A vida de Pixinguinha exibida no centro de São Paulo

Longa metragem sobre a trajetória do autor de dezenas de clássicos da MPB, como Carinhoso, alegrou o coração dos moradores do Centro de Acolhida Morada São Martinho de Lima, no Brás, em mais uma sessão do CineB Solar

Texto e fotos: Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá (www.mediaquatro.com)

São Pedro ajudou e a noite de início de outono estava linda para um filme ao ar livre. Entre a casa histórica no centro da capital doada há 12 anos por uma família italiana e o prédio novo que abrigam juntos 116 homens em situação de rua há uma área que é quase uma extensão do asfalto. “Eu amo cinema e quando vi esse espaço aqui eu pensei: nossa podia fazer uma sessão aqui, como no filme Cinema Paradiso”, diz a assistente técnica da unidade de acolhimento, Vanessa Gebin, se referindo ao clássico do diretor italiano Giuseppe Tornatore, com a música memorável de Ennio Moricone.

Equipe do Centro de Acolhimento São Martinho de Lima, com Vanessa Gerbin à direita

O beco ao lado da casa antiga e a projeção realizada diretamente na parede do prédio novo de fato lembram o filme, mas é a paixão pela música, e não pelo cinema, a linha condutora de Pixinguinha – Um Homem Carinhoso, dirigido por Denise Saraceni e estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo. E foi a música que mexeu com as lembranças e saudades de boa parte da plateia. No debate que sempre ocorre no final das exibições, quatro espectadores se levantaram para dizer que conheciam quase todas as músicas mas não sabiam quem era o compositor. O cinema brasileiro também serve pra isso: recordar e exaltar a vida e obra de grandes artistas como Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

Tudo pronto pra sessão na “rua”

O filme, no entanto, vai além da narração musicada de uma vida. Ele é em si uma grande obra audiovisual que orgulha o próprio cinema brasileiro, coração do Projeto CineB Solar. Um bom exemplo que confirma isso foi o depoimento do recifense Everaldo Pinto, um cinéfilo assumido que, paradoxalmente, não curte muito fitas nacionais.

“Sinceramente, cinema brasileiro raramente eu assisto e não gostava muito do Seu Jorge, mas essas músicas eu conheço, principalmente Carinhoso, e o filme mudaram minha opinião sobre o ator. Se forem passar de novo, me avisem que eu vou ver”.

Coordenador do CineB Solar Cidálio Vieira conversar com a plateia

Como se vê, a sessão foi um sucesso absoluto, com cerca de 70 espectadores. Mas antes mesmo de começar a expectativa dos moradores da São Martinho de Lima era imensa. Um dos que estavam super animados com a exibição era Moisés Custódio Antonio, ex-morador da casa que conseguiu melhorar de situação, alugar um local próprio e trabalha com reciclagem de materiais. Ele contou que quando soube do evento, guardou a carroça que usa, vestiu terno e gravata e voltou para visitar os amigos e ver o filme.

“Eu só fui ao cinema uma vez, há uns sete anos, assistir Mercenários 2. De filme nacional, eu só lembro de ter assistido o Ônibus 174, sobre aquele caso que aconteceu no Rio”, recorda Antonio se referindo ao documentário de 2007 dirigido por José Padilha e Felipe Lacerda. “Eu tô curioso pra ver o filme. É muito bom quando a gente tem oportunidade de ver um filme novo”.

Moisés Custódio Antonio estava ansioso pelo filme

A obra do Centro de Acolhida Morada São Martinho de Lima, explica Vanessa Gerbin, é um dos 52 projetos de assistência social tocados pela ONG Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, a Bompar. Foi Vanessa que ouviu falar do CineB Solar e buscou o coordenador do projeto, Cidálio Vieira e teve a oportunidade de assistir a uma sessão há alguns meses.

“Eu sempre procuro atividades culturais para os moradores e trazer o cinema aqui, com a nostalgia da pipoca e tudo, é maravilhoso porque as pessoas em situação de rua se sentem acolhidos”, diz. “Porque se a gente for pensar que passam por problemas como esse sempre têm as lembranças da infância, do cinema, da pipoca, é um elo, uma volta e a arte vai salvar!”.

Seu Antônio tem sempre a pipoca quentinha para os espectadores

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 622 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Confira a agenda das próximas exibições


FILME :
 Turma da Mônica – Lições

CINEMA BRASILEIRO NO PQ NOVO GRAJAÚ

DIA: 8  DE ABRIL – SEXTA-FEIRA-  19HS

LOCAL : Núcleo Venha Conosco           

ENDEREÇO: Rua Cornélio Dopper 1.100A

RETIRADA DE CONVITES :  Na Secretaria falar com  Vanessa

 FILME : Turma da Mônica – Lições

CINEMA BRASILEIRO NO PQ PLANALTO

DIA: 9  DE ABRIL – SÁBADO-  19HS

LOCAL : Paróquia Jesus Maria e José

ENDEREÇO: Professora Herminia Cavezzali Sampaio, 09 Pq. Planalto

RETIRADA DE CONVITES : Na Secretaria da igreja 

 FILME : Turma da Mônica – Lições

CINEMA BRASILEIRO EM PARELHEIROS

DIA: 16 DE ABRIL SÁBADO AS 19HS

LOCAL : Quadra Comunitária 

ENDEREÇO: Rua Domênico Lanzetti , 07-  Jd São  Norberto

RETIRADA DE CONVITES:  No local falar com Junior ou Ezequiel

FILME : PUREZA- pré estreia 

CINEMA BRASILEIRO EM PERUS

DIA: 18 DE ABRIL  – segunda-feira – 19hs 

LOCAL: Cieja Perus

ENDEREÇO: Rua Francisco José de Barros, 160 – Vila Inácio, São Paulo

RETIRADA DE CONVITES : Na Secretaria do Cieja

FILME : PUREZA- pré – estreia

CINEMA BRASILEIRO NA PAULISTA

DIA: 19 DE ABRIL  – terça – feira – 19hs 

LOCAL: Espaço Lélia Abramo -Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de SP                                                                                               

ENDEREÇO: Rua Carlos Sampaio,305                                                                

RETIRADA DE CONVITES : Pelo e-mail: producaocineb@brazucah.com.br

FILME : PIXINGUINHA

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM CELESTE 

DIA: 22 DE ABRIL SEXTA-FEIRA 19 HS

LOCAL: ASSOCIAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA DA REGIÃO SUDESTE

ENDEREÇO: Rua  Maramores  número  36 Jd  São  Saverio

RETIRADA DE CONVITES:  Falar com  Graça  Xavier  ou Fátima  dos Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.