Cine B Solar é recebido de portões abertos em escola estadual de Itapecerica da Serra

Texto, entrevistas e fotografias: Thaís Nozue

Quadra da Escola Estadual Joaquim Fernando Paes de Barros Neto

A quadra da Escola Estadual Joaquim Fernando Paes de Barros Neto virou cinema na última sexta-feira (13). Mesmo com o frio intenso, diversos alunos e familiares estiveram presentes na sessão de Galeria Futuro.

Logo de início, a fila foi se formando para retirar a pipoca quentinha do “seu” Antônio que não perdeu tempo. Quem já teve a oportunidade de experimentar, sabe que ela é única!

Fila para comer a famosa pipoca do “Seu” Antônio

A fala inicial ficou por conta da vice-diretora, Suren Fabiana Galate de Oliveira, uma das responsáveis pela mobilização da comunidade escolar.

“Já é a segunda vez que fecho parceria com o Cidálio, com o Cine B. É um projeto maravilhoso, fantástico e oportuniza pra comunidade estar próximo do cinema.”.

Suren Galate vice-diretora

Outro personagem fundamental para o sucesso da sessão foi o Gilberto Morais. Morador do bairro Parque Paraíso há 35 anos e ex-aluno do “Joaquinzão”, Morais conta entusiasmado sobre a comunidade.

“Estudei aqui no Joaquim Fernando do primeiro ano primário ao terceiro do segundo. Foi muito bacana, muito legal, a gente ter recebido o Cine Solar aqui é sempre uma novidade, sempre uma apresentação única. O nosso povo gosta demais. E a mobilização é o seguinte: basta convidar o nosso povo, porque ele vem. Porque a carência desse tipo de projeto, a carência de acesso, a falta de estrutura financeira das famílias hoje ela é gigante. Então, não foi difícil. Muito pelo contrário, foi fácil o povo comprou a ideia, como sempre acontece nas sessões do Cine Solar.”

Gilberto Morais

Professora da rede estadual há 29 anos, Suzana Suzi Galate de Oliveira acredita que iniciativas como essa aproximam a comunidade da escola, algo fundamental para todo processo pedagógico.

“Esse projeto, cinema na escola, complementou e ajudou muito com a comunidade, pq aproximou e irá aproximar ainda mais comunidade para dentro da escola. Pra eles terem mais respeito e mais amor pelo espaço escolar. Pra mim, que abro a escola aos finais de semana pra comunidade, com certeza vai ter um efeito muito maior dessa participação deles aqui dentro da escola fora do horário pedagógico. Então, contribuí, estou muito feliz e espero que vocês voltem muito mais vezes.”

Suzane Galate

Também presentes na sessão estavam o Vereador Fábio Santana (PT) e Luiz Claudio Marcolino, idealizador do Cine B Solar.

Vereador Fábio Santana do PT
Luiz Cláudio Marcolino

Ao final da transmissão do filme Galeria Futuro foi realizado o já tradicional sorteio de pipocas doces. Suren foi chamando os alunos, garantindo a diversão final do dia.

A equipe do Cine B Solar agradece ao diretor Francisco Mendes Pereira por ter aberto a escola e acolhido o projeto no Joaquim Fernando.

Sorteio dos kits de pipoca doce

Cine B Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções.  As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 80 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.

One comment

  1. Só temos a agradecer ao Cidálio que mais uma vez atendeu nossa comunidade Parque Paraíso. Parabenizar pelo lindo projeto de inclusão cultural.Parabéns aos excelentes profissionais envolvidos,ao pipoqueiro que faz toda a diferença.Gratidão.E até a próxima sessão…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *