Fotos de Vivian Szelpal
Pela segunda vez o Cine B exibe o melhor do cinema brasileiro na ONG JUNTOS, zona leste de São Paulo. A exibição foi um sucesso, e o público assistiu ao longa-metragem O casamento de Romeu e Julieta, dirigido por Bruno Barreto. Pipoca foi distribuída e no final da exibição houve sorteio de livros e camisetas.
“Conforme prometido, voltamos a exibir aqui no Jardim Brasília. Não dá para voltar demais, já que sempre outras comunidades solicitam as exibições, mas quando conseguimos trazer, é só alegria para nós”, disse Cidálio Vieira Santos, da Brazucah Produções, na abertura do evento.
“Depois da primeira exibição do Cine B aqui na ONG, os jovens que participam dos cursos técnicos, ficavam perguntando quando ia ter de novo. Muito que não conseguiram vir na primeira exibição, hoje estão aqui”, disse Daniel Frutuoso Garcia, gerente de serviços do Centro da Juventude da JUNTOS.
Segundo ele, a primeira exibição foi uma grande surpresa quanto a estrutura do projeto Cine B. “Foi mais do que imaginávamos. Por ser a primeira vez, ficamos receosos, mas a repercussão do evento na comunidade foi enorme, tanto que nesta segunda vez muitos que nem tinham vindo já conheciam o projeto e a estrutura de cinema que é montada no local”, disse Daniel Frutuoso.
“Principalmente os idosos comentaram muito sobre o Cine B”, disse Carla Boscariol, que ajudou na realização destas duas exibições, além de manter um projeto com aulas de teatro para jovens no Jardim Santa Maria.
“As pessoas reclamam que nunca alguém se lembra da periferia. Por isso é importante reconhecer um projeto como o Cine B, que ajuda a evoluir a cultura na periferia”, disse Edson Antonio Francisquetti, presidente da ONG JUNTOS, na abertura do evento.
EVOLUÇÃO
O bom de voltar nessas instituições é que podemos comprovar as evoluções que estavam previstas na primeira vez que foram visitadas pelo Cine B. Em abril estivemos na JUNTOS e a coordenação da instituição previa diversas modificações no espaço para que os cursos técnicos que lá são oferecidos para os jovens, tivessem maior capacidade de atendimento.
Para ler a reportagem da exibição anterior, clique aqui!
Segundo Daniel Frutuoso, foram abertas 20 novas vagas por conta desse aumento na capacidade do atendimento.
“Também estamos conseguindo, com o apoio do Sindicato dos Bancários, o jornal da nossa ONG”, disse Humberto Canavesi.
CLICKS