O CineB organizou uma sessão especial no espaço Lélia Abramo da Regonal Paulista do Sindicato dos Bancários na última quinta-feira, 25/5, para exibir “Por Trás do Céu”. Na sequência, o público presente cantou parabéns para comemorar os 10 anos de existência do projeto.
Desde 2007, o CineB tem mudado a rotina de muitas entidades, organizações não governamentais, escolas e igrejas da cidade de São Paulo e da região de Osasco levando o cinema brasileiro e uma estrutura que transforma o espaço numa verdadeira sala de cinema. Na última quinta-feira, 25/5, foi a vez dos representantes dessas entidades virem até a Regional Paulista do Sindicato dos Bancário de São Paulo, Osasco e Região para prestar uma homenagem ao CineB, que completou dez anos no dia 21 de maio.
A sessão especial aconteceu no espaço Lélia Abramo com a exibição do longa-metragem “Por Trás do Céu”, dirigido por Caio Sóh. O filme foi lançado em março e estava em cartaz no circuito comercial até recentemente. Foi o vencedor do Prêmio do Público na 11ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em 2016. Gravado no interior da Paraíba, conta a história de Aparecida, mulher forte do sertão que mora em um lugar tomado pela extrema pobreza, mas vive cheia de sonhos e esperança. Enquanto o marido leva uma vida amargurada por uma tragédia do passado, a jovem decide tomar uma atitude que pode mudar sua trajetória para sempre: partir para a cidade grande. O filme é o terceiro do jovem diretor de 38 anos e conta com a participação de Nathalia Dill, Emilio Orciollo Neto e Paula Burlamaqui no elenco.
O filme agradou o público presente formado por representantes das várias entidades que o CineB visitou nesses anos, além de amigos e colaboradores do projeto, como é o caso de Alice Toyomi Hamamoto, aposentada, que foi funcionária do Sindicato dos Bancários e da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Ela acompanhou a história do CineB desde o início “Acho o projeto fantástico. É impressionante você pensar que numa cidade como Sâo Paulo, cosmopolita, metrópole, ainda tem uma periferia com gente que nunca teve contato com o cinema. Por isso dá orgulho ver o projeto chegando aos 10 anos com o mesmo pique de começou lá atrás”, elogia. Ao final da sessão, o público presente contou com uma surpresa: dois bolos preparados especialmente para comemorar os dez anos do projeto, que teve direito e velinhas e parabéns.
Veja o depoimento de quem esteve na sessão:
O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 56 mil espectadores em mais de 430 sessões gratuitas realizadas em comunidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Foram exibidos na tela do CineB mais de 100 longas-metragens e 69 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.