Longa metragem sobre a trajetória do autor de dezenas de clássicos da MPB, como Carinhoso, alegrou o coração dos moradores do Centro de Acolhida Morada São Martinho de Lima, no Brás, em mais uma sessão do CineB Solar
Texto e fotos: Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá (www.mediaquatro.com)
São Pedro ajudou e a noite de início de outono estava linda para um filme ao ar livre. Entre a casa histórica no centro da capital doada há 12 anos por uma família italiana e o prédio novo que abrigam juntos 116 homens em situação de rua há uma área que é quase uma extensão do asfalto. “Eu amo cinema e quando vi esse espaço aqui eu pensei: nossa podia fazer uma sessão aqui, como no filme Cinema Paradiso”, diz a assistente técnica da unidade de acolhimento, Vanessa Gebin, se referindo ao clássico do diretor italiano Giuseppe Tornatore, com a música memorável de Ennio Moricone.
O beco ao lado da casa antiga e a projeção realizada diretamente na parede do prédio novo de fato lembram o filme, mas é a paixão pela música, e não pelo cinema, a linha condutora de Pixinguinha – Um Homem Carinhoso, dirigido por Denise Saraceni e estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo. E foi a música que mexeu com as lembranças e saudades de boa parte da plateia. No debate que sempre ocorre no final das exibições, quatro espectadores se levantaram para dizer que conheciam quase todas as músicas mas não sabiam quem era o compositor. O cinema brasileiro também serve pra isso: recordar e exaltar a vida e obra de grandes artistas como Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.
O filme, no entanto, vai além da narração musicada de uma vida. Ele é em si uma grande obra audiovisual que orgulha o próprio cinema brasileiro, coração do Projeto CineB Solar. Um bom exemplo que confirma isso foi o depoimento do recifense Everaldo Pinto, um cinéfilo assumido que, paradoxalmente, não curte muito fitas nacionais.
“Sinceramente, cinema brasileiro raramente eu assisto e não gostava muito do Seu Jorge, mas essas músicas eu conheço, principalmente Carinhoso, e o filme mudaram minha opinião sobre o ator. Se forem passar de novo, me avisem que eu vou ver”.
Como se vê, a sessão foi um sucesso absoluto, com cerca de 70 espectadores. Mas antes mesmo de começar a expectativa dos moradores da São Martinho de Lima era imensa. Um dos que estavam super animados com a exibição era Moisés Custódio Antonio, ex-morador da casa que conseguiu melhorar de situação, alugar um local próprio e trabalha com reciclagem de materiais. Ele contou que quando soube do evento, guardou a carroça que usa, vestiu terno e gravata e voltou para visitar os amigos e ver o filme.
“Eu só fui ao cinema uma vez, há uns sete anos, assistir Mercenários 2. De filme nacional, eu só lembro de ter assistido o Ônibus 174, sobre aquele caso que aconteceu no Rio”, recorda Antonio se referindo ao documentário de 2007 dirigido por José Padilha e Felipe Lacerda. “Eu tô curioso pra ver o filme. É muito bom quando a gente tem oportunidade de ver um filme novo”.
A obra do Centro de Acolhida Morada São Martinho de Lima, explica Vanessa Gerbin, é um dos 52 projetos de assistência social tocados pela ONG Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, a Bompar. Foi Vanessa que ouviu falar do CineB Solar e buscou o coordenador do projeto, Cidálio Vieira e teve a oportunidade de assistir a uma sessão há alguns meses.
“Eu sempre procuro atividades culturais para os moradores e trazer o cinema aqui, com a nostalgia da pipoca e tudo, é maravilhoso porque as pessoas em situação de rua se sentem acolhidos”, diz. “Porque se a gente for pensar que passam por problemas como esse sempre têm as lembranças da infância, do cinema, da pipoca, é um elo, uma volta e a arte vai salvar!”.
Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 622 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Confira a agenda das próximas exibições
FILME : Turma da Mônica – Lições
CINEMA BRASILEIRO NO PQ NOVO GRAJAÚ
DIA: 8 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA- 19HS
LOCAL : Núcleo Venha Conosco
ENDEREÇO: Rua Cornélio Dopper 1.100A
RETIRADA DE CONVITES : Na Secretaria falar com Vanessa
FILME : Turma da Mônica – Lições
CINEMA BRASILEIRO NO PQ PLANALTO
DIA: 9 DE ABRIL – SÁBADO- 19HS
LOCAL : Paróquia Jesus Maria e José
ENDEREÇO: Professora Herminia Cavezzali Sampaio, 09 Pq. Planalto
RETIRADA DE CONVITES : Na Secretaria da igreja
FILME : Turma da Mônica – Lições
CINEMA BRASILEIRO EM PARELHEIROS
DIA: 16 DE ABRIL SÁBADO AS 19HS
LOCAL : Quadra Comunitária
ENDEREÇO: Rua Domênico Lanzetti , 07- Jd São Norberto
RETIRADA DE CONVITES: No local falar com Junior ou Ezequiel
FILME : PUREZA- pré estreia
CINEMA BRASILEIRO EM PERUS
DIA: 18 DE ABRIL – segunda-feira – 19hs
LOCAL: Cieja Perus
ENDEREÇO: Rua Francisco José de Barros, 160 – Vila Inácio, São Paulo
RETIRADA DE CONVITES : Na Secretaria do Cieja
FILME : PUREZA- pré – estreia
CINEMA BRASILEIRO NA PAULISTA
DIA: 19 DE ABRIL – terça – feira – 19hs
LOCAL: Espaço Lélia Abramo -Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de SP
ENDEREÇO: Rua Carlos Sampaio,305
RETIRADA DE CONVITES : Pelo e-mail: producaocineb@brazucah.com.br
FILME : PIXINGUINHA
CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM CELESTE
DIA: 22 DE ABRIL SEXTA-FEIRA 19 HS
LOCAL: ASSOCIAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA DA REGIÃO SUDESTE
ENDEREÇO: Rua Maramores número 36 Jd São Saverio
RETIRADA DE CONVITES: Falar com Graça Xavier ou Fátima dos Santos
One comment