CineB Solar leva sessão de cinema para quadra do Instituto Jardim Peri

Palco de superproduções como “Operação Chrono”, do jogo Free Fire, a comunidade recebeu o projeto com muito entusiasmo.

Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue

Mais de 130 pessoas se reuniram na noite de sexta-feira (08), na quadra colorida no Jardim Peri, localizada na zona norte de São Paulo para assistiram ao filme “Tô Ryca 2”. A exibição foi uma realização do projeto CineB Solar em parceria com o Instituto Jardim Peri.

Quadra lotada no Instituto Jardim Peri

Instituto Jardim Peri

O Jardim Peri é um bairro famoso por ter revelado o jogador da seleção brasileira de futebol Gabriel Jesus. Lá também existe o Instituto Jardim Peri que promove diversas ações para atender famílias em estado de vulnerabilidade, promovendo e incentivando a cultura, esportes e lazer para a comunidade, como conta o presidente e fundador do Instituto, Renato Duarte.

“O Instituto Jardim Peri é um projeto que abrange a escolinha de futebol, escolinha de basquete, reforço escolar, aula de informática, aula de muai thay, a gente está com a ideia de implantar judô e o cinema também na quadrinha. Então, é um projeto amplo, a gente tem várias ideias, esperamos que venham parceiros para colocarmos essas ideias em prática. A gente fica feliz de estar à frente de projeto, desse time. Esperamos que os jovens abracem o projeto, as ideias, as oportunidades, porque a gente não quer perpetuar na presidência do Instituto. A gente quer que outros jovens venham e sigam o caminho e tenham amor pela comunidade e a ajude a se desenvolver e a tornar um lugar mais gostoso e confortável para as pessoas que moram. ”

Fachada do Instituto

Morador do Jardim Peri há 42 anos, Renato relata sobre os patrocinadores que viabilizam todas as atividades que ocorrem no local e sobre a busca da ONG por outros parceiros para realizar ainda mais projetos.

“Hoje”, o patrocínio está em cima da escolinha de futebol, que é o patrocínio da Rexona, junto com a organização Love Futebol, uma organização que atua no mundo inteiro e estamos buscando parceria para poder implantar outros projetos que também são importantes pro desenvolvimento da ONG.”

Duarte fala como foi a mobilização para que o CineB Solar acontecesse no espaço, que contou com o apoio da Maria Jucicleide Leite Furtado de Oliveira, Coordenadora de Projetos Sociais do CENTRO COMUNITÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA, também no Jardim Peri.

“Através da Juci , do pessoal do CCA, da comunidade São José, eles nos apresentaram o Cidálio (Vieira – coordenador do projeto CineB Solar) e o Cidálio trouxe essa oportunidade de trazer o cinema, inovação com o sistema solar. O Instituto existe há três anos e estou a frente da presidência há dois. Pra gente é super importante isso, porque a gente se sente representado e também representante de todo um trabalho”

Duarte agradece aos envolvidos com o projeto CineB Solar e fala sobre a importância do acesso à cultura.

“Pra gente é uma enorme satisfação trazer cinema e diversidade aqui pra comunidade, através do CineB Solar. A gente fica muito feliz, é uma oportunidade de ouro pra comunidade. Pra grande maioria das crianças que estão aqui é a primeira vez que estão tendo acesso ao cinema pela primeira vez. Isso é muito importante, porque o acesso à cultura é um direito e isso aqui é um marco para a comunidade. É a primeira vez que temos esse tipo de evento. Estamos muito felizes!”

Renato Duarte, presidente e fundador do Instituto Jardim Peri

Vice-presidente do Instituto, Thiago Nascimento de Oliveira fala sobre a importância deste momento de cultura para a comunidade.

“Moro no Jardim Peri há 36 anos e hoje sou líder comunitário, juntamente com meus amigos. Estamos aqui executando essas obras para trazer benfeitoria para a comunidade, onde nós queremos gerar sonhos através de nossas atividades e nós estamos aqui totalmente por amor e totalmente pelo social. Estamos muito felizes em conhecer o projeto CineB e o que o cinema está nos proporcionando é um momento único, é o primeiro de muitos que estão por vir. Sou super grato a vocês, sejam todos bem vindos e estamos juntos!”

Thiago Nascimento de Oliveira

Recado da atriz

Evelyn Castro, uma das atrizes do filme “Tô Ryca 2” deixa um recado especial para o público antes da sessão.

A atriz Evelyn Castro

Participação da comunidade

A quadra colorida do Jardim Peri ficou tomada pelas crianças, jovens e adultos da comunidade que estiveram em peso no local para assistir ao filme estrelado por Samantha Schmütz e elenco. Nem o frio espantou as pessoas que trouxeram cobertores de casa para se aquecerem e não perderem nenhum momento do filme.

Entre muitas gargalhadas, o destaque ficou com a moradora Aline Isabel de Jesus Ribeiro que, ao final do filme, se emocionou com a música de Maiara e Maraisa, “10%”, que encerra a história.

“Eu adorei assistir a esse filme, parece que eu entrei na personagem, eu relembrei tudo o que já aconteceu comigo. Não por eu ser rica, mas pelo amor dos dois (personagens), que mesmo depois da pobreza eles ficaram juntos. E a Maiara e Maraisa cantando a música que eu mais amo!”


Aline Isabel de Jesus Ribeiro

Professora de esportes, futebol e recreação no Instituto e moradora do bairro há 25 anos, Karina Pereira Andrade adorou o filme e convida a todos a conhecerem mais sobre o Instituto Jardim Peri e seus projetos.

“Vim hoje presenciar esse filme que foi top, que fala de tudo um pouco. O pessoal da comunidade do Jardim Peri mereciam isso e muito mais. Esse cinema foi excelente, excepcional pra todo mundo. Muito obrigada pela presença de vocês e venham conhecer mais os projetos aqui, porque estamos de braços e corações abertos.”

Karina Pereira Andrade

Muriel Fernanda, moradora do bairro, diz ter curtido o momento inédito na comunidade.

“O cinema foi muito massa, ótimo, muito legal . Nunca tinha acontecido isso aqui na comunidade. Muito bom! ”.

Muriel Fernanda

Letraria Cultural

Mais uma vez, os livros da Letraria Cultural foram sorteados para os presentes. Todos que participaram da sessão tiveram a chance de levar um dos 60 livros que foram doados pela parceira. Além disso, duas camisetas do projeto CineB Solar foram sorteadas também

CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções.  As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 80 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.

Veja abaixo mais fotos da sessão:

One comment

  1. Projeto lindo!!!!!!
    Feliz em fazer parte e contribuir para realização e organização, nós do Instituto Jardim Peri somos muito gratos a todos vcs!
    Deus abençoe grandemente!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.