CineB Solar exibe Pixinguinha – Um Homem Carinhoso no Jardim Brasília

Texto: André Santos

Fotos: Alan Saymon

Na última segunda feira (21/03), o CineB Solar, em parceria com a ONG Jardim Unidos Num Trabalho de Obras Sociais Juntos (JUNTOS), promoveu a exibição do filme estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo, que narra a vida e obra do cantor Pixinguinha, que encantou gerações com sua mágica flauta. A sessão desta semana foi a 10 ª realizada no Jardim Brasília, na zona leste de São Paulo, local que abriga a sede do instituto, e contou com a presença de 60 espectadores.

Equipe do CineB e da ONG Juntos posam antes de a sessão iniciar. Foto: Alan Saymon

Participaram do evento Luiz Cláudio Marcolino, vice presidente da CUT-SP e idealizador CineB Solar, Humberto Canavesi, diretor da ONG Juntos, Telma Cristina Negeski e Ana Paula Ramos Serafini, responsáveis pelos projetos que a entidade promove, além de idosos, adolescentes e crianças contempladas pelo trabalho da ONG, sendo eles os convidados que fizeram a noite especial. Era fácil achar pessoas de todas as idades, o que proporcionou um ambiente bem diversificado, mas acolhedor.

De longa data

A ONG Juntos e o CineB Solar trabalham juntos há 15 anos. Quem conta isto é Humberto Canavesi, diretor administrativo da organização.

“Há 15 anos eu conheci o Cidálio e o Luiz Cláudio Marcolino, que é o idealizador do projeto. Nós abraçamos a eles, e eles também gostaram do nosso trabalho. Já foram 21 sessões de cinema, não só aqui na sede, como nas outras unidades, é maravilhoso”

Humberto Canavesi

De acordo com dados do CineB Solar, nas 21 sessões promovidas pela parceria, 2446 pessoas puderam ter a experiência de ir até uma sala de cinema, de maneira totalmente gratuita. Falando só em relação a sede da organização, 1286 pessoas já foram impactadas no local.

Público assiste a Pixinguinha na sede da ONG Juntos. Foto: Alan Saymon

Douglas Carvalho, gerente do Centro da Juventude da ONG Juntos, conta que a expectativa era alta, visto que a maioria dos jovens pelos quais ele é responsável estavam participando do projeto pela primeira vez.

“Essa turma é nova, por isso é algo especial. Eles nunca tinham participado de uma sessão aqui. É uma oportunidade e um projeto incrível. Todos gostaram bastante”

Douglas Carvalho
Douglas Carvalho distribui pipocas em sessão no Jardim Brasília. Foto: Alan Saymon

Esse discurso é reforçado por Bernadete Rosa, que cantou a música de encerramento do longa-metragem, além de garantir a sua camiseta como prêmio, no tradicional sorteio de brindes que é realizado por Cidálio Vieira quando os filmes exibidos terminam. “Foi tudo de bom. Eu faço parte do grupo da terceira idade fazem 12 anos e eu gostei muito do filme do Pixinguinha. Foi a primeira vez que eu vi”, conta.

Trabalho social

A ONG Jardim Unidos Num Trabalho de Obras Sociais Juntos atua em parceria com a Prefeitura de São Paulo em projetos que visam a proteção dos idosos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, visando construir e reconstruir as histórias e vivências, individuais e coletivas. Por isso a parceria com o CineB, que proporciona uma experiência comunitária, torna-se tão importante.

Além da atenção especial a terceira idade, a organização desenvolve trabalhos com crianças e adolescentes da região. De acordo com Humberto Canavesi, a intenção é tirar as crianças de 6 a 14 anos da rua fora do horário escolar, propiciando um conhecimento socioeducativo e os estimulando a desenvolver diversas atividades. Já os adolescentes de 15 a 18 recebem cursos pré-profissionalizantes.

“Estimulamos uma mentalidade cidadã, para auxiliá-los a ter uma vida melhor que eles crescem vendo nas comunidades”

Humberto Canavesi
Público se preparando para a exibição promovida pelo CineB Solar em parceria com ONG Juntos. Foto: Alan Saymon

Douglas Carvalho conta que as atividades desenvolvidas no local passam por cursos de informática à formação humana e orientação profissional.

“O nosso principal objetivo preparar esses jovens e inseri-los no mercado de trabalho”

Douglas Carvalho

Sinopse de Pixinguinha – Um Homem Carinhoso

Pixinguinha – Um Homem Carinhoso é um filme biográfico da vida e obra de Alfredo da Rocha Vianna FIlho, vulgo Pixinguinha. O longa vai retratar o início de sua carreira aos 14 anos, a temporada em que passou em Paris com o seu grupo e sua relação com a esposa.

Confira a agenda de exibição

CINEMA BRASILEIRO NA BRÁS
DIA: 30 de março, quarta-feira, às 19h, no Centro de Acolhida Morada São Martinho de Lima.
LOCAL: Praça Senador Morais de Barros, 160 – Brás, zona central.
RETIRADA DE CONVITES: com Vanessa.

Filme : MARIGHELLA
CINEMA BRASILEIRO EM EMBU DAS ARTES
DIA :31 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA  19HS
LOCAL :  Colégio estadual Tadakio Sakai
ENDEREÇO: Rua Hamburgo, 57 – Vila Olinda
Retirada de Convites: Na Secretaria da escola

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 80 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.