Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue
Banderinhas penduradas, clima de festa e ajuda da comunidade. A sessão do CineB Solar foi recebida desta maneira pelos moradores da Vila São José, zona sul de São Paulo que assistiram ao filme “Tô Ryca 2”, na noite de sábado (09).
Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na sessão. Antes do início do filme, todos já estavam com as pipocas nas mãos, aguardando ansiosos para assistirem ao longa metragem. A Rua Laje de Muriaé é conhecida pela “Adega do Tio Patinhas”, que forneceu ao projeto CineB Solar todo o suporte para que a sessão acontecesse.
Sabrina Silva de Oliveira Souza, moradora da comunidade, colaborou muito para sessão. Ela relata que nunca foi ao cinema e diz o que achou do projeto.
“Eu gostei muito do projeto. Querendo ou não, muita gente não tem acesso. Eu mesmo nunca fui ao cinema. Hoje eu pude trazer o pessoal, as crianças principalmente, para curtirem um pouco e foi bem bacana.”
Outro morador impactado com a sessão foi Aguinaldo Aparecido da Silva, que trouxe os dois filhos para assistirem ao filme.
“Achei a iniciativa boa para a comunidade. Tem muitas pessoas que nunca foram ao cinema e hoje foi proporcionada essa alegria para o pessoal.”
Ryan Santos, um dos mobilizadores e moradores do local, diz que intenção é trazer ainda mais cultura para o bairro.
“Achei muito interessante, a gente trouxe o cinema hoje e quer trazer ainda mais cultura pra cá.”
Paulo Estevão Ribeiro Junior, integrante da fundação São Norberto, em Parelheiros, foi quem indicou o projeto CineB Solar para a comunidade da Vila São José. Ele diz que gostou muito da sessão ocorrida lá e tem o desejo de que o projeto vá para outros lugares.
“Fizemos a sessão lá na São Norberto, só que foi com a Turma da Mônica. Foi uma experiência muito legal e a gente resolveu trazer pra cá. Foi um sucesso aqui também e indico pra vários lugares, porque é muito bom mesmo!”
Participaram desta sessão outras lideranças: Douglas, Bruno, Aline, Marcelo, Carlos, Kelly, Renato e a Bruna Silva funcionária do sindicato.
Letraria Cultural
Ao final da sessão, quem respondesse a uma série de perguntas corretamente sobre o filme, teve a chance de levar um dos 60 livros que foram doados pela parceira Letraria Cultural. Além disso, duas camisetas do projeto CineB Solar foram entregues também.
CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 80 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.
Veja abaixo a galeria de fotos:
obrigada pelo suporte a todos envolvido foi muito top
Cine B um evento maravilhoso tem possoas que nunca foram em um cinema o cine B propõem essa oportunidade para as pessoas
Maravilhosa a iniciativa!
Não conhecíamos o projeto…
Amamos ter vcs em nossa comunidade, parabéns há todos os envolvidos
Caroline Nascimento