CineB Solar leva Turma da Mônica – Lições para Parelheiros

Texto, entrevistas e fotos: Thaís Nozue

E.E. Leda Guimarães Natal lotada para a sessão de Turma da Mônica – Lições

Sábado, 28 de maio, foi dia de cinema no estacionamento da Escola Estadual Leda Guimarães Natal, que abriu os portões para o CineB Solar e para a população da região. O fortalecimento do vinculo entre a comunidade e a gestão escolar foi o segredo do grande sucesso da noite.

Na abertura da sessão, as falas foram do idealizador do projeto, Luiz Cláudio Marcolino, Renato Pereira da Silva, Diretor da Torcida Independente, Douglas Santos Oliveira, Representante Torcida Independente, Tiago Santos Alves, do Departamento Social Santa Cana, Bruno Araújo dos Reis: Representante Torcida Independente e DPS Social Santa Cana e Bruna Silva, funcionária do Sindicato dos bancários São Paulo, Osasco e região. 

Fala de abertura da sessão

Uma comunidade forte é capaz de grandes transformações. Sorte dos moradores do bairro Jardim Roschel, em Parelheiros, que tem o Departamento Social do Santa Cana e que pode contar com a parceria da Escola Estadual Leda Guimarães Natal.

A mobilização ficou por conta do Bruno Araújo dos Reais, morador de Parelheiros há 30 anos, líder comunitário e que compõe o Departamento Social do Santa Cana, que recebeu todo o material de divulgação do projeto, como cartazes, panfletos e convites e conseguiu atrair 150 pessoas para o evento.

 “Na verdade, temos o grupo de Whatsapp do futebol, do departamento social do Santa Cana, temos também  da Torcida Independente de Parelheiros, onde tem moradores de toda região e temos também a parceria com o diretor Walter. Eu vim, conversei com ele, pedindo o espaço. Ele cedeu o espaço, recebemos o material do CineB, começamos a disparar nas redes sociais, divulgar para os moradores porta a porta, fazendo flyer, convidando os moradores, famílias para fazerem parte desse evento. Eu peguei uma caixa de som minha, coloquei no meu carro, sai pela rua com microfone, buscando divulgar. Todos os moradores que eu via na rua conversava, explicava sobre nosso departamento social, sobre o que a gente faz, que a gente está buscando lazer pra comunidade, porque é algo que a gente não teve”.

A comunidade do Jardim Roschel não tem acesso a lazer e cultura e o projeto CineB Solar proporcionou um entretenimento inédito na região.

“Hoje, nossa comunidade não tem muito acesso a lazer. Na verdade nosso único lazer é brincar de bola na rua, soltar pipa e nada mais. E juntamente com o Sindicato dos Bancários e o CineB, a gente conseguiu trazer entretenimento para a comunidade. Porque a comunidade precisa muito disso. Estamos muito felizes; nós, do Departamento Social do Santa Cana, juntamente com a Torcida Independente de Parelheiros, com um projeto que foi trazido pelo Luiz Claudio e por toda equipe do CineB. Nós só temos a agradecer e tenho certeza que será o primeiro projeto de muitos.”

disse Bruno
Bruno Araújo dos Reis – líder comunitário

A escola ficou lotada de alunos, ex-alunos, famílias e a comunidade. O diretor da escola Walter Rogério Neves chegou a se emocionar.

“Está bem bacana, uma experiência nova, porque é a primeira vez que estamos fazendo isso. A gestão da escola, a princípio, recebeu o pessoal da comunidade para uma conversa, ai foi passado para o conselho de escola e foi aprovado. É uma experiência bem bacana, a gente fica ansioso e emocionado, porque estamos vendo a escola cheia. Muitos nem são alunos e estão aqui participando e prestigiando nosso trabalho. Aqui é uma comunidade que tem dificuldade de acesso ao cinema, principalmente pelo custo, por tudo o que a gente tem passado e acho que tá sendo um marco, uma mudança bacana pra comunidade de parelheiros.”

Na escola há 4 anos como vice diretor e há 1 ano e 2 meses como diretor titular, Neves sabe que só a proximidade com a comunidade é que se faz uma escola forte e unida.

“Quando a gente chegou aqui foi uma transformação, porque era uma gestão antiga, uma gestão muito boa, bem estruturada e a gente procurou manter o trabalho e aprimorar as coisas que a gente achava mais positiva. Sempre buscando parcerias com a comunidade aqui de Parelheiros, que é uma comunidade que precisa da escola. Com a pandemia perdemos a Escola da Família, mas a gente agora está conseguindo voltar com esse projeto pra ajudar a comunidade. A gente tem uma equipe aqui de gestores e professores bem empenhados. O negócio é sempre manter a parceria. Eles (a comunidade) cuidam da escola pra gente, não tem depredação e nem vandalismo, porque a comunidade está sempre atuante com a gente.”

disse o diretor
Walter Rogério Neves – diretor da escola

Turma da Mônica – Lições transmite uma linda mensagem. Para Helen Karen da Silva Clébis, 35 anos, mãe de sete alunos da escola e que nunca tinha ida ao cinema, filmes como esse ajudam no bom encaminhamento das crianças.

“Gostei muito da parceria da comunidade com o CineB e com o pessoal em geral, porque é uma benfeitoria para a comunidade e para nossos filhos e do filme em si, porque é cultura. Eu acredito que um filme bem explicado, ajuda muito na orientação das nossas crianças.  Espero que essa parceria venha a estender e que seja benfeitoria pra todos nós, não só aqui, mas em outros bairros. Nunca fui no cinema e pra mim foi gratificante. Nem eu nem meus sete filhos tinham ido ao cinema.”,

disse Helen
Helen Karen da Silva Clébis que nunca tinha ido ao cinema

De fato, o filme prendeu a atenção das crianças que riram, ficaram apreensivas e se emocionaram com as aventuras da turminha do Bairro do Limoeiro. Com a pipoca nas mãos, elas quase nem piscavam.

A prova de que as crianças prestaram atenção ao filme, foi constada no final de sessão, quando o coordenador do projeto CineB Solar, Cidálio Vieira, fez o debate com os pequenos que se saíram muito bem!

Junto com o CineB Solar aconteceu também uma arrecadação de alimentos, organizada pelo grêmio estudantil da Escola. Ana Beatriz Miranda de Jesus e Ingrid  Aparecida, ambas coordenadoras do grêmio, ficam felizes com o engajamento da comunidade e acreditam que atitudes como essa, podem estimular mais pessoas a fazer o mesmo.

“A ideia começou com a Ingrid, que disse que precisava tentar arrecadar novos recursos para atender algumas necessidades gerais.”

contou Ana Betriz

“A gente teve essa ideia de pedir para o pessoal trazer alimentos, produtos de higiene etc pra gente poder atender as pessoas carentes. Nós achamos muito boas as arrecadações, porque podemos ajudar muita gente e espero que quem puder, faça o mesmo.”

falou Ingrid
Turma do grêmio da E.E. Leda Guimarães Natal na arrecadação de alimentos

Ao final da sessão, além do já famoso sorteio de brindes, a comunidade teve a chance de conhecer nosso carro que faz o cinema acontecer. CineB Solar é o primeiro carro do Brasil que leva cinema com energia solar; as sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor.  O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes.

Sorteados da noite que levaram camisetas do projeto CineB Solar

Com 15 anos de estrada, o CineB Solar foi uma grata surpresa para Audrey Machado, que não conhecia o projeto.

“Achei o projeto muito interessante para os bairros, espero que se expanda para outros bairros que tenham comunidades carentes. Meus filhos gostaram e foi muito interessante. Já fomos ao cinema, mas não vamos mais. Eu tenho um casal de gêmeos e as condições não permitem. Hoje em dia a gente pode levar uma esfiha pra eles, mas de qualquer forma sobrecarrega, a gente tem outras prioridades. Essa parceria que o CineB veio proporcionar, é a primeira vez que a gente escuta falar. Já tem 15 anos e eu não conhecia.”

Cine B Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções.  As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 24 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.

29 comments

  1. Uma experiência maravilhosa! Como representante do departamento social do Santa Cana quero agradecer ao cine b ao sindicato dos bancários , ao nosso amigo Luiz Cláudio marcolino , ao diretor Walter e ao Grêmio estudantil. Obrigado por nos ajudar a fazer nossas crianças sorrir!

  2. Foi uma experiência incrível para as crianças, parabéns aos organizadores 👏🏻👏🏻

  3. Parabéns pelo evento…É gratificante ver a felicidade das crianças.

  4. PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS, FOI UMA ÓTIMA INICIATIVA.
    A COMUNIDADE CARENTE PRECISA MUITO DESSAS INICIATIVAS, TER ACESSO A CULTURA E LASER.
    PARABÉNS PESSOAL, QUEM VENHAM MAIS COMO ESSAS.

  5. Parabéns a todos envolvidos, é maravilhoso ver o sorriso em nossas crianças a quebrada agradece
    Santa Cana F.C vcs estão de parabéns que Deus continue abençoando esse projeto e cada um de vcs

  6. FOI UMAS DAS MAIORES EXPERIÊNCIA QUE TIVE NO MORRO
    PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS
    AS CRIANÇAS SAO O FUTURO E PARABÉNS POR CUIDA DELAS
    SANTA CANA FOOTBALL CLUB MAS QUE UM TIME,UM PROJETO DE VIDA.

  7. Comunidade presiza de mais coisas assim show 🤞🙌🏽

  8. Foi uma experiência maravilhosa o pessoal do departamento social do Santa cana, e o cine b solar fizeram um ótimo trabalho e a gente do Grêmio estudantil estamos muito gratos pela ajuda de vocês por ter ajudado a gente arrecadar os alimentos. Juntos somos mais forte❤️💪🏻

  9. Bom dia,Boa tarde,Boa noite 😅
    Parabéns pra todos os envolvidos
    Vocês fizeram a diferença Aki na comunidade
    🙏🙌💪👏👏🇺🇦
    Departamento social do SANTA CANA
    Mais que um time um projeto de Vida 🤝

  10. Que bacana ver o engajamento da gestão, grêmio e comunidade e com isso construir mais e mais a comunicação e pertencimento de ambos no âmbito escolar.
    Essa Pedagogia da presença se faz necessário como exemplo a ser seguido.
    Precisamos mais de ações como está para mostrar que escolas públicas podem e devem fazer a diferença.
    Estamos vendo uma ação de empatia, amor e reconhecimento de todos por uma educação que é para todos.
    Parabéns aos envolvidos e em especial ao meu irmão que está realizando uma incrível jornada na educação e com certeza mudando trajetórias de vida para melhor.

  11. Foi maravilhoso, a alegria estampada no rosto das crianças e uma parceria incrível com a comunidade! Parabéns aos envolvidos a Gestão da Escola sempre irá apoiar projetos fantásticos como esse! Foi demais!

  12. Meus alunos que foram assistir ao filme, estavam muito felizes e disseram que além de assistir, comeram pipoca, algodão doce e beberam refrigerante. Eles amaram, dava para ver a alegria nos rostinhos deles.
    Parabéns a todos os idealizadores, em especial, os que vivem na rua e também no bairro. Muito organizado, muito mesmo!!! Gratidão!

  13. Muito bom!!! Por mais ações como está! Parabéns aos envolvidos.

  14. Parabéns por sua atitude Bruno Araújo Dos Reis.
    Sempre lutando para o bem de todos

  15. Parabéns por sua atitude Bruno Araújo Dos Reis.
    Sempre lutando para o bem de todos

  16. Cinema de qualidade + crianças felizes + parceria entre escola e comunidade, isso não tem preço!

    Parabéns a todos os envolvidos!

  17. Alguns dos meus alunos foram ao evento e adoraram. Comentaram que comeram pipoca, algodão doce e beberam refrigerante. Parabéns aos responsáveis pela excelente iniciativa. Para muitas crianças, ir ao cinema é um sonho, por serem carentes, e vocês possibilitaram a realização dele por meio desse evento. Quero deixar aqui também, os meus parabéns ao trabalho de equipe dos meninos da rua, do time, juntamente com o Bruno. Gratidão a todos e que venham mais eventos como estes!!!

  18. Parabéns à tdos envolvidos neste projeto ! São exemplos como estes q as comunidades precisam! Que possa servir de exemplo este trabalho lindo e possa se expandir nas demais periferias e comunidades de SP!!

  19. A dedicação e o empenho de cada pessoa faz a diferença o esforço e a força de vontade faz os objetivos acontecer por mais projetos e pessoa assim que ajuda e muito a comunidade e as crianças que ficam muito alegre com esse projetos .

  20. Eu amei ver isso 👏👏👏 ideia maravilhosa que alegro o coração das crianças … Que vcs sejam exemplos para as outras escolas fazerem o msm … Estou orgulhosa de vcs … 🥰🥰🥰😘😘😘 Tia Idinha

  21. Orgulho da minha comunidade!!! Nós do departamento Social Santa Cana estamos na luta por laser para nossas famílias, contamos com a ajuda de todos que queiram fortalecer.

    “E se Deus é com nós, quem será contra nós 🙏

  22. Aos envolvidos do projeto, parabéns . Com essas atitudes vamos trazer a cultura para nossas crianças, isso vai ajudar bastante a comunidade.
    Parabéns 👏🏻👏🏻🤝

  23. Surreal parabéns a todos os envolvidos
    Que DEUS Abençoe cada um de vcs
    Fui melhor doque imaginávamos
    AO PROJETO CINE B
    SANTA CANA F.C
    DEPARTAMENTO SOCIAL SANTA CANA
    VIDA LOKA BARBEARIA
    ESCOLA LEDA GUIMARÃES E TODOS OS APOIADORES DO PROJETO

    #GRATIDÃOETRNA 🙌🏽🙌🏽🙌🏽

  24. Vamo olha pra nossas crianças que é a Razão o Futuro e a Esperança
    Gratidão a todos os envolvidos no projeto 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🎥📽🎬

  25. Projeto maravilhoso, parabéns cine b , obrigado Bruna, Marcolino, Santa Cana, diretor Walter, grêmio estudantil do Leda, e a todos…precisamos de mais vezes isso acontecer!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.