Fotos de Vivian Szelpal
Você ia gostar de chegar na escola que estuda e os professores avisarem que hoje a aula é no cinema?
Ontem foi realizada exibição no Jardim Noemia, que fica na região do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. O Cine B, realizado pelo Sindicato dos Bancários e Brazucah Produções inicia com esta exibição a programação de setembro do projeto, com os longas Besouro e Domésticas, além do curta-metragem O xadrez das cores. Moradores de Jardim Camaro Novo, Vila Maria, Jardim Roman e Jardim Noemia estiveram presentes numa exibição de cinema ao ar livre, na Associação Amigos do Bairro do Jardim Noemia.
Os alunos do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) de São Miguel – Itaim Paulista foram os convidados especiais deste Cine B. “O projeto MOVA foi idealizado pelo educador Paulo Freire, que propunha um ensino além das palavras. Por isso, achamos muito importante trazer esses alunos para o Cine B, já que muitos nunca foram ao cinema”, disse Sandra Aparecida Martins Ferreira, apoiadora do Centro de Educação da Zona Leste.
“Já levamos os estudantes para a feira do livro, Estação Ciência. Sempre buscamos mostrar a importância da cultura”, disse Neiva de Castro, coordenadora pedagógica do MOVA São Miguel – Itaim Paulista, pelo Centro de Educação da zona leste.
Há 7 anos como educador no MOVA e há 30 como morador do Jardim Noemia, Vanderlei José da Silva disse que as ruas do bairro foram asfaltadas em 2004, durante o governo da ex-prefeita Marta Suplicy do PT. “Muitas ruas ainda hoje não são asfaltadas, não temos eventos culturais por aqui. É uma comunidade muito carente, esquecida politicamente. Para nós o Cine B é um evento inovador! Hoje é uma aula diferente”, disse Vanderlei.
“Gostamos de diversificar um pouco o ensino, sempre mantendo ao menos uma atividade cultural por ano”, disse Sandra, que agitou esta exibição na comunidade com ajuda dos educadores do MOVA, que atendem de forma voluntária 60 alunos matriculados.
No final da exibição muitos convites para que o Cine B retorne para outra exibição do ótimo cinema brasileiro. O que nos deixa feliz, com vontade de voltar logo!
Alunos e educadores, depois comentem aqui como foram as atividades em aula sobre o filme Besouro, de João Daniel Tikhomiroff.
CLICKS