Turma da Mônica – Lições foi exibido para as crianças na noite de sexta-feira (27)
Texto, entrevistas e fotos: Thaís Nozue
O pátio do Centro de Educação Infantil Vovó Ainda Ramos Ferreira, no Grajaú, foi transformado em cinema para que alunos, famílias e comunidade pudessem prestigiar o filme da turma do Bairro do Limoeiro. A projeção foi na parede do prédio que abriga a creche, tornando o momento ainda mais lúdico. Ao todo, 120 pessoas prestigiaram a sessão.
A abertura da sessão foi realizada pelo Antônio Nunes Aguilar, presidente do IESP (Instituto Educar de São Paulo),mantenedora do CEI.
“Estamos aqui muito felizes com a vinda do CineB, trazendo cinema para a comunidade aqui do Grajaú e todo o pessoal do CEI AIDA RAMOS FERREIRA. Esse projeto é grande conhecido nosso, o Cidálio está bastante tempo com a gente, algumas outras unidades já haviam trazido o projeto e foi muito pedido pelo pessoal. Hoje a gente conseguiu trazer para região do Grajaú. A comunidade está em peso aqui, foi muito bem mobilizada. A comunidade vem nos prestigiar e prestigiar também o CineB, o cinema nacional.”
disse Aguilar
Aguilar reconhece a importância do projeto, pois aproxima a cultura nacional da população que tem pouco ou nenhum acesso ao cinema.
“É importante valorizar o que é nosso. Isso é muito bom! E quero agradecer a todo pessoal do CineB, ao Cidálio, a toda equipe e dizer que estamos de portas aberta e que todos serão bem vindos na Vovó Aida e em todas as unidades do IESP.”
O Instituto Educar de São Paulo atende ao todo 940 famílias, dentro das quatro unidades que possui.
Mobilizar a comunidade para um evento inédito, pode causar ansiedade e receio da adesão das famílias e da comunidade. Esse era o sentimento do diretor do CEI, Edmilson Feliciano Prata.
“A divulgação foi feita no portão da creche, conversei diariamente com as famílias, fiz panfletagem nas ruas, fui conversando com cada um, abordando sobre o assunto, a importância de trazer a comunidade para dentro da creche, porque a creche não atende somente as famílias, a gente tem que lidar com a comunidade que tem no entorno. Também fui pra outras creches convidar as outras pessoas, porque é o bairro, a gente precisa se unir pra mudar e trazer a cultura pra sociedade. Comecei tem sete dias. Aqui é rua de passagem, então aqui e muito bom, conversando com um, com outro. É muito louvável tudo isso, é gratificante ter alcançado, porque no começo a gente fica com medo, ‘será que vão vir?’ A comunidade responde ao nosso trabalho e então agradeço pela oportunidade.”
falou Prata
O trabalho foi realizado junto com a coordenadora da unidade, Lucilene Ferreira Pires, que atuou nos grupos de Whatsapp duas semanas antes, além de entregar panfletos no entorno.
“Nós temos 234 crianças e o cinema, esse evento cultura hoje no CEI, acredito que é um primeiro passo, porque a gente vê que a comunidade não tem esse hábito de buscar a cultura. Então, a gente traz até eles. A gente promove alguns eventos, traz teatro, mas o cinema em si vai ter um impacto positivo na comunidade e aqui dentro também. Já tem duas semanas que estamos mobilizando a comunidade através dos grupos de Whatsapp com os pais, fizemos movimentação ao redor, entregando os panfletos, mobilizando a vizinhança pra estar aqui conosco.”
conta Lucilene
Ao contrário da apreensão do diretor, a administradora da organização Nerise Angelina Lopes Silva, sempre esteve confiante:
“O trabalho do CineB eu já conheço há bastante tempo. Já trouxe o cinema para outra unidade onde eu trabalhava. Eu tinha certeza que ia lotar, porque eu conheço o projeto. É um projeto maravilhoso. Trazer o CineB pra essa região mais carente é muito importante pra cultura, tanto pra quem recebe, tanto pra quem traz. A resposta é essa que você está vendo. O diretor estava divulgando e eu falei pra parar, porque não ia ter lugar pra atender. E o resultado é esse. É muito rico ver as crianças, os pais e a comunidade inseridos num momento de cultura.”
falou Nerise
A noite foi animada e as crianças não tiravam os olhos da telona. Além disso, a pipoca estava quentinha, assim como todas a noites de CineB Solar.
Adeilda Soares de Oliveira, mãe da aluna Aylla Aquino de Oliveira gostou muito da oportunidade e trouxe todo mundo.
“Eu gostei de assistir o filme aqui na creche da mnha filha e ela fica aqui desde os oito meses e eu gostei. Vim aqui com meus filhos, veio todo mundo, minha vizinha, minhas clientes. Adorei! Tem que ter mais vezes.”
Vanessa Santos Santana, professora do CEI, trouxe duas filhas que não estudam no CEI para curtir um momento diferente.
“Gostei bastante do filme, achei uma experiência única, nunca tinha assistido, foi a primeira vez. Achei muito bacana trazer um cinema pra dentro da comunidade, da creche e espero assistir mais vezes.”
Ao final da sessão, o coordenador do projeto CineB Solar, Cidálio vieira, promoveu um debate com as crianças e questionou sobre o filme, seus personagens e os momentos que mais chamaram a atenção da garotada.
Para encerrar a noite, foram sorteadas duas camisetas do CineB Solar para os participantes.
A equipe do CineB Solar agradece a presença das famílias, comunidade, gestão e os professores Maria Estela Fonseca , Vanusa Santana, Adélia Terezinha, Maria Aparecida, Arina Lopez, Betânia Farias, Vanessa Santana, Erika Silveira, Maria Cristina, Simone Moreira, Micaela Gama e Cristiane Máximo.
Cine B Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 24 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.
Eu não estive embora peguei convites,meus filhos estavam com virose e achei prudente não iremos,gostaria muito de ter ido,que não demore a próxima sessão ,ansiosa pra esse momento
Um dia maravilhoso que com certeza ficará marcado em cada um que estava presente , e aqueles que não vieram tbem ,foi bastante impactante para nossa comunidade e todos gostaram muito ….
Muito legal esta iniciativa, pois traz a cultura para a comunidade e dá oportunidade aos menos favorecidos de curtirem um Cinema.Parabéns!!!
Foi uma noite diferente para as crianças da creche,como para comunidade.
Parcerias como está , ( cineb e o CEI Vovó Aida Ramos Ferreira), trás Cultura e lazer a comunidade.
Iniciativas como esta faz toda a diferença…
Com certeza a comunidade aplaudiu de pé, não somente o filme em questão, mas a atitude de trazer este momento prazeroso para todos nós!
Parabéns a todos os envolvidos,
Iniciativas como esta faz toda a diferença…
Com certeza a comunidade aplaudiu de pé, não somente o filme em questão, mas a atitude de trazer este momento prazeroso para todos nós!
Parabéns a todos os envolvidos.
Noite maravilhosa!! Ficou marcada em nossos corações!