Alunos da Leopoldo Santana recebem CineB Solar em programação especial

Em duas apresentações, projeto exibiu o filme Três Verões, de Sandra Kogut. Sessões fizeram parte da semana preparatória para a volta as aulas presenciais.

Por: Eduardo Viné Boldt

publicado em 22 de outubro de 2021 às 21h40

Os alunos da Escola Estadual Leopoldo Santana receberam o projeto CineB Solar nas noites de quarta (13) e quinta (14), em uma programação especial realizada pela direção da instituição de ensino, marcando os feriados e o retorno às aulas presenciais. Eles puderam assistir ao filme Três Verões, da cineasta Sandra Kogut.

A instituição de ensino foi instalada a 47 anos no Capão Redondo, zona sul da cidade de São Paulo, e é uma referência na região. Ela atende mais de dois mil alunos no ensino médio e no NOVOTEC Integrado em Administração e Logística. A Leopoldo conta ainda com um importante Centro de Estudos de Línguas.

O diretor Helder Miranda é um grande incentivador do projeto. Junto com a coordenadora pedagógica Tatiane Santos e a vice-diretora Elizângela Nunes de Araújo, foram os responsáveis pela terceira apresentação presencial do projeto na escola.

Helder Miranda, diretor da E.E. Leopoldo Santana foto: Eduardo Viné Boldt

Além da equipe escolar, as apresentações contaram com a presença do idealizador do projeto, Luiz Cláudio Marcolino, que junto ao coordenador do CineB Solar Cidálio Vieira conversaram com os adolescentes sobre o projeto e sobre cinema brasileiro.

Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar e Luiz Cláudio Marcolino, idealizador do projeto foto: Eduardo Viné Boldt

Confira as participações da EE Leopoldo Santana no CineB Solar

+ CineB on-line retoma atividades com participação do cineasta Anderson Lado Beco

+ Elenco debate “Selvagem” em escola do Capão

+ Escola no Capão recebe CineB Solar pela 1ª vez

Cinema e Educação

A vice-diretora Elizângela Nunes de Araújo, a Lili, acompanha o projeto desde a primeira exibição na escola, em 2018. Ela pôde matar a saudade dos estudantes, que estavam afastados da escola por causa da pandemia.

Com a sessão de cinema, os alunos voltaram a ocupar as dependências da instituição, e puderam aprender e se divertir com o projeto. Lili destaca o caráter pedagógico do projeto, que vai além da exibição de filmes nacionais. A utilização de energia solar para as apresentações chama a atenção dos estudantes, que acabam aprendendo para além dos filmes.

A vice-diretora Elizângela Nunes de Araújo (Lili) durante exibição na quarta-feira (13) foto: Eduardo Viné Boldt

A professora Jéssica Alves também utiliza o cinema na sala de aula. Professora de português, ela pegou o microfone e falou com os alunos sobre o filme logo no final da exibição.

Jéssica explica que os alunos estão mais acostumados aos filmes de super-heróis. Por isso ela exalta a importância da exibição de produções nacionais. Os assuntos tratados nos filmes exibidos pelo projeto voltam a ser discutidos pelos estudantes. “Eu retomo [os filmes] na sala de aula. A gente discute sobre os elementos, sobre as personagens. Discute sobre a temática do filme”, explica. “Depois que a gente chama para uma leitura mais aprofundada, que eles compreendem o filme, daí começam a valorizar de uma outra forma”, conclui.

Volta às aulas

As exibições aconteceram em meio a uma programação especial realizada pela instituição. O objetivo era comemorar a semana de feriados e preparar os alunos para o retorno ao regime presencial na segunda (18).

Na quarta-feira (13) a exibição foi realizada ao ar livre. O tempo ajudou e, apesar do frio, os alunos puderam assistir ao filme do pátio da escola.

O estudante universitário Lucas Montanês acompanhou a sessão com um olhar especial. Ele cursa Produção Audiovisual na FMU, e está rodando um documentário sobre o projeto CineB Solar para o seu trabalho de conclusão de curso.

Na quinta (14) por causa do mal tempo a sessão foi realizada na área de alimentação da escola. Como o de costume, o projeto seguiu rígidos protocolos de higiene e segurança sanitária, o que garantiu uma sessão segura com a presença dos estudantes.

Exibição aos alunos da E.E. Leopoldo Santana durante sessão no dia 14 de outubro de 2021 foto Eduardo Viné Boldt

A Júlia Karpimski (15) está no primeiro ano do ensino médio. Ela participou das duas exibições da Leopoldo. No segundo dia ela veio acompanhada da amiga Ester de Sousa (15).Assistir ao filme uma segunda vez ajudou-a a compreender pontos que ficaram confusos no primeiro dia. “Ontem eu não tinha conseguido identificar o conflito. Mas hoje, quando eu assisti de novo eu percebi o quanto a vida dela mudou por ter descoberto que o patrão dela não era tão certinho assim, e isso acarretou um monte de problemas para ela”, analisa.

Ester e Julia durante a exibição do CineB Solar foto: Eduardo Viné Boldt

João Gabriel (17) também está no primeiro ano do ensino médio. Ele foi sorteado e recebeu um livro da letraria cultural, projeto parceiro do CineB Solar. João relata que achou interessante a atitude das personagens do filme, que em um momento de adversidade, conseguiram através da união e muita criatividade sobreviver. “Eu assisto mais filme de fora, e os filmes brasileiros acabam ficando de lado. Mas quando passa, dá para ver uma realidade próxima do nosso dia a dia. E as vezes é no filme que está a solução de nosso problema”, analisa o estudante.

João Gabriel foi um dos presenteado com livro da Letraria Cultural, parceira do projeto foto: Eduardo Viné Boldt

Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

4 comments

  1. Projeto maravilhoso!! Um verdadeiro presente para nossos jovens, que amaram esse dia. Parabéns à escola Leopoldo Santana pela grande iniciativa!!

  2. A escola Leopoldo Santana esta crescendo tanto e tendo tantos projetos incríveis que fico tão orgulhosa em ser aluna da instituição.

  3. Um prazer receber o Cine B Solar em nossa escola.
    Incentivo a cultura e a valorização do cinema brasileiro. Valeu, Cidálio!
    Até a próxima 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *