de diversas formas. Inclusive usando todas as nuances de uma voz poderosa em cena.
Clique aqui para ver o que q Wikipedia fala desta brilhante atriz brasileira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Myriam_Muniz
PRÓXIMA SESSÃO
Bom galera, sessão de hoje foi maravilhosa como podem perceber. Não parava de chegar gente na quadra querendo ver um filminho e provar de uma pipoquinha. É bom sinal ver tanta gente animada, querendo união e paz na comunidade.
No dia 14 de novembro de 2009 rola mais um CineB, dessa vez na Escola Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. A Escola fica na Zona Leste de São Paulo, na Avenida dos Metalúrgicos, 1155, Cidade Tiradentes. Se quiser mais informações, dá uma ligada no 2282-2125 ou 2964-9382.
Por hoje é só. Fui!
0~0